Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
O dono do imóvel pode vender o apto que sou inquilino?
Sim, mas deve antes de colocar a venda com terceiros te dar o direito de preferência na compra. A notificação deverá conter o valor e a forma de pagamento aceita e como verificar a documentação do imóvel. A você cabe responder sim ou não e tens 30 dias para isso, após teu direito caduca. Se você fizer uma contra proposta o locador não estará obrigado a responder podendo entender que não tens interesse na proposta feita e dar seguimento para a venda a terceiros. Seu direito é responder, aceito ou não aceito.
O que é melhor, dar exclusividade para a imobiliária ou deixa com várias outras?
O que ocorre quando você deixa com várias imobiliárias é o seu imóvel sendo jogado dentro de um cadastro, visível para terceiros a espera de que um interessado entre em contato. A imobiliária te dá a publicidade do imóvel durante o tempo em que ficar com ele no cadastro. Varias imobiliárias, mais visibilidade e algumas vezes problemas com diferença de preço e erro de informação dos valores de condomínio e IPTU. Venda mais rápida? Nem sempre. O que ocorre quando você dá a exclusividade é que a imobiliária irá trabalhar este imóvel dentro do preço avaliado. Só ela negocia então a publicidade será intensificada, investidores vão ser contatados e todo um trabalho será feito com o imóvel, de forma diferenciada para em no máximo 06 meses vende-lo. após este prazo se não for vendido nada será exigido do proprietário como ressarcimento. Eu faço parte do time que desejaria ter no Brasil um cadastro único nacional onde os corretores trabalhassem em parceria. Aqui no RS criaram uma rede que pega o imóvel do cliente e mais de 10 imobiliárias anunciam no mesmo portal. Fui procurar um determinado imóvel para um cliente e vi 12 anuncio de imobiliárias diferentes do mesmo imóvel, mesmas fotos e preços diferentes. Absurdo.
Os proprietários vendem imóvel parcelado direto com eles?
Nada impede desde que as partes sejam assessoradas. Não é só questão de escritura, tem a questão da posse que enquanto não estiver quitado o preço deve ser provisória e não definitiva, as parcelas a pagar vinculadas a notas promissórias pro solvendo, contrato com clausula de protesto entre outras informações de extrema importância para as partes. Um contrato bem amarrado garante os dois até porque ele deverá estar averbado na matricula como garantia contra terceiros. Recomendo promessa de compra e venda pro solvendo e mais que isso, um profissional elaborando o mesmo. O que define o aceite são as tuas certidões. quase que se faz um Due Deligence da tua vida para fechar esse negocio.
Posso antecipar parcelas do Minha casa minha vida?
Já tive um amigo trapalhão que pagava 2 parcelas por mês sem saber. Um dia ele se apavorou porque foi na lotérica pagar com o numero do contrato e não tinha nenhuma parcela. fui verificar e ele já tinha pago 6 meses antecipados sem saber e a Caixa interrompeu os pagamentos até chegar no mês que deveria voltar a pagar. Nada te impede de diminuir o saldo devedor. não é antecipar parcelas que não seria vantagem e sim fazer uma amortização.
Preciso ter conta da Caixa para financiar um imóvel na Caixa?
Não, você não precisa ter conta na Caixa a não ser que seja aquisição na planta ou construção onde o banco financia a obra e os recursos vão sendo liberados aos poucos pelo banco. Nesse caso uma conta especial é aberta e administrada pela Caixa, onde todos os recursos são depositados.
O síndico que informa o aumento de taxas do condomínio?
Não, isso você fica sabendo participando da Assembléia Geral ordinária onde os participantes definem o percentual de aumento. O síndico envia para cada apartamento a Ata da Assembléia onde consta o percentual aprovado pelos condôminos.
Consigo comprar um apartamento com renda de 5.000?
Minha casa minha vida.
Consigo comprar um apartamento com renda de 5.000?
Minha casa minha vida.
Quando posso rescindir contrato de aluguel?
A qualquer tempo podes rescindir. Se dentro do prazo contratado haverá multa.
Vantagens de investir em imóveis?
Não é uma resposta simples. O investimento em imóveis é bom para quem deseja um investimento seguro e que não necessite disponibilizar patrimônio rapidamente. Uma poupança ou aplicação financeira na hora que você precisa de dinheiro é só sacar. O imóvel não vende rápido. de nada adianta você receber de herança um imóvel velho e coloca-lo para a alugar. o aluguel vai ser baixo, o imóvel vai viver dando despesa para você e dor de cabeça. Já um imóvel novo, bem cuidado, bem localizado e bem administrado vai te dar uma renda mensal suficiente para engordar teu caixa e ainda fazer uma reserva. Eu sou mais conservadora e não gosto de arriscar então imóveis tipo 1 dormitório próximo de universidades vão dar um ótimo rendimento se bem administrados. Depende do perfil do investidor.
Apartamento com menos de 50 metros paga iptu?
Qualquer imóvel pode pagar IPTU independente da metragem, tudo depende de legislação municipal definir se paga ou está isento.
Inquilino deve entregar imóvel pintado?
A pintura é desgaste de uso e portanto mesmo que conste cláusula em contrato de que recebeu com pintura nova e assim deve entregar, só terás obrigação de pintar se danificaste a pintura. Se ela continua intacta não precisa pintar. O que ocorre é que em geral se tem que discutir isso na justiça então na prática todo mundo pinta. são pouso que vão para briga até pelo custo de advogado, pericia no imóvel e custas do processo. A lei é clara quanto ao desgaste de uso. Você mora 8 anos no imóvel locado. O que ocorre com a pintura se você não a danificou? Desgasta. O que diz a lei? que não precisa pintar.
O dono da casa vendeu o imóvel?
Aguarde o contato do comprador pois somente ele pode te pedir a desocupação do imóvel e a lei o obriga a te dar 90 dias para desocupar. Atente que neste caso é 90 dias e não 30 dias. O comprador deve entrar em contato com você e informar se deseja continuar o contrato da forma que está ou despeja-lo para fazer uso do imóvel. Se optar por despeja-lo você paga aluguel a titulo de indenização pelos 90 dias de uso do imóvel. Lei 8.245/91 art 8
Locatário precisa fazer seguro do imóvel?
Se você locar com imobiliária e o imóvel for bem conservado, sim todos os contratos constam o seguro fogo obrigatório e a lei do inquilinato 8.245/91 determina que o locador pode cobrar de você o seguro anual. É raro aqui no RS um contrato que não tenha seguro fogo que quando não cobram é porque o imóvel é muito velho e as seguradoras não aceitam porque elétrica e hidráulica não estão em ordem.
A taxa de juros é a mesma para casa e apartamento?
Sim, a taxa de juros incide sobre o valor que irá pedir emprestado não importando para que você precisa. Se é cliente do banco pode ter um juro menor do que o cliente que não é do banco
Quanto tempo pode dura um contrato de aluguel?
O tempo que as partes desejarem, não há prazo obrigatório. Já residi em imóvel locado por 18 anos.
Dúvida sobre compra de imóvel
Pergunta duplicada.
O que é Cobertura Penthouse?
Um imóvel de cobertura em SP. Florida Penthouse é o nome do condomínio
Transferência de uma compra de uma casa
Por trâmites legais entendo escritura pública feita em tabelionato de notas, recolhimento do ITBI e registro da escritura no cartório de imóveis a margem da matricula. MCMV quitado vendido a você. Sendo desta forma no máximo 30 dias se não houver nenhuma exigência.
Em locação de apto quem deve trocar a titularidade na administradora?
Ninguém troca titularidade na administradora, permanece tudo igual. A administradora do condomínio continua emitindo o boleto em nome do proprietário que é o responsável pelo pagamento. Não é possivel transferir para o nome do locatário. o locador deve continuar pagando o condomínio e IPTU e cobrar os valores no mesmo boleto do aluguel do locatário. A cota e o imposto tem caráter indenizatório ou seja, locador paga e locatário reembolsa.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini