Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Valor documentação de imóvel financiado

Em torno de 5% a 6% do valor do imóvel se houver redução de alguns custos como ITBI com a parte financiado em percentual menor, desconto de 50% no registro do primeiro imóvel adquirido etc.

Quantos por cento do salário para aluguel?

Em geral 30%, mas é muito relativo porque vai depender do que você tem de despesa, receita e sua vida financeira que será informada ao preencher o cadastro de análise. Uma conta corrente com cheque especial consumido vai exigir um percentual maior por conta do risco.

Tenho que registrar meu contrato de locação?

Não, somente se houver caução em bem imóvel ou cláusula de vigência ou então se desejar resguardar teus direitos de preferência na venda do imóvel em que o locador não te ofereceu a preferência na aquisição. Nas outras situações no registro não é permitido.

Posso pagar o seguro fiança do meu locatário?

Sim, pode se propor a pagar sem problemas até porque quando o locatário faz seguro fiança parcelado o contrato prevê que ele deve manter os pagamentos em dia caso o inquilino fique inadimplente para que não tenha a apólice cancelada.

Inquilino precisa enviar os comprovantes todos meses?

Não deveria porque o bom locador não deixa estes comprovantes nas mãos do inquilino, ele deve pagar as contas e o inquilino repor os valores que o locador pagou pois condomínio e IPTU são despesas do locador repassadas para o locatário. Se deixou nas mãos do inquilino, sim o locador pode exigir que ele apresente os comprovantes todos os meses porém, ele é que deve ir buscar e não o inquilino levar. em era de internet é foto via Watts.

É possível eu comprar uma propriedade em nome do meu filho?

Sim, chama-se Escritura Pública de Compra e Venda de imóvel a vista com interveniente quitante. No caso você esta doando o dinheiro para aquisição do imóvel em nome do menor. Você é a interveniente quitante no contrato e fica como administradora do bem até que ele atinja a maioridade e se desejar pode instituir o usufruto vitalicio em seu favor impedindo que quando adulto ele venda o imóvel sem que você concorde. São dois impostos a recolher, o de aquisição municipal - ITBI e o estadual de doação do dinheiro para a compra chamado ITD.

Consigo ver pendências de um imóvel na matrícula?

Sim, hoje em dia se faz averbação noticia para garantir direitos de terceiros e consegues saber se existe algum ação judicial envolvendo o imóvel ou seu proprietário. Não use somente esta ferramenta, a certidão de condomínio e Prefeitura também é fundamental.

Quantos % aumenta o valor de cada andar?

Sim, mas não é o único fator para fechar o preço de venda. A cada andar o percentual pode variar ATÉ 5% na melhor das hipóteses.

Se eu não pagar a taxa de condomínio, posso ser despejado?

Sim, as taxas e impostos são sujeitas a despejo por falta de pagamento.

Como romper um contrato de aluguel?

Se for inquilino você rompe a hora que desejar bastando entregar as chaves e pagar a multa pactuada em contrato, se for o locador durante o prazo contratado somente por acordo entre as partes pois não pode o locador retomar o contrato durante o prazo. O artigo 4 da lei 8.245/91 beneficia somente o lcoatário. No prazo indeterminado de acordo com o artigo 46 basta notificar o inquilino de que não deseja continuar e conceder 30 dias para desocupação. Nos caso do artigo 47 por notificação escrita.

Qual a melhor taxa para um financiamento imobiliário?

Depende da correção do contrato. Se for correção pela TR sim, no momento é um percentual a ser aceito se o custo efetivo total não ficar alto. Sempre comece a analisar o financiamento imobiliário pelo CET. Ele vai te dizer o custo total do teu contrato onde estará incluído todos os encargos, todas as despesas que terá com o financiamento. Procure saber quanto será os seguro obrigatório, a taxa de administração, o imposto, valor da avaliação que costuma ser alto e só depois avalie taxa de juro e correção do mesmo.

Quem paga as certidoes na compra de um imovel?

O vendedor paga as certidões dele e do imóvel.

Como o inquilino deve pagar o IPTU?

Em geral é parcelado, mas se desejar pagar a vista fazendo opção pelo desconto deve comunicar o locador com bastante antecedência. Se o locador pagar o imposto com desconto não terá por obrigação conceder ao locatário o mesmo desconto.

Banco / Financeira que Financia Terrenos

Vários fazem financiamento de terreno onde o próprio terreno é dado em garantia.

Prazo

Hoje em dia, prever tempo de venda é muito difícil.

Preciso ter nome limpo para fazer seguro fiança?

Com certeza e não somente você, se listar as pessoas que vão residir no imóvel com você e um estiver com nome negativado a seguradora recusa. Seguro fiança é a garantia em que a seguradora é muito rigorosa com a análise cadastral. Bem difícil de aprovar cadastros de quem tem uma renda média.

Baixa de hipoteca como funciona?

Com o termo de quitação e procuração emitido pelo banco credor você solicita a baixa no cartório de imóveis para alienação fiduciária. Se for construtora esta tem que providenciar a baixa.

É correto que uma imobiliária cobre a taxa de escritura antes de o imóvel estar pronto?

Depende. O imóvel esta em obras ou em fase de conclusão? Se esta em fase de conclusão quando será providenciado o habite-se e consta no contrato o pagamento da parcela de escritura, tudo normal. qualquer cobrança deve estar descrita no teu contrato e lhe será entregue recibo respectivo ao que esta sendo cobrado. Você paga para o construtor a parcela de chaves quando este ainda não tem o habite-se municipal, mas consta em contrato o pagamento. O mesmo ocorre com loteadores. Verifique teu contrato.

Posso vender apartamento com divida de condomínio?

Nada impede porém quem for comprar teu apartamento vai levantar a divida e descontar do preço de venda ou vai pagar um sinal a você para que com este efetue a quitação, resolvendo a questão.

cancelamento contrato de admiistraçao de imovel

solicite uma reunião para explicar os motivos, formalizar a rescisão e acordar a multa a pagar se for o caso.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini