Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Qual a diferença de escritura e matrícula de imóvel?
A Escritura é a formalização do negócio entre as partes e o documento hábil para que a propriedade seja transferida. A Escritura pode ser pública quando não envolve financiamento imobiliária e realizada em qualquer cartório de notas do país. A matricula imobiliária é o documento oficial do imóvel, como se fosse o CPF do imóvel. É arquivada em um único cartório de imóveis da região de endereço deste(chama-se circunscrição), contém um único número que a identifica e nela são anotados todos os atos de registro que transfira a propriedade ou de averbação que modifique a propriedade( garantias).
É possível ser subsíndico mesmo estando inadimplente?
Não. Critério obrigatório para concorrer a cargo é estar em dia com o condomínio.
Se o inquilino não pagar o seguro fiança e entrar na casa?
Você não recebe as chaves da casa antes de pagar o seguro fiança, se isso ocorreu houve falha no processo provavelmente feito diretamento pelo proprietário do imóvel que desconhece as regras de segurança contratual. Economizou na comissão de Corretores agora vai pagar 5 vezes mais para tirar o inquilino do imóvel pela via judicial.
Qual a diferença entre fiador e avalista?
Aval existe em titulos cambias, titulos de crédito, fiança é um isntituto do direito civil e tem natureza contratual e já faz algum tempo em que se pode instituir no contrato o fiador como principal pagador. Em ambos o cônjuge tem que assinar consentindo.
Boleto do condomínio fica em nome do proprietário ou inquilino?
Não existe isso. Não é possivel transferir a titularidade do boleto de condomínio. Fica sempre em nome do proprietário e o mesmo com o IPTU. O contribuinte destas taxas é sempre o proprietário. Condomínio e IPTU deve ser cobrado junto com o aluguel no mesmo boleto. o locador ou a imobiliária separa as despesas. o lcoatário não pode ser cobrado pelo condomínio e pela prefeitura na justiça, somente quem constar como proprietário será o devedor tributário.
Corretor de imóveis pode ter exclusividade no meu imóvel?
Se você concordar sim.
Posso usar fgts para comprar imovel em outro município?
Não. Você pode adquiri dentro da região metropolitana e do municipio onde trabalha e reside. Se você mora em uma cidade e trabalha na cidade vizinha dentro dos limites estabelecidos pelas regras, sim é possivel usar o fundo desde que respeitadas as demais normas.
Quem deve arrumar parte elétrica, inquilino ou dono da casa?
Depende. Se você causou o dano a rede elétrica é você quem arruma, se for pequeno conserto também mas se toda a rede está obsoleta quem deve arcar com o custo é o proprietário.
Infiltração na laje de cobertura?
Se for proveniente do encanamento do imóvel é o proprietário. Se for de alguma coluna da caixa d'agua o condomínio.
O que é locador e locatário?
Locador proprietário ou quem esta na posse e administração do imóvel. Locatário também conhecido como inquilino é que vai residir e pagar o aluguel.
Para que serve o fundo de reserva de um condomínio?
Para despesas com investimento no condomínio como instalações.
Despesas com certidão de imóveis é pago por quem?
Cada um paga as suas e o vendedor as do imóvel.
Posso vender a minha propriedade com o inventário em andamento?
Sim, o advogado responsável pelo inventario deve solicitar ao juiz responsável uma lavrá judicial de venda. É comum a venda de bens do espólio visando obter recursos para dar andamento ao inventário.
Maior de 65 anos pode ser fiador?
A pessoa pode ser fiadora em qualquer idade porém quanto mais avançada menor a possibilidade de ser aceita. O falecimento do fiador extingue a fiança locatícia e portanto seus bens só serão levados a leilão se já houver dívida anterior ao falecimento. A partir do falecimento o contrato fica sem fiador que o garanta. Por esta situação, as imobiliárias não costumam aceitar fiadores com idade avançada e muito menos as empresas que vendem seguro fiança. Acima de 60 anos depende de cada caso. Eu aceito mas mantenho contato anual com o fiador para atualizar o cadastro e estar atenta a garantia.
Como saber se o corretor é cadastrado no creci?
No site do Conselho - CRECI - do estado tem um link onde você pode inserir o nome e numero do Corretor para verificar. É seu direito e dever do Corretor te fornecer o nome completo e numero do CRECI.
Posso vender imóvel com iptu atrasado?
Sim, podes vender com IPTU atrasado porém o comprador vai exigir descontar a dívida do preço pago ou no pagamento do sinal quitar. Abraços
Para comprar um terreno, posso usar o meu fundo de garantia?
Se for terreno sem nada em cima não, mas se for terreno em loteamento com incorporação que é aquele que o loteador vende o lote com projeto aprovado e o proprio construtor constrói a casa, aí sim pdoes usar o teu FGTS. Resumindo, o lote tem que estar em loteamento com Incorporação.
O proprietário do imóvel é obrigado a aceitar meu FGTS?
Não, o dono do imóvel não é obrigado a aceitar nada, ele tem o imóvel, ele dita as regras. O que ocorre é que o saldo do FGTS é um valor garantido e não tem porque não aceitar a não ser que ele tenha suado no imóvel recentemente o que impediria o uso por você.
Como funciona contrato de locação por tempo indeterminado?
Para o locatário que é a pessoa que irá residir no imóvel o contrato por prazo indeterminado permite desocupar a qualquer momento sem pagar multa, bastando a obrigação de por escrito comunicar a saída e entrega das chaves em 30 dias. A ausência da comunicação implica em o locador poder cobrar um aluguel a mais como penalidade pelo descumprimento do aviso. Para o lcoador o prazo determinado só é vantagem se for contrato inicial de 30 meses ou mais que ao término se renovou automaticamente por prazo indeterminado. Nestes caso a desocupação é permitido por denuncia vazia(sem motivo) com 30 dias para o inquilino reformar a entregar as chaves. No prazo menor que 30 meses e na locação verbal, o locador será prejudicado pois somente poderá encerrar o contrato por denuncia cheia nos casos do artigo 47 da lei 8.245/91.
Quanto tempo demora o processo de financiamento da Caixa?
No máximo 90 dias.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini