Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Posso pedir o despejo dessa inquilina?
Não acho que seja despejo. Você é o dono do imóvel e portanto deve entrar com reintegração de posse. Ela disse que negociou compra e venda da posse com os filhos dela, mas ela não era dona.
Qual o prazo que o inquilino tem para desocupar o imóvel?
No mínimo 30 dias ou 90 dias se o imóvel for vendido. Prazo maior pode ser acordado.
Como é seguro fiança?
É contrato com uma seguradora que atua como sua fiadora pessoa jurídica e te cobra para ser fiadora. O segurado é você e o beneficiário é o locador. Se você ficar devendo, o locador acionar o seguro que cobre a dívida, solicita seu despejo e depois vai cobrar você. Como fiador, se subroga nos valores que pagou ao locador.
Como faço para alterar o nome do proprietário no iptu?
Atualizando o cadastro municipal na prefeitura.
Renda passou do teto MCMV, posso ter problemas?
Sim. Saiu do programa e não vai assinar. Melhor conversar com o incorporador e verificar como vai ficar porque está desenquadrado só programa.
Posso colocar a casa em meu nome?
Somente se seus irmãos abrirem mão do imóvel a seu favor ou deixarem você no imóvel, sem demonstrar interesse pelo mesmo, podendo no futuro alegar usucapião familiar. É difícil, mas..
O caução é devolvido?
Sim e com correção da poupança, mesmo que o locador tenha guardado em casa, utilizado ou deixado na conta dele.
Imóvel que tem usufruto pode ser vendido?
Se nuproprietário e usufrutuário concordarem, ambos assinam a venda consolidada com a transferência da nua propriedade e usufruto.
O que fazer se a imobiliária ficou com caução do inquilino?
O problema é do locador. A caução não deve ficar com a imobiliária. Está representa o locador na administração. Se a imobiliária vem a falir, o locador terá que devolver a caução ao locatário de qualquer jeito. Se ocorreu isso e o inquilino está inadimplente, quite os alugueis que ele deve por conta da caução. Notifique-o de que ele tem 30 dias para repor a caução utilizada no aluguel devido sob pena de despejo por infração. Se ele ainda ficar devendo, negocie a desocupação e facilite para ele sair logo e seu prejuízo ser menor.
Há chances da Caixa não liberar o dinheiro do financiamento aprovado?
O dinheiro é depositado direto na sua conta informada por você, após assinar a escritura com o banco. Esse dinheiro fica bloqueado até que a escritura registrada retorne ao banco para conferência. Se está tudo ok com você e a documentação do imóvel, não haverá problema.
Como saber número da matrícula de um imóvel?
Solicitando uma certidão de propriedade imobiliária.
Preciso pagar mês completo de aluguel sendo que sairei antes?
O aviso de 30 dias é remunerado e obrigatório, mesmo entregando as chaves antes vais pagar 25 dias de aluguel de junho 23.
Existe seguro fiança para empréstimo?
Não. Existe avalista para empréstimo.
Posso vender terreno doado?
Se não tiver cláusula de usufruto e inalienabilidade, sim pode vender.
Não avisaram que o imóvel é penhorado, posso rescindir contrato de aluguel?
Sim, até porque imóvel penhorado fica indisponível. Só não poderia pedir a rescisão se foi penhorado pós a locação. Nesse caso continua o contrato porque isso vai longe.
Como consultar débitos de água e luz pela imobiliária?
São despesas do condomínio ou imóvel e solicite por escrito para a administradora a comprovação dos valores.
Quantos dias é considerado atraso no aluguel?
Desde o primeiro dia após o vencimento, o aluguel já está atrasado, salvo se o locador concedeu dias a mais.
Procurador pode assinar contrato de aluguel?
Sim, para isso ele é o procurador. A imobiliária que tem procuração para assinar, assina no lugar do locador.
Como funciona a entrada de um financiamento de imóveis?
É paga com recursos próprios do interessado na compra.
Preciso pagar juros sendo o banco quem atrasou a documentação?
Sim. Você não devia ter colocado esse prazo. Utiliza-se 90 dias no mínimo.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini