Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Quais taxas são pagas na compra de um imóvel?

Escritura Pública, Imposto ITBI, taxa de registro da escritura e as de financiamento se houver.

O que permuta de imóvel?

É uma troca, tanto por tanto. Você tem um apartamento e a outra pessoa uma casa e vocês resolvem trocar.

Como é calculado o seguro fiança?

É um percentual em cima do valor total de cobertura em geral um aluguel e meio.

Imobiliária repassa o aluguel em atraso, o que fazer?

Rescisão do contrato por justa causa, sem multa. Chame para um acordo. Isso não pdoe acontecer em hipotese alguma.

Como exigir devolução do aluguel antecipado de um imóvel inapto?

Infestação por pragas impede o uso do imóvel. Procure um advogado e acione a locação com indenização por ifrnação legal, ao alugar um imóvel sem condições.

Locador pediu casa antes do prazo em contrato, ele é quem paga multa?

Não pode pedir a casa antes do fim do prazo. A multa só vale para o locatário. Para concordar em sair, o locatário deve pedir indenização. Se não concordar o locador nada pode fazer.

Sou corretor, posso cobrar primeiro aluguel como comissão?

Sim. Chama, -se honorários de intermediação imobiliaria. Eu trabalho com locadores que administram os imóveis e eu faço somente a intermediação e vistoria inicial.

Valor de sinal dado pelo comprador pode ficar retido pela imobiliária?

Sim. Se existe cláusula condicional que permite ao comprador desfazer sem ônus, deve ficar retido. É o caso do comprador que precisa financiamento aprovado em um valor x. Se o banco der menos, ele não tem o restante e pode desistir sem ônus.

Tenho minha casa minha vida posso alugar outro imóvel?

Pode fazer sem problema, mas atente que você entrará como locatária também. Todos que compõem renda entram como locatários solidários. Não atrapalha em nada.

Sou obrigada a pagar novamente manutenção de aquecedor?

O que diz o informe de validade da manutenção? 12 meses? Se sim não precisa apresentar outra e a imobiliária deve respeitar. Se for de 6 em 6, deve fazer outra.

Dívida de iptu pode penhorar bem de família?

Sim, por ser dívida do próprio imóvel fica de fora da.

Qual melhor contrato a ser feito para garantir o meu imóvel?

Se está comprando antes de casar, o imóvel será somente seu por ser bem privativo. No caso de casamento futuro e divórcio, o imóvel não é partilhado e você deverá reembolsa-lo no que ele ajudou a pagar do financiamento ou investir em benfeitorias. É só declara no imposto de renda e se são isentos, anualmente fazer um recibo do que ele investiu.

Como calcular multa de rescisão de contrato de aluguel?

Multa dividida pelo prazo do contrato e o resultado multiplicado pelos meses que faltarem ser cumpridos.

Dono de imóvel troca de imobiliária, podemos recorrer a uma multa?

Não houve quebra de contrato. O contrato de locação permanece o mesmo até terminar o prazo contratado. O locador pode mudar de administração quando desejar, em nada interfere na locação. A imobiliária atua como procuradora do locador e este, pode trocar de procurador quando for preciso. Ele só te avisa a nova imobiliaria.

Problemas com fiação em curto, custo de conserto é do proprietário?

Não devia instalar equipamentos sem antes chamar um profissional para verificar se a fiação comportava aparelhos potentes. De qualquer forma o locador responde se a fiação está obsoleta e fora dos padrões atuais. Não discuta, solicite ao técnico um laudo que informa que a fiação está com a vida útil vencida e deve ser refeita. Apresente com uma notificação para que o locador atualize a fiação. Quanto a tomada, a despesa é sua porque ligou o aparelho sem saber se tinha rede necessária para instalar. Inclusive disjuntor separado.

Qual a porcentagem do ajuste de aluguel?

É variável e depende do índice escolhido no contrato.

O aluguel tem que ser cobrado proporcional ao tempo que fiquei?

Se seu contrato está em prazo indeterminado você é obrigado a dar aviso de 30 dias. Se não der, o locador pode cobrar um aluguel integral pelo descumprimento da lei. Se o contrato está em prazo vigente, o aviso de 30 dias é somente quando tens direito a isenção. Então, entrega as chaves dia 5 e paga somente 5 dias do mês, porque não precisa dar aviso de 30 dias. Artigo 4 da lei 8. 245/91.

Quanto tempo leva para registrar um imóvel?

Em torno de 10 dias e no máximo 30 se estiver tudo ok.

Imóvel financiado pode ser registrado?

É obrigatório o registro por causa da garantia por alienação fiduciária.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini