Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Devo PAGAR quando sair de um imóvel?
Se for aluguel, você paga até entregar as chaves.
Como faço depois para transferir o valor para elas? Quais são os impostos?
Como procurador você deve recolher o imposto de 15% na fonte de ganho de capital e recolher no mesmo dia. A venda deve ser paga na sua conta. Com a cópia da escritura você envia boa banco por contrato de câmbio.
Certidão Positiva com efeito de Negativa de IPTU pode vender o imóvel?
Dívida de IPTU pode ser quitada pelo adquirente. Diminui do valor negociado e posteriormente quita.
Imóvel por Herança, posso vende-lo?
Os 5 devem concordar com a venda do imóvel. Se um ou mais discordar, será preciso extinguir o condomínio de proprietários em ação judicial e vender o imóvel em leilão. Qualquer dos herdeiros tem preferência na compra.
Posso por pessoas para dividir o aluguel comigo na casa que aluguei?
Não. Se fizer isso, será considerado sublocação. Precisa da autorização do locador para alugar quartos.
Quanto cobrar por contrato de proposta de venda?
Você põe preço no seu serviço de acordo com seu conhecimento. Difícil opinar. Tem gente que enche contrato com legislação e cobra 5 mil. Outros vão direto ao assunto e cobra 1 mil e muitos cobram um percentual sobre a venda. Eu tenho uma tabela de preço de acordo com meu conhecimento, tempo de serviço e assessoria ou não.
Qual a necessidade da realização da matrícula?
Quando você nasce, a certidão de nascimento é o documento que prova que você existe. Quando o imóvel nasce, esse documento é a matrícula. Todos os atos praticados com o imóvel são anotados na matrícula. Será registro quando modificar direitos. Será averbação quando alterar alguma situação.
Financiamento em aprovação, porém constam em meu nome prejuízos no Bacen. Isso pode influenciar na aprovação?
A Caixa costuma reprovar sim. Aguarde porque pode passar.
Quais motivos a caixa não aprovar financiamento?
Casa com documentação irregular, vendedor com abalo de crédito, alguma dívida antiga com banco, ação judicial contra bancos ou o mais atual...você devia 100, te ofereceram 90 de desconto, você quitou 10 e agora tá como cliente indesejado no Banco Central.
AJUDA URGENTE, estou desesperada..
Você já estaria na rua se essa pessoa que você chama de verme, não tivesse colocado o nome dele em risco, para você ter onde morar. Brigas se resolvem e faz parte da vida. Ingratidão é diferente. Se não pode se mudar, continue procurando um lugar. O locador irá recorrer a justiça, que é demorada. Você consegue tempo suficiente para sair desse imóvel antes da citação judicial.
Quando sei se preciso emitir escritura de imóvel usado?
Sempre precisa emitir escritura e registra na matrícula para, transferir o imóvel para o seu nome. Somente venda abaixo de 30 salários mínimos te isenta da escritura e registra o contrato particular direto. Tem normas para fazer o contrato.
ARRENDATÁRIO IMPEDINDO A VENDA.
Se o negócio fora fechado nos mesmos termos da notificação inicial, não precisa oferecer novamente. Se ele respondeu que não, segue a venda.
Depois do credito pre-aprovado ainda consulta score?
Sim. Crédito pré aprovado não te isenta de disponibilizar documentação e, se mudar renda, perder emprego ou tiver abalo de crédito, será recusado. A carta diz que você pode comprar um imóvel de valor x, financiando y.
Como e onde obter o documento de atualização do valor de um imóvel?
Não. Você pode atualizar e colocar o preço de mercado, mas vai pagar imposto sobre ganho de capital. Não vale a pena.
Como financiar um imóvel no MCMV?
Depende da faixa de renda familiar que você pertence. Em 2023 a renda familiar da Faixa 1 não pode ultrapassar R$ 2.640,00. Existem outras faixas conforme a renda então procure um Correspondente Caixa ou o CRAS da sua cidade.
Vender casa rápido.
Investidores compram à vista e procuram preço em conta, principalmente se for necessário reforma no imóvel. A documentação do imóvel deve estar correta(matrícula e cadastro municipal), o vendedor e cônjuge não pode ter abalo de crédito ou ações judiciais que possam penhorar o bem. O resto depende do mercado.
Quais documentos preciso para registrar imóvel na planta?
Imóvel na planta ainda não existe. Somente o terreno e o projeto. Você adquire uma fração ideal no terreno, que será entregue em área construída. A Incorporação estará registrada na matrícula do terreno onde constarão todos os contratos de promessa de compra e venda.
IGPM onde se aplica ?
Se no seu contrato escrito de locação, você colocou cláusula de reajuste pelo IGPM, a cada 12 eses de contrato você utiliza o índice acumulado destes últimos 12 meses e aplica sobre o valor do aluguel em vigor.
como fazer um contrato simples de aluguel de imóvel ?
Um contrato simples de aluguel não protege você. É o mesmo que não fazer o contrato escrito e alugar verbalmente porque você estará completamente desprotegido. A lei protege e prioriza o inquilino, o contrato prioriza o locador.
Quanto custa para fazer o desmembramento de um terreno?
Se temos uma casa sobre a outra, não tem como desmembrar o terreno. Ou você aplica a lei do direito de lage, onde você terá a propriedade da lage e sua construção, mas o terreno continua sendo do proprietário térreo ou então ambos constituem um condominio no local em que ambos são donos do terreno, mas a área construida é de cada um.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini