Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Como calcular multa rescisória de aluguel?
Depende do que consta em cláusula contratual. Em geral, valor da multa dividido pelo prazo do contrato e multiplicado pelos meses que faltarem para fechar.
Quais são os direitos de um fiador?
De poder se exonerar quando o prazo se tornar indeterminado, de fazer cumprir o que está no contrato, de ser comunicado da dívida existente, de reaver os valores pagos, através de subrogação dos créditos do locador.
Como posso remover meu nome do contrato de imóvel comprado?
Para isso vocês tem que divorciar, partilhar o bem e ele ter condições de arcar com 100% da parcela, refinanciando a sua parte na partilha. Ele te incluiu porque no financiamento é obrigatório o cônjuge no contrato.
Posso transferir escritura de terreno para outra pessoa?
Pode, você é livre para fazer o que quiser. Pode vender e dar a parte dele ou doar o terreno a ele novamente.
Qual o prazo para inquilino sair do imóvel?
Depende do motivo da desocupação. No geral 30 dias no mínimo.
O que fazer quando inquilino já mudou e não entregou as chaves?
OlÁ, águardar a devolução ou acionar o advogado para pedir na justiça acesso ao imóvel por abandono. Não recomendo acessar o imóvel, se houver bens do inquilino, você pode ser responsabilizado.
inquilino mudou e nao entregou chaves do imóvel
Por que BO? Você tem e que entrar na justiça com autorização para acessar seu imóvel. Enquanto ele não devolver, segue cobrando aluguel.
Como negar um pedido para ser fiador?
Dizendo não. Simples assim. Seja sincero porque é um compromisso muito grande e oneroso.
Vantagens de condomínios com várias torres?
Na minha opinião particular, nenhuma. A área social fica superlotada porque nunca é suficiente para todos. Tem fila eterna de espera por churrasqueiras, salão de festas e você paga por tudo isso. A entrada e saída de carros de manhã cedo costuma ser um caos, você nunca sabe se quem encontrou nos minúsculos corredores dos prédios é um morador, visitante ou sabe lá quem, a piscina em geral fica na sombra e é pequena, enfim, eu acho horrível. Você morre e te acham um mês depois.
Quais despesas são responsabilidade do inquilino?
Aluguel, condomínio e IPTU se constar essa obrigação no contrato escrito, água, energia, gás natural encanado, taxa de lixo e esgoto, despesas ordinárias do condomínio como as dos funcionários, incluindo rescisão e indenização trabalhistas. Reposição de fundo de reserva dos proprietários, caso este seja utilizado para cobrir o saldo negativo da despesa ordinária do condomomínio, manutenção do imóvel para sua conservação.
Onde consigo uma matrícula de imóvel?
As matrículas ficam arquivadas no cartório de registro de imóveis da cricunscrição de endereço deste imóvel.
Quanto tempo o inquilino tem para entregar o imóvel?
Se o imóvel foi vendido, 90 dias após ser notificado pelo adquirente de que este deseja o despejo. Nos casos de contrato por prazo indeterminado, aviso com 30 dias de antecedência. Há casos em que pode-se chegar a 6 meses como nas situações de retomada pelo locador para uso próprio nos termos do artigo 47 da lei 8. 245/91.
Caucionante e fiador é a mesma coisa?
Não. Fiador é a pessoa física ou juridica que garante o contrato de locação, pagando em lugar do locatário caso este venha a ficar inadimplente e não quite a dívida. O fiador que paga a dívida se suvroga nos créditos que pagou podendo mover ação contra o seu afinaçado. Caucionante é a pessoa fisica identificada no contrato de locação como o proprietário do bem imóvel entregue em garanatia caução e que terá este contrato averbado na matricula do imóvel caucionado. Em caso de inadimplência, o imóvel é a garantia da dívida.
Quando não tem contrato de aluguel. Quais os meus direitos?
Quem aluga um imóvel sempre tem contrato de Se não o fez por escrito, ele é verbal de acordo com a lei do inquilinato 8. 245/91 artigo 47. Seus deveres e direitos são os determinados nesta lei e não valem acordos porque estes exigem contrato escrito. Exemplo: no contrato verbal não existe cobrança de IPTU do inquilino, porque a lei exige que conste em contrato escrito a obrigação de o inquilino pagar o imposto.
Quando posso tirar o inquilino?
Existem diversas formas de encerrar o contrato de locação. Durante o prazo contratado por escrito, você locador somente pode retomar o imóvel por infração do inquilino, desde que ele desocupe de forma voluntaria. Não aceitando sair você terá que recorrer a justiça com o despejo por infração. Podes despejar por termino do prazo contratado de 30 meses ou mais. Podes despejar nos termos do artigo 47 da lei 8. 245/91 entre outras situações.
Um imóvel doado pode ser vendido?
Se foi livremente doado sem clausula de inalienabilidade, sim pode ser vendido, dependendo de análise caso a caso.
Posso reformar um imóvel alugado?
Não, você tem a posse direta do imóvel, não o domínio. Qualquer reformaou alteração necessita obrigatoriamente autorização expressa do locador.
Como fica o inquilino depois de vencido o contrato de locação?
No silêncio das partes em encerrar o contrato, renova-lo com novo prazo ou fazer novo contrato, este se renova automaticamente ratificada suas cláusulas exceto a do prazo que passa a ser indeterminado. A locação continua até que uma das partes comunique a outra 30 dias antes de que pretende encerrar.
Como devolver um imóvel que está financiado?
Não tem como você devolver porque o financiamento é um empréstimo feito por você onde o próprio imóvel foi dado como garantia ao banco. A opção é tentar vender e passar o financiamento ou quitar.
Apartamento garden pode cobrir?
Na maioria dos casos não. É preciso verificar o memorial e a convenção de condomínio.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini