Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Qual a diferença entre locador e locatário?

Locador = proprietário, posseiro ou pessoa autorizada por estes, também chamado de senhorio. Locatário = quem irá residir no imóvel e pagar o aluguel, também chamado de inquilino

O que consta na escritura de um imóvel?

A completa descrição do imóvel das partes que negociam, ds certidões apresentadas e das informações do negocio como preço, forma de pagamento, etc.

Qual o prazo para despejo por falta de pagamento?

1 dia de atraso e já se pode entrar com despejo porém não se faz isso. O minimo que se deve aguardar é que tenha o segundo aluguel em atraso. Quando você tem valores muito baixos a serem cobrados se o contrato for bem feito podes evitar a justiça e colocar em cobrança de cartório de protesto.

Quanto tempo a imobiliária tem para devolver o caução?

Imediatamente após o encerramento e quitação do contrato salvo se o inquilino quiser esperar a data do aniversário da poupança para não perder os juros. A retenção somente é permitida se houver divida não quitada. A caução é devolvida com a correção da poupança mesmo que não tenha sido depositada e se por acaso a imobiliária aplicou o dinheiro em outro lugar, a você pertence todos os rendimentos. A caução não pode ser usada para favorecer terceiros.

O que acontece se eu não pagar o ITBI?

Você não consegue registrar sua escritura na matricula.

É possível cancelar o contrato de exclusividade com a imobiliária?

Sim, desde que você arque com todos os custos que a mesma teve com o trabalho do teu imóvel e se houver, multa pactuada.

Qual a diferença de varanda e sacada?

Por aqui dizemos que a sacada é em balanço ou seja se projeta para fora do apartamento e a varanda é integrante da sala separada por porta ou não.

Quais as garantias para locação de imóveis?

Fiador pessoa física = ótima Fiador pessoa jurídica = eu acho ruim Caução em dinheiro -= péssima Caução em imóvel = boa, mas pode dar problema Seguro fiança = a melhor garantia, porém a mais cara Cartão de crédito = excelente, mas com custos Titulo de capitalização = excelente, mas muito caro e á vista Cheque caução = não existe essa garantia, o papel pode não ter fundo. Carta de crédito bancaria - boa, mas o contrato só pode ser de 12 meses. Títulos de crédito = ruim, pode ser vendido ou perder valor

Imóvel hipotecado há 2 anos é normal?

Pode. Se você não solicitou a baixa da hipoteca quando o quitou ela continua esperando que você solicite ao banco a baixa.

A Caixa é quem emite todas as certidões?

Não, as partes devem buscar suas certidões.

IPTU está incluso no condomínio?

Não, é cobrado separado por ser tributo municipal.

Todos proprietários aceitam seguro fiança?

Seria o recomendado até porque o inquilino que passa na aprovação do seguro fiança com certeza é bom pagador. Respondendo tua pergunta o proprietário não é obrigado a aceitar.

Posso exigir que meu inquilino me envie mensalmente os comprovantes de contas de consumo?

É um incomodo desnecessário ao inquilino visto que você pode verificar via site da concessionária, se as contas permanecem em teu nome o que não é nada recomendável. Pode ser acordado desde que o inquilino não tenha que se deslocar para isso e as contas estejam em teu nome.

Qual o problema de apartamentos antigos?

Tenho imóveis com 5 anos anunciados e não vendem por diversos motivos, não é somente o fato de ser antigo. As pessoas hoje em dia buscam por padrão moderno que os prédios antigos não possuem. Uma apartamento pode ser grande e ensolarado passível de ser modernizado em uma reforma, mas tem uma garagem apenas, não tem nenhuma infra estrutura no condomínio e fica localizado em uma área nobre que antigamente foi residencial e hoje é totalmente comercial. Isso acaba colocando o imóvel em desvantagem e aí a solução é baixar o preço. O que ocorre é que baixar o preço de algo moderno é uma coisa e baixar o preço de algo antigo e desatualizado é outra. Porque pagar 400 mil por algo construído na década de 70 se você pode pagar este preço por algo menor e com toda a infra??? Te respondo que vai depender do cliente. Eu amo imóveis antigo e moro em um. Qual a solução, uma reforma com atrativos que valorizem o imóvel como elétrica, hidráulica, espera para ar e demais equipamento, esquadrias modernas e eficientes quanto a privacidade deixando piso entre outros para que o interessado coloque a seu gosto. Tudo isso após um estudo rigoroso que demonstre que realmente vale a pena.

Quais defeitos devo procurar em um apartamento?

Manchas de infiltração que indiquem vazamentos, testar todas as torneiras, hidras e registros, verificar a fiação elétrica, enfim fazer um pente fino.

terreno pode ser penhorado?

Sim, até mesmos e estiver alienado a banco porém não se leva a penhora adainte porque  a alienação bancária tem prioridade.

Sol da tarde apartamento é muito ruim?

Na era do ar condicionado não. Vai depende do perfil do usuário do imóvel.

Quanto pedir de desconto á vista em imóvel?

Quem disse que o proprietário aceita desconto? Se o imóvel esta dentro do preço de mercado não há que se falar em desconto a vista ou atualização de preço no pagamento financiado. Desconto se negocia quando o imóvel esta acima do preço que vale no mercado ou se encontra algum problema que irá gerar custo ao adquirente.

Prazo para entrega das chaves imovel novo?

Aquele que constar em contrato.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini