Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Quem tem direito de pegar a cópia da escritura do imóvel?
Qualquer pessoa pode solicitar, é um documento público.
Como ser corretor de imóveis?
Para fazer a carteira do conselho de corretores de imóveis você precisa fazer o técnico em transações imobiliárias.
O que quer dizer lavrar o protesto?
É o ato formal de registro de um título de crédito não pago no vencimento em nome do devedor, para que seja efetuada a cobrança pelo cartório. Tanto pode ser de pessoa física quanto de pessoa jurídica.
Como faço pra usar o saldo bloqueado do FGTS?
Para utilizar o FGTS você deverá quitar o saque aniversário que nada mais é do que um empréstimo do eu próprio dinheiro.
Quais as condições para ser fiador?
Ter renda suficiente para garantir o contrato inteiro, o cônjuge aceitar ser fiador junto e bens imóveis que comprove que você tem patrimônio sujeito a penhora caso não arque com as obrigações da fiança.
Pago multa pelo proprietário para sair da casa?
Não, não está certo. O contrato se renova por prazo indeterminado. Como o seu tinha 12 meses, caiu no artigo 47 da lei do inquilinato 8. 245/91 que impede o locador de pedir o imóvel livremente. Somente nos casos de denuncia cheia ele pode te pedir a desocupação como, por exemplo, para uso próprio. Se você concorda em sair pode acordar o prazo mínimo de 30 dias ou mais.
Quando posso começar a cobrar o aluguel?
No momento que você assina o contrato, a locação já está valendo gerando multa caso você desista. No momento em que recebe as chaves o aluguel começa a correr. Em geral no contrato constar a data em que a locação inicia e a obrigação de devolver o contrato assinado e pegar as chaves até essa data sob pena de o contrato perder o valor.
Para que serve uma fiança de aluguel?
A fiança é um tipo de garantia na locação de imóveis. Pode ser prestada por pessoa física ou jurídica que garante o contrato em caso de inadimplência do locatário. O fiador se sub-roga em todos os valores que pagar.
Já tenho um imóvel financiado pela caixa posso financiar outro?
Sim, desde que sua renda seja compatível com o pagamento de dois financiamentos.
Aluguei uma casa paguei o caução e não assinei contrato. O que posso fazer?
Por que você pagou a garantia contratual se não tinha assinado o contrato? Agora vai ter que contratar um advogado para pedir a devolução da caução paga porque sem assinar o contrato, nada é devido de multa.
Contrato de aluguel tem que ser renovado?
Contrato de locação deve ter prazo determinado. Ao término do prazo pode se prorrogar automaticamente, como nos casos do artigo 46 e 47 da lei 8. 245/91. Nos casos do artigo 46 as partes podem fazer novo contrato ou aditivo de novo prazo determinado e valor.
Qual o prazo para sair de um imóvel alugado?
O prazo mínimo é de 30 dias previsto na lei 8. 245/91. As partes podem acordar prazo maior no contrato escrito. Para fins de rompimento do contrato durante o prazo determinado, não existe obrigação de notificar 30 dias antes, salvo nos casos de isenção.
Sou casado mas posso financiar um imóvel sozinho?
Se o regime de bens do casal for separação total sim, do contrario a esposa fará parte do financiamento.
Ainda sou casado no civil (porém separado), como funciona a comunhão parcial de bens?
Como ainda esta casado é preciso divorcio e partilha dos bens. Na comunhão parcial o que compraram juntos é 50% de cada um, o que cada cônjuge tinha quitado antes do casamento é bem particular de cada um e não divide. O que cada um tinha antes do casamento que não estava quitado, como financiamento de imóvel e foi quitado(ou esta sendo pago) durante o casamento, o cônjuge tem direito a ser indenizado em 50% do total pago enquanto casal, sem ter direito ao imóvel. Enquanto não for feita a partilha oficial qualquer ato com os bens imóveis e móveis exige a assinatura do outro.
Onde declarar recebimento de herança no IR?
Na ficha rendimentos isentos e não tributados tem o campo doações e heranças que deve ser preenchido o total que você recebeu de herança. Os bens imóveis devem entrar na sua propriedade informando em Bens e direitos cada um. Da mesma forma bens móveis.
Quem pode ingressar com inventário?
Preferencialmente a viúva(o) ou qualquer um dos herdeiros pode dar entrada no inventário e se habilitar como inventariante judicialmente. todos devem estar de acordo. Em ambos os casos advogado representando o espólio.
Existe multa caso de imóvel que não foi comprado?
Se no contrato tiver multa ou Arras(sinal no negócio), sim a parte que desistir deverá pagar multa ou perder as Arras. Só não haverá multa se houver no contrato uma condição para que o negócio seja concluído. Um exemplo é o comprador necessitar de um valor x de financiamento para fechar o preço negociado.
Quem não tem bens precisa fazer inventário?
Não. Se a pessoa não tem bens é informado na certidão de óbito que a mesma não deixou bens a inventariar.
Não assinei o contrato de aluguel posso desistir?
Sim, se você não assinou o contrato pode desistir do negócio sem multa ou qualquer outro ônus. A assinatura é condição para a conclusão do negócio.
Posso usar o FGTS para comprar um imóvel que não vou morar?
Não. O uso do FGTS é exclusivo para imóvel adquirido por você em seu nome.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini