Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Vendi meu apartamento do programa minha casa minha vida por um contrato de gaveta, mas me arrependi e quero de volta.
Sim, vai ter que devolver tudo que recebeu em pagamento se a pessoa que comprou concordar. Você vendeu a posse de um imóvel MCMV que se for faixa 1, não podia ser vendido. Brigar com o comprador é risco porque se ele denunciar na Caixa ele vai desocupar o imóvel somente depois que a Caixa tiver tomado de você. Portanto negocie com ele a devolução, devolvendo o que recebeu, menos o IPTU que você pagou e alguma outra despesa.
Quais são os direitos o locador tem?
O locador tem o direito de propriedade garantido. Uma vez que exista pagamento de aluguel, o locatário não poderá pedir usucapião mesmo que alugue o imóvel por muitos anos. O locador também tem o direito de exigir garantia contratual, renda superior a 4 alugueis, vistoriar o imóvel quando achar necessário, fazer vistoria inicial detalhada, vender o imóvel a qualquer momento, proibir benfeitorias feitas pelo locatário, exigir que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições recebidas, receber o aluguel na data combinada, entre ouros direitos garantidos em um contrato elaborado por um profissional.
O que é fração ideal no condomínio Edilício?
É um pedaço do terreno onde o prédio foi construído, que corresponde ao seu apartamento. Cada apartamento tem uma fração correspondente no terreno. Em caso de destruição do prédio o seguro paga conforme a fração.
Consigo obter uma cópia da escritura de um imóvel?
Sim. Procure o tabelionato de notas onde a mesma foi realizada e solicite uma cópia.
Qual manutenção é de responsabilidade do inquilino?
Se os imóveis estão parados é preciso fazer um revisão completa na elétrica, hidráulica, esgoto, telhado. Você tem obrigação de entregar o imóvel em perfeitas condições de uso e todo problema anterior a locação, que surgir durante o uso(vicio oculto), você será responsável, bem como todo o problema estrutural. O locatário vai manter o imóvel em condições de uso mantendo limpos e desobstruídos canos, calhas, esgoto, ralos, limpeza do telhado, conserto de tudo que for externo e estragar como torneiras, hidra, rejunte, canos externos, calhas entupidas, pequenos consertos como um chave que quebrou na fechadura, uma porta que emperrou, um janela que não fecha. O que for conserto é do locatário o que tiver vida útil esgotada a troca é sua.
Contrato de locação tem cláusula?
Sim, contrato de locação é composto por cláusulas ordenadas e estruturadas, legais e de acordo, preâmbulo, quadro resumo que facilita encontrar as informações principais entre outras coisas.
É seguro dar imóvel como parte da entrada de financiamento imobiliário?
Chama-se dação imobiliária. O imóvel que você tem pode ser dado como parte de pagamento do imóvel que você está comprando. Tudo é negociado e acordado no contrato escrito, mas a escritura pública de dação em pagamento você vai fazer somente quando forem assinara escritura do imóvel que esta comprando. As escritura são feitas ao mesmo tempo(ou troca de procurações).
Como calcular juros e correção monetária de aluguel?
A multa, juros e correção é determinado em contrato. Na prática 10% de multa aplicada integral sobre o aluguel independente dos dias de atraso, juro de 1% pró rata ou seja por dia de atraso e correção por índice de inflação determinado no contrato sobre o total da dívida no pagamento.
Do que preciso para comprar casa direto com dono?
De conhecimento em direito imobiliário, negociação, segurança jurídica, técnicas de contrato, legislação cartorária e principalmente análise de certidões negativas e positivas e mesmo assim, tem riscos.
Contrato promessa compra e venda quem faz?
Aquela que tiver conhecimento de como elaborar este tipo de contrato. Eu faço esse tipo de contrato como Corretora de Imóveis por ter conhecimento de contratos. A promessa de compra e venda que precisa acessar a matrícula tem regras diferenciadas do contrato de compra e venda comum. Advogados também fazem contratos.
Para fazer seguro fiança tem que ter nome limpo?
ObrigatÓrio ou você terá o cadastro negado.
Comprou imóvel de quem não era dono?
Se você não usar de profissional corretor de Imóveis para atuar na aquisição está sujeito ao risco de sofrer um golpe e pagar por um imóvel que a pessoa que te vendeu não é o dono.
Existe algum risco de afetar o financiamento de imóvel na Caixa estando com o nome sujo?
Não, o financiamento segue sendo pago normalmente. O imóvel tem alienação fiduciária em garantia da Caixa.
Contrato de compra e venda tenho pagar corretor. Está certo?
Isso se chama golpe e você proprietário do imóvel vai pagar a comissão de qualquer forma. Muitos compradores visitam com o Corretor e depois tentar comprar direto para baixar o preço inventando que foram mau atendidos. O resultado é que o Corretor vai cobrar de você na justiça e vai ganhar porque tem provas de que a cliente foi apresentada a você através dele. Não caia nesse golpe.
Quanto tempo demora da vistoria até a entrega das chaves?
Nos dias atuais, tudo é feito em menos de 48 horas. Depende de onde você está alugando o imóvel.
Fiz um contrato com empresa de torre telefônica mas me arrependi. O que posso fazer?
Agora você terá que esperar 3 anos e entrar com ação judicial revisional do aluguel, que não é nada barato. Essas locações tem aluguel mais baixo por conta do alto investimento e custos que as empresas tem com a estrutura. O aluguel que você recebe por sua vez, é garantido, não existe inadimplência. O problema é que as empresas deixam de fora uma série de situações como por exemplo, você pagar o IPTU em um contrato que pode ser de 10 anos ou mais. O aluguel acaba perdendo valor.
Posso colocar o CPF do meu inquilino no SPC?
Somente pessoa jurídica então entre com o contrato de locação que é titulo de crédito no cartório de protesto para cobrança.
Como solicitar termo de quitação de imóvel?
Direito ao banco credor ou via aplicativo do banco que em geral tem um campo onde é disponibilizado o termo de quitação em até 30 dias.
Tenho contrato vencido e estou morando no imóvel por acordar com a logador. Posso não assinar o contrato e desistir?
Sim, você pode chamar a locadora e dizer que irá desocupar em 30 dias e não vai mais renovar.
Contrato de aluguel de 30 meses pode ser rescindido?
Qualquer contrato pode ser rescindido. No caso de locação de 30 meses, terminado o contrato, as partes podem livremente encerra-lo, sem motivo, basta notificar 30 dias antes.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini