Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
O que é a testada de um imóvel?
Metragem da frente do terreno.
Anunciar imóvel para locação que está alugado?
Somente se o inquilino concordar. O inquilino esta na posse do imóvel e não tem obrigação de permitir acesso ao imóvel para facilitar a locação. É diferente da compra e venda onde ele se obriga a permitir visita porque o proprietário pode estar impedido de desocupar o imóvel antes do término do prazo da locação. O atual inquilino pode atrasar a devolução do imóvel e complicar você. Aguarde a desocupação total.
Inquilino precisa enviar comprovantes mensalmente?
É um abuso pedir isso já que o proprietário tem meios de via internet acompanhar os pagamento e inclusive não deveria deixar os boletos com o lcoatário e sim cobrar junto com o aluguel. Enfim, pode desde que não tenhas que te deslocar para apresentar os comprovantes e somente se estiver em nome do proprietário.
Casa sem escritura, e devendo IPTU? Quem paga?
Não compre, esta sendo negociada a posse e com divida. Esta casa pode estar penhorada para dividas trabalhistas, a prefeitura pode estar cobrando o IPTU na justiça e até quem esta te vendendo pode ser um estelionatário.
Como calcular a área total de um imóvel?
Um profissional qualificado pelo CREA faz a mediação.
Churrasqueira na varanda valoriza muito o apartamento?
Apesar de ser gaúcha, acho um horror churrasqueira dentro do apartamento mesmo que tenha o melhor sistema contra fumaça a casa toda fica fedendo a carvão e churrasco. Prefiro na área social.
A água está sempre inclusa no condomínio?
Não, a maioria dos condomínios que não tem registro e fazem rateio incluem na cota condominial do locatário mas alguns colocam separado para não ter que prestar contas toda hora
50.000 é o suficiente de entrada em um apto de 300.000?
Depende de quanto tua renda vai permitir financiar. O que vale é a avaliação do banco. Se não vai usar financiamento sim, é uma boa entrada.
Como comunicar ao locatário sobre reajuste de aluguel?
Não é necessário comunicar o reajuste, no mês correto aplique o índice e envie o novo valor. O contrato já determina em cláusula o índice que será utilizado a cada 12 meses acumulados.
Como cancelar contrato com imobiliária?
Basta notificar que deseja rescindir o contrato e pagar a multa estipulada. Com a rescisão na mão comunique o inquilino que passará a pagar o aluguel diretamente a você.
Cadastro para imóvel guide
use o meu https://www.imovelguide.com.br/invites/1192/maria-angela-camini
Como cobrar do fiador?
Tente acordo extrajudicial e se não houver solução a justiça é o caminho. Só podes cobrar o fiador diretamente se ele for no contrato o principal pagador.
Quando devo devolver o depósito caução da locação?
Quando o contrato estiver quitado, não havendo mais nenhum débito do locatário com você.
Baixa de hipoteca pela Construtora?
Quando estiver quitado seu saldo junto ao construtor.
Inquilino pode pagar IPTU parcelado?
Sim, se a prefeitura permite pagamento parcelado o locador não pode negar. O imposto é pago durante o uso do imóvel. Se você pagar a vista, ao desocupar receberá de volta o proporcional aos meses não utilizados.
Posso colocar churrasqueira ecológica a carvão na varanda do meu apartamento
É bem provável que não autorizem por não ter a infra estrutura adequada. Você terá que perguntar direto ao síndico. No meu é proibido.
O valor do condomínio é mesmo para todas unidades?
Hoje em dia pode ser proposto pela área da unidade, mas ainda existem condomínios por rateio das despesas em que todos pagam a mesma cota, principalmente os prédios muito antigos.
Como calcular juros de contrato de aluguel?
Sempre pró-rata. Como se trata de locação de imóveis você deverá dividir o percentual dos juros pelo numero de dias do mês e multiplicar pelo numero de dias em atraso. exemplo: 1% dividido por 31 dias de agosto x 10 dias de atraso = juros a pagar.
Responsável pela emissão das certidões? Corretor, vendedor ou comprador?
Vendedores apresentam do imóvel e as particulares e o comprador as dele. Em alguns casos o Corretor que tiver exclusividade presta este serviço cobrando ou não.
Como funciona a ordem de despejo por falta de pagamento?
Depende do que consta em contrato em relação ao despejo judicial. Nos meus tenho cláusula em que as partes dispensam audiência de conciliação obviamente porque para chegar na justiça já passamos pela fase de tentar um acordo de pagamento. Se o contrato não tem garantia se pode pedir liminar de desocupação em 15 dias. O juiz irá citar o locatário para que quite a divida ou desocupe. Desocupando o processo continua para saber se o despejo era justo. Caso o locador tenha despejado o locatário injustamente a caução paga irá indeniza-lo. se justo, a caução retorna corrigida para o locador. Se o contrato tem garantia a liminar não pode ser usada e o despejo pode levar meses se não houver acordo entre as partes.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini