Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Como escolher o andar para morar?
Você, logico. Só faltava essa de o construtor querer determinar em que andar você irá residir.
Posso vender casa quitada do minha casa minha vida?
Existem prazos então depende da faixa do imóvel, se for faixa 3 sim, as outras depende se foi quitado antecipadamente ou não entre outras informações. O beneficio governamental é unico, uma vez que compraste um imóvel com beneficio do governo não poderas mais utilizar em outro.
O cônjuge pode ser fiador no contrato de locação?
Se o fiador do contrato é casado, é obrigatório que o cônjuge seja fiador também. Colocamos o casal como fiadores porque se não for assim a fiança será considerada nula. O mesmo não ocorre se forem apenas companheiros. Se a pessoa é locatário o cônjuge só pode ser fiador se o regime de bens for de separação total. Nesse caso pode ser caucionista entregando um imóvel em garantia. É preciso avaliar a situação antes de aceitar.
Quando o imóvel não tem escritura?
Quando o imóvel é invadido e trata-se de área pública ou área verde ele não tem nem escritura nem matricula nem IPTU e não pode ser usucapido. Quando o imóvel é muito antigo e não sofreu qualquer modificação tanto na propriedade quanto na sua essência, ele pode não ter escritura e seu documento oficial ser um antigo documento chamado de Translado. ao vende-lo se faz a escritura e solicita-se a abertura de matricula. Estes translado fica arquivado no Tabelionato
porque donos de aluguéis não aceitam reduzir preços?
Existe um mercado que regula a locação e temos a oferta e procura então o lcoador só irá reduzir o aluguel se for benéfico para ele. Se tem demanda ele segue cobrando conforme o mercado, se os lcoatários somem ele baixa preço porque proprietário que fica com imóvel fechado gerando despesa ninguém merece. Sempre digo que prefiro um inquilino antigo que pague me dia um aluguel menor do que um aluguel maior e um inquilino problema.
Posso comprar um imóvel que está alienado?
Você pode comprar qualquer imóvel tenha este problema ou não desde que resolva o que poderia impedir a trasnferência para o seu nome. Recomendo o uso de um profissional para que não tenha problemas.
é possível trocar a administradora do condomínio?
Sim, em Assembleia Geral Extraordinária a maioria pode votar pelo encerramento do contrato e contratação de nova administradora que é auxiliar do sindico na administração do condominio.
O que acontece se eu não pagar IPTU?
O imóvel responde pelas dividas e portanto será você inscrito na divida ativa do município e não resolvendo a questão o imóvel pode ir a leilão. Hoje este tipo de divida pode ir a protesto em cartório, mais rápido de a prefeitura resolver.
Posso usar o FGTS para pagar a construtora?
Se o imóvel está em construção ou na planta não. Após habite-se e matricula individual, sim.
Apartamento com área de lazer na cobertura é bom?
Aqui no RS é ótimo principalmente por conta da vista da cidade e também já temos área social no meio do edificio. Vai depender do tipod e empreendimento, em imóveis de luxo os apartamentos próximos possuem reforço no isolamento acústico.
Quais são os documentos para se registrar um imóvel?
Escritura pública no caso de usados ou particular no caso de financiamento bancário, folha espelho do carnê do IPTU, guia do ITBI quitada e documentos do adquirente. esses são os de praxe para dar entrada nor egistrod e imóveis.
Quem conserta imóvel? Inquilino ou Locatário?
Manutenção, pequenos consertos e estragos que der causa são do inquilino. Danos estruturais são do lcoador bem como o que tiver vida útil esgotada e precisar ser substituido. Exemplo. Você paga a limpeza da caixa d'agua e a troca da bomba quando estraga, o locador troca a caixa d'agua quando rachar, quebrar, por vida útil esgotada. Você conserta todos os canos externos da casa, o locador troca e conserta os dentro das paredes. Você faz manutenção e limpeza do telhado e substitui uma ou outra telha que dê problema, o locador repõe o telhado em eprfeitas condições se um vendeval destelha o imóvel. Você conserta motor do portão da garagem, o lcoador coloca um novo se este queimar sem que tenha sido provocado por você. E assim por diante. A saber: locador, proprietário, herdeiro ou pessoa autorizada pelo proprietário também conhecido como senhorio. Locatário também chamado de inquilino que reside e paga o aluguel.
Alugar imóvel direto com o dono é ruim?
Alugar imóvel direto com o dono tem custos menores e também um rigor menor na locação visto que imobiliárias e Corretores tem responsabilidade civil perante os prejuizos que causarem ao locador pela má administração. Isso faz com que tenhamos que ter um rigor maior na análise do locatário e também da administração do contrato. Em geral locadores não costumam cumprir a lei, os contratos contém cláusula abusivas e até absurdas por desconhecimento da legislação vigente, mas as imobiliárias também costumam cobrar o que não devem a complicar a vida do locatário. Então se você deseja locar direto com o proprietário exija a matricula imobiliária que conste o nome dele como dono e somente este documento prova a propriedade, não pague nenhum valor antes de receber as chaves, exija contrato escrito com termo de vistoria do imóvel e NUNCA abra mão dos recibos de tudo que pagares. Se depois o contrato tiver algum erro, a justiça corrige. Sempre fui uma ótima locadora, melhor ainda inquilina e por enquanto administrando sem problemas.
A garantia oferecida para o locador pode ser trocada?
Somente se o locador concordar. Uma vez assinado o contrato qualquer modificação implica em todas as partes aceitarem. A troca da garantia depende do consentimento do locador pois é este que determina que garantia será aceita ou não.
comprar imovel hipotecado?
Sem problemas, procura-se o credor, quita a divida e libera a hipoteca, após faz a escritura. o proprio sinal acordado com o vendedor pode ser usado para liberar a hipoteca. tudo com orientação de profissional.
Qual melhor empresa para fazer um seguro fiança?
Porto Seguro aluguel, o mais rigoroso com o cadastro do pretendente a locação, mas hoje temos também a Credipago para quem tem cartão de crédito. sem querer fazer propaganda gratuita, são as melhores porém caras.
É o síndico que emite a CND de condomínio?
Sim, a obrigação é do síndico que assina e entrega uma cópia autenticada da Ata da Assembléia que o elegeu. Nos condomínios que possuem uma administradora de imóveis auxiliando o síndico o documento é solicitado a esta que faz todo o procedimento junto ao síndico.
Vantagens de condomínios com várias torres?
Levando em conta que a infra condominial costuma ser insuficente para todos a unica vantagem é um taxa menor de condominio e adminsitraçãod e cada bloco por subsindicos. Uma reunião de condominio vira um inferno se não for bem administrado.
Minha Casa Minha Vida aceita permuta?
Não, é preciso primeiro quitar o saldo devedor. Há casos em que se pode permutar o saldo devedor quando ambos os imóveis são financiados e os permutantes se encaixam nas regras do financiamento, mas no caso do MCMV que eu saiba não é possivel.
Com quem eu reclamo que taxa de condomínio está abusiva??
Não existe taxa de condominio abusiva. A taxa de condominio é aprovada por Assembléia Geral Ordinaria que tem autoridade para estabelecer o novo valor mensal levando em conta o equilibrio entre receita e despesa mensal, previsão de caixa para pagamentos de 13º, ferias e rescisão de funcionário incluive fazer caixa frente a despesas extras. Uma vez aprovada pela Assembléia não há que se contestar abusividade. Cada condominio sabe o que é neessário para manter o equilibrio das contas uma vez que atualmente a carga de impostos e obrigações é bem grande. O comparecimento dos condôminos as reuniões é fundamental para que se possa discutir, contestar, aprovar ou não as decisões só que infelizmente a maioria continua não comaprecendo sob diveroso argumentos. Compareça as reuniões e faça seu questionamento.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini