Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Multa rescisória, quando é valido aplica-la?

É abusiva essa cláusula. Você pagou um aluguel de intermediação, o inquilino desocupa 7 meses depois e o único favorecido é a imobiliária? Eu considero abusiva e reconsiderar continuar cliente desta empresa. Poderiam até dividir a multa, mas o correto é a imobiliária receber a comissão sobre o total pago no encerramento, aluguel mais multa.

Como é calculado o lucro imobiliário?

Através do programa GCAP 2023 que você faz download no site da Receita Federal do Brasil. Instala, insere os dados solicitados e o programa calcular se há isenção ou imposto, emitindo a DARF. Preço de aquisição menos preço de venda é a base inicial de cálculo. Após aplica-se as deduções conforme o caso.

Posso tomar um empréstimo dando como garantia imóvel no nome de um falecido?

Não. A Home Equity exige que o proprietário assine a garantia. Primeiro faz o inventário e partilha e posteriormente pode ser analisada a garantia.

Pode a imobiliária negativar, o nome dos dois inquilino?

A imobiliária pode negativar todos os locatários do contrato bem como fiadores por descumprimento contratual. Os locatários e fiadores são solidários entre si. A questão relativa ao motivo da negativação depende de análise.

Quebra de contrato, é necessário fazer um novo especificando a multa?

A multa por desocupação antes do prazo deve estar prevista em contrato de locação. Se não estiver, não há multa a pagar. O inquilino desocupa sem ônus porque não foi determinada a multa.

Como funciona as regras para o pagamento do aluguel, posso escolher a data?

O que diz o contrato? Se não tem garantia, o locador pode cobrar o aluguel adiantado entre o 1° e 6° dia útil do mês. Sistema paga e usa. Portanto, deve pagar o aluguel no início do mês.

A imobiliária pode trocas as fechaduras?

Você entregou as chaves para a imobiliária? Se sim, devolveu a posse e não podia mais entrar no imóvel. Se ainda estava com as chaves, não podiam ter feito isso e recomendo procurar um advogado para resguardar seus direito. É preciso analisar mais detalhes sobre essa situação. Não e costume a troca do segredo antes da devolução de chaves.

O banco pode alterar o valor do financiamento?

Análise pré-aprovada de crédito não é definitiva, porque depende do valor de avaliação do imóvel e demais documentos apresentados por você. Se entre uma e outra seu perfil alterar, mudam os valores. Não se fecha negócio sem cláusula condicional.

Qual a diferença entre área útil e área construida?

Área útil é aquela que você realmente utiliza dentro do imóvel. E medida pelo piso do imóvel e muito utilizada para móveis planejados. A área construída inclui a espessura das paredes.

Tenho que devolver o valor pago?

Se foi locação estilo Airbnb o CDC regra e locações via internet, tem prazo de 7 dias para desistir e receber tudo que pagou. Avalie criar documento que te proteja de prejuízos.

O que faz um consultor imobiliário autônomo?

Antes de pensar em ser autônomo, estude, trabalhe em parceria para adquirir conhecimento e a prática do mercado. Muita informação na lei, é incompleta ou se modificar, exigindo conhecimento e prática. Quando se tornar autônomo escolha como irá trabalhar. Eu me especializei em locação de imóveis, contratos e assessoria.

Quais documentos para alugar um imóvel?

Comprovante de renda, de endereço, declaração de renda, 3 extratos bancário, fatura do cartão de crédito paga, 3 últimos boletos do aluguel, folha de identificação do contrato de locação.

Pode protestar aluguel?

Sim, é título de crédito, mas recomendo cuidado para não cometer erros que te levem a indenizar o locatário. Como leva à negativa no SPC, convém consultar um advogado.

Caixa sem verba?

Já está normalizando, mas com aumento de juros.

IMOVEL DEFINITIVAMENTE ABANDONADO, O QUE FAZER?

Não. Usucapião necessita no mínimo alguns anos de posse manda, pacífica e que seja imóvel de particular, para depois entrar com ação judicial. Pode ser área verde, pública, imóvel penhorado por dívida trabalhista, enfim....

Posso cobrar 50% anual a meus clientes?

50% sobre que valor, aluguéis?

Em qual campo da declaraçao do imposto de declarar a cauçao devolvida?

Declara em Rendimentos isentos e não tributados, outros. Como é caução com rendimento da poupança, é isento de imposto.

Como minha esposa passa um terreno que era da mae para o nome dela ?

Doação de 50% da fração ideal do terreno ou compra e venda, se a irmã exigir que a outra pague parte da dívida que ela pagou.

AlÉm de contracheque tenho que fornecer decl IRPF pra comprovar renda?

Você tem que fornecer toda a documentação que faça prova dos seus rendimentos, inclusive a declaração de renda. Já fiz análise de um inquilino que a renda não fechava e quando pedi a declaração, nesta constava bens suficientes para aprovar o pretendente.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini