Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Pode negociar a taxa que que a imobiliaria ou corretor ganha?
Hoje a tabela CRECI é sugestão, você pode sim negociar a comissão com o corretor ou imobiliária, o que ocorrer é que as imobiliarias seguem a tabela do Conselho e você dificilmente consegue negociar. Com o corretor pessoa física é mais fácil dependendo do trabalho que será realizado pelo profissional.
A vaga de um apartamento possuí escritura separada?
Sim e não. Se for vaga em geral está descrita na matricula do apartamento. Se for garagem com pagamento de IPTU separado então com certeza ela tem matricula separada. Atente que em caso de venda o comprador terá uma escrituras, dois registros e dois ITBI
Taxa média de desconto na compra do imóvel?
Nenhum proprietário é obrigado a dar desconto, isso depende de negociação que leva em conta o prazo de pagamento oferecido pelo comprador, urgência na venda, entre outros.
Quais as taxas de juros atuais para se financiar um imóvel?
A CEF atualmente tem a menor taxa de juros do mercado em 6,75% e do jeito que está esta guerra de redução de juros o pessoal vai acabar por segurar a compra financiada esperando o próximo ato
Como sei se o IPTU de um apartamento que estou comprando é barato ou caro?
Solicite ao proprietário a certidão do cadastro municipal ou folha espelho do carnê de IPTU. Nele constará o valor atualizado.
Em que momento eu posso pegar as chaves do imóvel que eu comprei?
Conforme acordado em contrato entre as partes. Se nada foi acordado o vendedor somente estará obrigado a entregar as chaves diante da quitação do preço.
Em quanto tempo o banco demora para liberar o financiamento?
Não devia ter aceitado esta cláusula qualquer problema e o prazo estoura. o financiamento é depositado na conta do vendedor quando assinarem o contrato porém fica bloqueado até que você devolva ao banco o contrato registrado.
É muito difícil vender um apartamento no 4º andar sem elevador?
Da mesma forma que você quer comprar, outros também pensam assim e sempre terá um interessado. O problema não é vender o apartamento, é tentar explicar para o proprietário que o imóvel no quarto andar não pode ter o mesmo preço de venda do imóvel no primeiro andar. Da mesma forma que você vai pagar mais barato, vai vender da mesma forma. Mantenha-o bem conservado, atualizado nas tecnologias disponíveis e dentro do preço e não terás problemas. O que mais pesa na compra hoje é a taxa de condomínio, IPTU e o estado de conservação do prédio e imóvel.
É normal um financiamento demorar mais que 3 meses?
Não é normal se todo o procedimento transcorreu sem problemas. Deve haver alguma situação que esteja complicando a liberação porque quando o comprador devolve a escritura registrada junto com a Certidão de ônus ao banco, em no máximo 8 a 10 dias o dinheiro bloqueado na conta do vendedor é liberado. Com certeza houve algum problema no registro ou o comprador nem levou o registro e se isso não for feito o banco não libera.
Em quanto tempo o banco envia a quitação de um financiamento?
O banco não envia a quitação do financiamento para sua casa, você tem que se deslocar ao banco e solicitar o Termo de Quitação e a Procuração. Seu contrato é localizado no computador e ambos são entregues a você na hora com a informação do cartório onde a procuração do banco deverá ter firma reconhecida. Os dois documentos são levados ao cartório de imóveis para baixa da garantia. Não sei se em outros estados é diferente, aqui no RS segue esta regra.
Se o comprador desistir da compra eu tenho que devolver o sinal que ele pagou?
Depende. Se ele desistiu por problemas com sua documentação ou do imóvel é uma coisa, se esta tudo certo e ele apenas desistiu vai depender do que diz teu contrato. Costumo colocar arras o que no caso o comprador desistindo perde o sinal e o vendedor devolve em dobro. Você vinculou no contrato a desistência a multa ou perda do sinal?
Como funciona e como investir em fundos imobiliarios?
Muito difícil essa orientação por aqui e pra ser sincera ainda estou estudando os fundos pois não são iguais aos outros. Existem muitos tipo, formas de remuneração, como lidar com prejuízos, outros acabam em despesa, enfim é o investimento do momento. tem fundos em bolsa e outros não
Serviços mal prestados pela imobiliaria, o locador se responsabiliza?
Vamos por partes. A imobiliária é procuradora do locador e age em nome deste não podendo tomar determinadas providencias sem que ele autorize. Perante você a imobiliária é prestadora de serviços atuando o código do consumidor, já entre você e o locador a Lei do Inquilinato 8.245/91 atua. A maiorias das imobiliárias não responde Email pelo simples fato de que são funcionários que os abrem e estes não tem competência para resolver problemas da locação. Uma resposta equivocada e o locatário(você) tem em mãos provas que podem prejudicar o locador. Notifique o locador sempre por escrito em duas via e entregue na imobiliária, quem recebe assina e carimba com data a segunda via que fica com você e desta forma ninguém vai dizer que o teu email não chegou. Aviso de cobrança não é constrangimento a não ser que venha em documento aberto para qualquer um ler. Aviso é forma inequívoca de evitar prejuizo maior ao devedor fazendo prova de que te avisaram. A imobiliária pode simplesmente entregar para o departamento jurídico cobrar em cartório de protesto negativando o CPF após 30 dias e isso pode ser feito com um dia de atraso. Se estão te enviando aviso é porque o locador tem intenção de evitar cartório e justiça. Como você não disse qual o exato problema só posso te dizer que .... Compareça na imobiliária pessoalmente e resolva a questão. Se a imobiliária é digital, nesse caso procure direto um advogado pois sendo 1005 digital o contato com você e solução deve ser imediato. Faça provas gravando áudio, dando print de tela, guardando email sem resposta entre outros.
Qual a responsabilidade das imobiliárias?
Você deve estar se referindo a imobiliárias que administram a locação de imóveis e representam o proprietário no contrato como no caso eu que sou corretora e administro a locaçãod e meus clientes sendo procuradora dos mesmso para assinar, receber pagamentos, contratars eguros etc, etc. Isso vai depender do que for contratado. Eu recebo o aluguel e taxas dos locatários e repasso aos locadores e estes é que efetuam o pagamento de condominio e IPTU. Recebo a cota condominial da administradora do condominio, separo os valores que são do locatário e do locador e remeto o doc de pagamento que recebi junto com os valores direto ao proprietário. Perante o Código Civil a imobiliária responde por qualuer prejuizo ao cliente desde que comprovado.
O valor do m² do apartamento Garden é igual dos apartamentos comuns?
Garden pu seja com jardim externo e o jardim faz parte da área do imóvel por ser de uso exclusivo seu. Perfeitamente legal.
Posso pegar as chaves do imóvel no pagamento do sinal ou preciso esperar o banco pagar o restante?
Depende de acordo entre as partes. Se você está dando um sinal de 50% do valor do imóvel e assinando uma promessa de compra e venda até se pode entregar as chaves mas o contrato deve prever posse provisória que somente se transforma em definitiva com a liberação do dinheiro financiado pelo banco. Havendo proteção contratual tudo bem, mas isto vai depender da atuação do Corretor na análise dos riscos que envolve. A maioria prefere dar a posse definitiva na quitação.
Eu consigo saber se um imóvel já teve mais de um dono?
Tudo o que desejares saber sobre um imóvel está na matricula imobiliária, desde os proprietários oficiais que teve até as construções, demolições, alterações, ônus reais etc,etc. Você não encontrará na matricula contratos particulares de transferência de posse, locações, heranças em que ainda não foi feito inventario, obrigando assim a pedir outras certidões. O proprietário de direito será sempre quem tem o último nome nesta matricula.
Posso comprar um Imovel de quem tem nome sujo no serasa?
Vai depender do motivo pelo qual o vendedor esta com abalo no crédito. Há dividas que são consideradas de risco para evitar fraudes onde o proprietário se livra dos bens para não pagar. Por exemplo, dividas trabalhistas e INSS onde o juiz pode mandar os bens voltarem a propriedade do devedor. O Corretor deverá analisar a lista de bens do vendedor, o tipo de divida e se ele tiver bens suficientes e o que esta sendo negociado não interefere, pode ser vendido sem problemas. Com financiamento bancário de jeito nenhum.
Se eu desistir de um imóvel comprado no lançamento a construtora devolve meu dinheiro?
Sim, uma parte será retornado de acordo com a Lei dos Distratos, mas não é todo o valor. Passado 07 dias de assinatrua da proposta de compra no estande de vendas esta será efetivada.
Visitei o mesmo imóvel com 2 corretores, com qual devo fechar?
O primeiro corretor é o responsável pelo atendimento se for plantão de vendas de imóveis de construtores. O segundo corretor deveria ter visto no sistema da construtora que vocês já estavam sendo atendido por outro. Aqui no RS tem Corretores desonestos que cadastram o cônjuge com o CPF para parecer que não sabia que o outro já estava cadastrado. Você como comprador pode escolher com quem será atendido, nada te impede de não gostar de um atendimento e solicitar que seja atendido por outro corretor. Se foi visita de imóvel usado, o primeiro Corretor tem a preferência porque a data da visita é anterior e o vendedor que paga a comissão é que vai ter que resolver a questão.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini