Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Fiador de locação precisa ter mais de um imóvel?

Na locação residencial só é preciso um imóvel. Eu recomendo nestes casos que a renda mensal do casal de fiadores ou do fiador solteiro seja mais rigoroso

Como saber se uma construtora é confiável?

Consultando seu CNPJ e dados na internet.

Prazo mínimo de locação residencial?

Não existe prazo minimo na locação residencial. O imóvel pode ser locado por qualquer prazo. O que se deve levar em conta são critérios diferente que a legislação impõe para quem loca por temporada que o prazo máximo é 3 meses sem direito a renovação ou prazo acima de 30 meses ou abaixo de 30 meses. É preciso analisar o que o locador deseja e explicar as vantagens e desvantagens de cada um.

É possível calcular a taxa do condomínio somente referente ao meu consumo?

Não. Os atos praticados pelo condomínio são aprovados em assembléia.

Pode fazer a venda de um imóvel com locatário?

Sim, é direito do locador vender a qualquer tempo. Atente que o locatário tem preferência na compra e o locador é obrigado a por escrito oferecer a ele com o valor de venda, prazo aceito e local para verificar documentação do imóvel. não havendo interesse e vendido para terceiros, o comprador poderá denunciar o contrato concedendo 90 dias para o inquilino desocupar.

Documentos para registro de imovel financiado?

Escritura particular entregue pelo banco assinada por todos, imposto municipal quitado(ITBI) e carnê do IPTU mais os documentos pessoais, RG e CPF. Leve tudo ao cartório e prenote o registro e averbação da garantia.

Como funciona garantia de aluguel por título de capitalização?

O locador/imobiliária vai determinar o valor do título que é adquirido por você a vista e dado em garantia caução ao locador. O resgate somente poderá ser feito com o termo de rescisão e quitação assinado pelo locador. Eme geral o valor do título é de no minimo 10 a 12 aluguéis pagos a vista e aqui no RS em torno de 15 alugueis porque cobre danos ao imóvel. O locador decide o valor da cobertura. A vantagem é que no final você resgata o mesmo, a desvantagem é que a correção do valor é muito baixa, não rende nada frente a inflação. O maior cuidado é que o titulo tem uma tabela de resgate. Se você não resgata ele na data correta perde parte do valor. Assim se ele precisa ser resgatado ao fim do contrato mas não completou 12 meses do titulo, o resgate será a menor e querem exigir que você complete o prazo para resgate integral. Procure fazer contrato com tempo em meses que seja múltiplo de 12 e na desocupação também. Abraços

Compra de imóvel com contrato de gaveta é seguro?

Nenhum contrato é 100% seguro, sempre haverá riscos e no contrato de gaveta é risco é maior, por isso deve ser feito com um profissional qualificado que irá no contrato tentar diminuir este risco ao máximo prevendo todas as situações que poderiam te prejudicar, para dar maior segurança. tudo isso desde que o imóvel seja passível de repasse. Imóveis minha casa minha vida e plano de arrendamento bem como os de associações não podem ser negociados sob risco de perder o imóvel e sofrer processo.

Segunda via de escritura de imóvel

Pessoalmente no cartório de imóveis solicite a certidão de propriedade imobiliária do falecido com nome e CPF do mesmo se o cartório não fizer busca da matricula pelo endereço completo do imóvel.

Quais construtoras em São Paulo aceitam carro?

Aqui no RS a Melnick aceita desde que o adquirente concorde com o preço de avaliação e o valor que será pago pela construtora.

O minha casa minha vida tem em todo o Brasil?

Sim, em todos os estados do Brasil, mas não em toda as cidades

Locação com fiador precisa de garantia?

Não, a garantia é o fiador, garantia pessoal. os bens que possui são apenas para que saibamos que o fiador tem bens a penhorar em caso de execução de divida. Colocamos uma cláusula especifica que determina a fiança e a obrigação de comunicar a venda de bens. Eu particularmente prefiro fiadores com renda suficiente para a garantir o contrato do que com bens suficiente que se tem que penhorar e leiloar. A analise de crédito do fiador deve ser rigorosa. Um fiador juiz de carreira com certeza não precisará de bens imóveis para garantir o contrato.

Fiador pode ser negativado?

Sim, se for o principal pagador no contrato ele pode ser cobrado via cartório de protesto e ser negativado após 30 dias de notificado para quitar o débito. Se não for o principal pagador o inquilino é cobrado primeiro. O ideal é havendo divida notificar ambos para que o fiador tenha a opção de extrajudicial pagar a divida.

O que quer dizer juntada de mandado de citação e certidão?

o Oficial de justiça devolveu o mandado ao cartório judicial para ser anexado ao processo contendo a informação positiva se o citado recebeu a citação ou negativa se não encontrou a pessoa para cita-la.

Posso cortar a água de inquilino inadimplente?

Faça isso e vai pagar uma indenização entre 12 e 24 aluguéis. Existem meios legais de cobrança que em um contrato feito por profissional complicam bastante a vida do devedor se ele optar pelo atraso. Se suspender qualquer serviço essencial no imóvel locado vais responder por infração legal a lei do Inquilinato e + perdas e danos. o inquilino que não paga a conta mais cedo ou mais tarde irá ficar sem água. Se a conta está em seu nome é sua obrigação manter em dia e cobrar do inquilino. Nesse caso pague a conta e entre no juizado com despejo e cobrança contra ele. Qualquer despesa do imóvel locado em nome do proprietário, mas com obrigação de pagar pelo inquilino, o proprietário deve manter os pagamentos em dia e ser ressarcido pelo inquilino.

Por que tem o ITPU incluso no alguel se ele é da propriedade?

Porque a lei 8.245/91 em seu artigo 22 e 23 que cita os direitos e deveres das partes autoriza o locador a repassar para o inquilino o dever de pagar IPTU e condomínio enquanto residir no imóvel. O mesmo vale para seguro fogo do imóvel, água, gás e luz

Comprar imovel hipotecado?

Cancelando a hipoteca com a quitação não tem problema.

Como posso saber se taxa do meu condomínio está alta?

Não se atrela sobre o preço do imóvel e sim sobre as despesas do condominio.

Como vender meu apartamento que está financiado?

Sim, o interessado pode pagar a você o ágio do imóvel e transferir para ele o saldo devedor financiado ou pagar a você um sinal suficiente para quitação do saldo devedor liberando o imóvel e posteriormente quitando-o junto a você.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini