Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Pagando uma casa a vista posso pegar a chave e me mudar logo?
Se estiver desocupada, sim. Se o vendedor reside, convém combinar em contrato escrito a data da desocupação e somente quitar o preço no ato do recebimento das chaves.
Quais cursos preciso para ser um corretor imobiliário?
Transações Imobiliárias para tirar a carteira do CRECI do seu estado e depois, estudo e cursos sempre para se especializar na área que deseja. Boa sorte.
Imóvel tem depreciação?
Sim, todo o imóvel pode sofrer valorização ou depreciação. A falta de manutenção do imóvel pode reduzir seu valor de mercado. A mudança do perfil do bairro em que se localiza também. Existem vários fatores que depreciam o imóvel.
Moro com mais gente no pátio, eu posso receber visitas de parentes aos domingos?
Isso depende de como foi acordado em contrato. Tem imóveis que o locador não eprmite uso do patio para não gerar conflito, sendo somente de acesso.
Devo devolver a calção para a moradora?
Pelo visto você não tem contrato escrito, então não pode cobrar multa porque precisa ser determinada em contrato. Pode descontar os dias que ela utilizou o imóvel e mais um aluguel por não dar aviso de saída de 30 dias, obrigatório no prazo indeterminado.
Apartamento fechado a treze anos e o síndico nega dar o contato do dono, o que posso fazer?
O fato de um apartamento estar fechado não significa abandono. Existe heranças com inventários de longos anos e os bens acabam fechados e se deteriorando, esperando uma sentença. Existem imóveis penhorados por dívida com União, trabalhista e que são abandonados e não adianta você entrar e ocupar porque não pode sofrer usucapião. Quando ao síndico, está correto. Nem o síndico, nem funcionários podem fornecer informações privativas, salvo ordem judicial.
Meu contrato vence dia 23 de dezembro eu deveria ser informada se tenho?
O contrato vence em dezembro. No silêncio das partes, a locação se prorroga por prazo indeterminado e segue a locação.
Eu posso vender apartamento com nome sujo?
Nada impede que você venda o imóvel com abalo de crédito, mas vai depender do tipo de problema que você tem e o quanto está disposto a resolver. Se você tem dívidas, um negociação pode ser feita para que as dívidas sejam quitadas. Um contrato com arras, onde o sinal quitaria, liberando seu CPF para escrituração. Se você não tem intenção de quitar dificilmente vai conseguir vender.
O que é comissão de aluguel?
É o valor que o profissional recebe quando trabalha com administração de imóveis para locação. Se você administra imóveis locados, recebe mensalmente um % sobre o aluguel ou total do boleto de fizer gestão de condomínio e IPTU. Se você anuncia e aluga, recebe a comissão de intermediação que é em geral, um aluguel. Você pode, fazer vistorias, ser agenciador e outras funções que o Corretor de Imóveis faz e é remunerado fixo ou percentual.
Quando eu alugo um imóvel quem paga o condomínio e IPTU?
Paga o condomínio e o IPTU o locatário se, e somente se, constar clausula contratual em que o locador informe que o locatário arcará com impostos, taxas, condomínio, seguros e demais despesas do imóvel. Se nada informar é você locador quem paga. Condomínio e IPTU são despesas reembolsáveis. A obrigação de pagar perante prefeitura e condomínio é do proprietário e o inquilino reembolsa. Cobra-se junto com o aluguel.
O que eu posso fazer para saber se o imóvel tem dívidas?
Solicite ao cartório de registro de imóveis uma certidão de ônus reais. O documento listará se consta algum problema com o imóvel ou não. TambÉm solicite uma certidão negativa do IPTU e da cota condominial onde o síndico informa que o imóvel não tem dívidas e o condomínio não tem nenhuma ação judicial.
Terreno desmembrado tem escritura?
Depende. Se foi desmembrado oficialmente, ele é destacado do terreno como um todo e abre-se matrícula imobiliária para o seu lote. Transporta as informações da matrícula de origem de onde foi destacada e logo abaixo as informações a respeito da sua propriedade. Se foi herança é a escritura de inventário que será registrada na sua matrícula. Se você somente cercou seu lote, definindo que ali é o seu percentual deixado pela mão, chama-se fração ideal e para regularizar é preciso fazer uma loteamento ou parcelamento do solo na área toda.
O que é preciso para fazer um contrato de aluguel?
Contratar um profissional qualificado é fundamental. O contrato de locação não é somente repetir artigos que existem na lei do inquilinato 8. 245/91. Além da lei especial, temos as correlatas que complementam os casos omissos, a jurisprudência dos tribunais que resolve os casos de interpretações diversas. Assim, anualmente temos modificações que devam ser levadas para o contrato. Só quem tem esse conhecimento é o profissional que diariamente se mantém informado.
O aluguel é dedutível no imposto de renda?
Não, pelo contrario. É renda tributada que se soma as demais rendas que você tiver. Sujeita a carne-leão web. Do aluguel recebido você pode deduzir a comissão imobiliária, demais despesas que tiver para receber o aluguel e cota ordinária de condomínio e IPTU se você não transferir para o locatário o dever de paga-los. Taxa extraordinária não deduz porque o valor gasto pelo condomínio pode ser acrescido como benfeitoria se tiver notas fiscais comprovando.
Contrato de aluguel para 6 meses?
Ele não se renova, ele se prorroga por prazo indeterminado quando o prazo contratado termina e as partes deixam seguir. Nos casos do artigo 46 da lei 8. 245/91 o contrato é feito acima de 30 meses. Terminado o prazo as partes podem livremente encerrar, deixar prorrogar por prazo indeterminado ou fazer novo contrato. Nos casos do artigo 47 o locador não pode pedir o imóvel livremente. Quando terminar o prazo, prorroga-se por prazo indeterminado e o locatário continua a locação por até 5anos. O locador somente poderá reaver por inadimplência ou nos casos que o artigo autoriza como uso próprio quando não tem outro imóvel.
Quem paga pelo defeito da bóia da caixa d ' água estragada sendo que as caixas estão acima da casa de outro morador?
A manutenção é sua e se a caixa é de uso exclusivo seu, você troca a boia. Se o profissional que verificar o problema disser que a vida útil da boia, venceu e esta é anterior a seu contrato, quem substitui é o locador.
O que quer dizer alienação judicial?
Alienação judicial é a venda do imóvel promovida por leilão judicial. O juiz manda penhorar o bem e levar a leilão.
Como quitar alienação fiduciária?
Você quita o saldo devedor, solicita ao credor o termo de quitação e leva ao cartório de imóveis pedindo para averbar na matricula imobiliária extinguindo a alienação fiduciária.
Proprietário se recusa a trocar aquecedor que falha com dois chuveiros. O que fazer?
Ou o proprietário soluciona o problema ou você pode pedir a rescisão do contrato sem multa. O que não pode é exigir banhos em horários diferentes ou que se use chuveiro elétrico. Se a água quente foi diferencial para você alugar o imóvel, o locador não pode entregar com problema.
Tenho que dividir esse imóvel com meu cônjuge ?
O dinheiro utilizado em parte do pagamento, que foi da venda anterior é bem particular somente seu. Se o imóvel foi financiado antes de irem morar junto, é bem particular seu, mas se ele ajudar a pagar terá direito a ser indenizado em 50% do valor que ajudou a pagar. O imóvel é somente seu. Melhor fazerem na escritura de união estável, constar que esse imóvel nãos e comunica da união sendo bem exclusivo de você.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini