Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Inquilino precisa transferir titularidade de contas de consumo?

Sim e recomendo a todo locador que exija em contrato e faça constar multa se em 10 dias uteis não for transferida a titularidade. Deve sempre ser obrigação contratual.

Quem deve pagar o condomínio?

Perante o condomínio o proprietário do imóvel, perante a locação o inquilino se houver previsão no contrato.

Pode rescindir contrato de aluguel?

O Termo de quitação e encerramento é a garantia de que nada mais deves.

Apartamento no 1º andar com isolamento acústico

Depende porque nesse país nem toda norma é seguida. Os prédios de alto padrão tem excelente vedação do barulho, os de médio padrão que conheço no RS também. Já visitei prédios novos que você espirra no último andar e o vizinho do primeiro grita "saúde".

Posso entrar em um consórcio que já começou?

Sim, você pode entrar comprando cota disponível.

O que é melhor seguro fiança ou fiador?

Seguro fiança com a Porto Seguro é a seguradora mais rigorosa na analise do pretendente a locação.

Inquilino paga reforma do prédio?

Por reforma entenda exatamente reforma e não manutenção. A reforma do prédio é paga pelo proprietário do imóvel. Assim, pintar o prédio é despesa do locador. Passar mão de tinta em um muro é manutenção e sai das despesas ordinárias.

Posso alugar um quarto de um apartamento?

Olá, podes alugar sem problemas pois você reside no imóvel e não precisa dar satisfação a ninguém. Atente em comunicar a portaria do nome do novo morador caso houver portaria.

Registro de posse e registro de imóvel são a mesma coisa?

Não. O cartório de registro de imóveis registra todos os atos praticados com o imóvel na matricula imobiliária deste mas para isso a legislação exige que este registro seja solicitado através da apresentação de um documento oficial como escritura publica de compra e venda, escritura particular de compra financiada com garantia, contrato de doação de imóvel de valor até 30 salários mínimos etc. A escritura de posse é em geral um documento que não pode ser levado a registro no cartório de imóveis quando proveniente de imóveis invadidos, abandonados ou de herança sem inventario e outros deste tipo. Nessa situação quando leva-se a registro no cartório de títulos e documentos. Algumas situações de escritura de posse de imóveis de baixa renda construído por prefeituras podem ser registrados na matricula arquivada no cartório de imóveis.

Se eu adiantar parcelas do financiamento eu diminuo o juros?

Opte sempre por amortizar o saldo devedor não as parcelas. Diminuindo o saldo devedor você diminui o tempo de contrato, o valor dos seguros, os juros aplicados mensalmente porque são estes que formam o novo valor da parcela.

Posso vender um apartamento do minha casa minha vida?

Faixa 3 pode vender e alugar porém, se recebeu subsidio ele será devolvido integralmente ao governo isto é, vai integral o saldo devedor. As outras faixas não permitem venda ou locação sob risco de perder o imóvel.

Comissão de corretagem desistencia do comprador?

Sim, se o contrato foi finalizado e a desistência posterior não foi motivada por erro do corretor, a Comissão é devida.

O que dizer contrato de locação pacote?

Um erro que muitos praticam. O aluguel somente pode ser reajustado uma vez a cada 12 meses de contrato. O IPTU é reajustado por índice definido pela prefeitura uma vez ao ano e o condomínio pode subir a qualquer momento em que seja necessário fazer frente as despesas. Fazendo um pacote fechado somente será possivel o reajuste a cada 12 meses pelo índice do aluguel. Se o condomínio subir 10% o locador arcará com o prejuizo porque não poderá repassar para o aluguel. Não adianta querer prever o aumento em contrato porque é clausula nula. Normalmente o locador faz pacote fechado para burlar a lei e poder deduzir as taxas no imposto de renda e acaba em prejuizo.

Todo inquilino é obrigado a fazer seguro do imóvel?

Somente se o locador exigir, se o locador não exigir ou o imóvel for muito antigo o seguro fogo não é solicitado.

Posso trocar o fiador do meu inquilino?

Sim, pode pedir a substituição, mas se ele tem bens a penhorar não é preciso.

Qual o valor da multa contratual de aluguel?

A que constar em contrato e se não constar acerte com o locador evitando que o mesmo a solicite pela via judicial porque no caso de não estar em contrato o locador poderá solicitar ao juiz que a defina. A praxe é 03 alugueis proporcionais ao tempo do contrato. 3 alugueis dividido pelo tempo do contrato e multiplicado pelos meses que faltam para o contrato encerrar = multa a pagar. Não precisa notificar 30 dias antes pois não é caso de isenção da multa. Art. 4 da lei 8.245/91

Quem emite a CND de IPTU?

A fazenda municipal de cada cidade.

Pode fazer um contrato de locação com 2 locatários?

Sim coloquemos dois como locatários solidários e procuradores entre sí.

Devo pedir para um advogado rever o contrato do corretor?

Você deve usar seu profissional de confiança sempre que achar necessário. O corretor é profissional habilitado, o que ele diz, se estiver escrito tens como provar pois o contratou. o que não pode é receber informações que te asseguram direitos e não estar em contrato.

Seguro fiança da Porto Seguro é bom?

Considero um dos melhores pelo rigor na análise do locatário e rapido pagamento ao locador.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini