Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Imóvel não possui escritura

Tem que passar pelo construtor para ser feita a cessão particular que o mesmo registrará na matricula e posteriormente fará a escritura direto ao cessionário.

O que acontece com o fiador se o inquilino não pagar o aluguel?

O fiador responde pela divida do afinaçado com seus bens.

No contrato de compra e venda consta a comissão do corretor?

Nos meus contratos sim, todos os meus dados e os honorários que eu recebo, mas não é obrigatório e no meu entendimento deveria ser obrigado constar na escritura pública os dados de todos que recebem a comissão ou parte dela. Vende-se um imóvel na planta e quem fica com a maior parte não é o Corretor que trabalhou.

Quanto tempo demora para o banco aprovar o financiamento de imóvel?

10 dias em média se toda a documentação do comprador, vendedor e imóvel estiver correta.

Posso registrar um imóvel no RGI, sem documentação?

Somente se você tiver uma sentença judicial.

O corretor vai constar no contrato de compra e venda?

Nos meus contratos consta a intermediação pelo Corretor e os dados do mesmo mas não é praxe no mercado fazer constar os dados do Corretor por ele ser contratado do vendedor. Na minha opinião deveria ser obrigatório no contrato particular e escritura.

Devo reformar para alugar?

Se o inquilino for pintar e receber desconto no aluguel então você o esta indenizando pela pintura e deverá lançar em seu IR a mesma como benfeitoria no teu imóvel. Deve constar no contrato para que não tenhas problemas depois que o descontos e refere a reembolso da pintura orçada em xxx e a obrigação do inquilino de devolver ao fim do contrato com pintura nova. Outra opção é não pintar e deixar que o inquilino opte por ocupar o imóvel com pintura usada e se fizer pintura nova devolve como estiver no fim do contrato. A pintura é o de menos, o importante é que hidráulica e elétrica estejam em perfeito estado e adequados aos padrões atuais.

Posso cobrar a taxa de condomínio antes de entregar o apto?

Qualquer valor de locação é pago na assinatura do contrato nunca antes. Se a imobiliária quer cobrar a taxa de condomínio e parcela do IPTU do mês da locação deve ser pago na assinatura do contrato. Se você se refere a desocupação do imóvel locado é pago pró-rata e não o mês todo após entrega das chaves. Se estas falando de compra e venda a resposta é não, você só paga taxas do imóvel após ter a posse com a entrega das chaves, antes quem paga é o vendedor.

Qual valor de IPTU de apartamento minha casa minha vida?

Quando tem IPTU isto é não for isento em geral é de valor muito baixo, mas varia conforme o empreendimento, bairro, etc,etc

Existe juros de imóvel na planta?

Não, o que existe é correção por índice de inflação para que o dinheiro não perca valor, normalmente na planta é utilizado o INCC-DI mensal ou anula acumulado do período de 12 meses e este incide incide sobre todos os pagamentos feitos por vocês incluindo a entrada á vista. Após o habite-se aí sim se continuar pagando parcelas direto ao construtor haverá além da correção os juros pela tabela Price ou IGPM Nos imóveis em que a Caixa financia a obra e libera o dinheiro aos poucos para o construtor haverá taxa da obra.

Permuta de imóvel com divida de IPTU?

Faz-se obrigatório ou que a divida seja quitada ou que o proprietário do imóvel faça um complemento em dinheiro chamado torna para que a divida seja paga porque a mesma acompanha a alienação do imóvel passando a ser obrigação do permutante que recebeu o imóvel quita-la. Sendo divida do imóvel acompanha qualquer alienação.

Limpeza de fossa quem paga é o inquilino ou o proprietário?

Inquilino que está no uso do imóvel e inclusive no termo de vistoria deve constar que a mesma está com a manutenção em dia. Se a locação é recente e entupiu é despesa do proprietário que não entregou o imóvel em condições.

como posso tirar a escritura de uma casa que foi construida em um terreno de família?

Regularizando as construções via prefeitura e se a metragem do imóvel estiver dentro do que determina a legislação municipal poderá ser feito um condomínio no local para que cada construção tenha sua escritura registrada na matricula. Se possivel se pode inclusive desdobrar o terreno em x lotes cada um com sua casa e fazer a divisão amigável.

como posso tirar a escritura de uma casa que foi construida em um terreno de família?

Com a concordância de todos os familiares donos do terreno e herdeiros se houver, uma divisão amigável permitirá que um pedaço do terreno seja doado a você incluindo a benfeitoria que é a asa construída. Se for casa dos pais os outros filhos devem assinar anuindo a doação. Tem todo um procedimento de custo elevado para situação descrita.

Precisa ter contrato de exclusividade para locação?

Não, você pode colocar em varias imobiliárias ou escolher uma somente. Eu como autônoma somente pego intermediação exclusiva. Não fico com chaves que estão disponíveis com outras imobiliárias.

Qual a renda para alugar imóvel?

Em geral 03 vezes o valor da locação mensal, aluguel + taxas. Se for utilizar seguro fiança como garantia 4 vezes. Se informares todos que irão residir no imóvel com suas rendas fica mais fácil a aprovação.

Posso ver um imovel com um corretor e comprar com outro?

Nada impede a não ser que o imóvel que você deseja esteja a venda com exclusividade com outro corretor, nesse caso deixe que eles se entendam porque um tem o cliente e o outro imóvel e nesse caso eles dividem a comissão.

O financiamento só pode comprometer 30% do meu salário?

Se não tiveres outro financiamento porque se tiveres vai diminuir o percentual.

Qual o custo de uma certidão de ônus reais?

Depende do estado em geral R$ 30,00

O proprietário do imóvel vendido para o inquilino deve pagar comissão à imobiliária??

Sim, todo o contrato de intermediação e administração imobiliária possui cláusula que em caso de alienação a mesma deva receber a comissão porque com a venda do imóvel o novo proprietário não está obrigado a cumprir o contrato podendo solicitar a desocupação bem como não tem qualquer vínculo com a imobiliária. Sendo assim como o locador pode vender a qualquer tempo a imobiliária coloca cláusula que deve ser vendido através dela e paga a comissão, em geral menor que a tabela referência do Conselho.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini