Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Apartamento quitado, carta quitação adquirida em janeiro, posso vender e transferir?
Sim pode colocar a venda. Não esqueça que a carta de quitação deve ser averbada na matrícula do imóvel para extinguir a garantia.
Como faço para diminuir o valor das parcelas de um financiamento imobiliário?
Diminuindo o saldo devedor do financiamento com amortizações você diminui tempo de contrato, valor do seguro de vida e valor das parcelas.
Como fazer para alugar apartamento sem vistoria?
Você deseja saber sobre locação ou sobre permuta? São assuntos muito diferentes.
Como fazer a escritura da casa?
Vai precisar fazer inventario, mas se for única herdeira não há partilha, somente adjudicação do imóvel.
Posso usar o imóvel financiado como garantia?
Não. O financiamento tem garantia por alienação fiduciária.
Como declarar dívida de financiamento habitacional no IR?
Financiamento imobiliário com banco não é dívida no imposto de renda, somente se financiou com construtora. O financiamento bancário é informado na ficha Bens e direitos. Você soma tudo que pagou no ano do financiamento incluindo custas de cartório, ITBI, comissão imobiliária(se contratou), sinal no contrato e todas as parcelas pagas no ano e lança em situação do ano da aquisição, o anterior deixa em branco. Todos os anos vais informar o que pagou no ano e somar com o total do ano anterior e ir atualizando.
Quem paga bomba d ' água locador ou locatário?
Todos que residem no prédio pagam porque é de uso comum.
Imobiliária não me alertou que seria penalizado se desistisse da venda. Está certo?
Você procurou a imobiliária para adquirir um imóvel financiado, visitou, decidiu comprar, assinou um contrato sem ler e resolveu desistir, paga a multa do contrato particular assinado. O agente imobiliário você não contratou, quem paga é o vendedor. Por que a imobiliária deveria te informar o que já constava em contrato? Você não discutiu as cláusulas contratuais? Agora contrate um advogado para tentar resolver a questão e a possibilidade de não ser válido essse contrato.
Qual é o prazo de cancelamento seguro fiança após desocupar imóvel?
ApÓs a devolução das chaves não há mais nenhum valor a ser cobrado de você. O contrato foi encerrado e o seguro devia ser cancelado se foi a imobiliária quem fez. Entre em contato com a seguradora para saber o que está acontecendo.
Posso alugar minha vaga para moradores?
Sim, dentro do condomínio você pode alugar sua vaga para condôminos moradores. O que não pode é, para pessoas externas, salvo se a convenção permitir.
Como tirar o inquilino do imóvel que não tem contrato?
Tem contrato. Quando você não faz contrato escrito, vale o verbal nos termos do artigo 47 da lei do inquilinato 8. 245/91. No contrato verbal, se o inquilino cumpre todas as obrigações, o locador só pode pedir o imóvel por denúncia cheia. Uso próprio, inadimplência, infração legal. O prazo é indeterminado e a locação pode se estender por 5 anos. Fora os casos deste artigo, somente mutuo acordo para ele sair.
Qual a diferença entre RGI e escritura?
Escritura pública é o documento oficial que informa todos os trâmites do negócio com o imóvel, formalizando a compra e venda, doação, dação em pagamento, permuta. O registro geral do imóvel é a certidão de nascimento do imóvel onde a escritura é registrada para transferir a propriedade do imóvel, ou os direitos sobre este.
Quanto pedir de desconto a vista em imóvel?
Você está comprando um produto que agrega valor e portanto não há obrigação de dar desconto em compra á vista. O que vai definir uma redução de preço é o estado de conservação, localização, posição no prédio, necessidade de venda urgente. Nesses casos se pode negociar com o vendedor.
Esposa de herdeiro falecido tem direito a herança?
Dependendo regime de bens ou ela é herdeira, ou é meeira ou ambos caso o falecido tenha bens em comum e particular. O advogado vai definir de acordo com o regime de bens do casal.
Como solicitar o distrato imobiliário?
Depende. Tem financiamento? Se sim, não consegues distratar sem devolver o valor que financiou, porque fizeste um empréstimo com o banco. Se foi direto com o construtor pode distratar notificando-o.
Posso financiar imóvel usado?
Sim, você pode financiar imóvel novo e usado. A avaliação do banco irá determinar o valor do imóvel e quanto será emprestado a você.
Quem aluga casa e o quê?
O proprietário do imóvel é o oficialmente o locador, identificado assim no contrato. É o dono ou possuidor do imóvel que disponibiliza o mesmo para uma pessoa ou família residir. TambÉm chamado pelas pessoas de "senhorio". Quem vai alugar o imóvel para nele morar e pagar o aluguel, é o locatário, também conhecido como inquilino. É o responsável por pagar o aluguel e todas as obrigações do contrato de locação assinado.
Doação de imóvel tem que pagar ITBI?
Não. Doação de imóvel paga imposto estadual chamado ITD - imposto de transmissão por doação. Alguns estados tem siglas diferentes, mas sempre será imposto estadual. Negócios com imóveis onerosos gera ITBI, gratuitos gera ITD.
Posso refinanciar o imóvel que doei aos meus filhos para aquisição de outro imóvel?
O imóvel é de seus filhos você só tem o usufruto. Qualquer ato obriga a que eles concordem. Se forem menor, não.
Paguei adiantado o aluguel, preciso pagar para sair?
Tem contrato verbal por prazo indeterminado a de acordo com a lei do inquilinato 8. 245/91 você precisa dar aviso de saída 30 dias antes. A ausência do aviso permita a locador te cobrar um aluguel a mais de multa. A dona da casa está com a razão e você exija recibo.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini