Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Como é feito a renovação de contrato de aluguel?
Sim, renova automaticamente por prazo indeterminado e o locador só pode pedir o imóvel de volta em casos que o artigo 47 da lei 8.245/91 autoriza. É melhor fazerem um curso de locação. Recomendo o do Rafael Sieiro. Uma imobiliária tem que conhecer a lei ou responde pelos prejuízos ao locador.
Proprietária pode fazer obra no banheiro se eu não autorizar?
Você e obrigada a consentir ou pagará o prejuízo. Se durar mais de 10 dias tens direito a desconto no aluguel.
Qual o prazo para pagamento de quebra de contrato?
Paga no encerramento do contrato.
Posso ter um terreno mesmo se a escritura estiver em outro nome?
Procure um advogado urgente.
Casa sem registro em cartório possui matrícula?
É bem possível que ainda esteja em Transcrição ou seja área invadida, área verde, área pública.
Posso vender uma casa que está alugada?
Você é o dono, ofereceu a preferência e o inquilino não quis. Feche a venda e o comprador pode despejar o inquilino com 90 dias para desocupação.
Imóvel de espólio em nome de herdeiro pode ser alugado?
Aualquer pessoa que esteja na administração do imóvel pdoe ser locador. Com inventario aberto, o inventariante administra a locação. Se o inventario não foi aberto a viúva ou qualquer dos herdeiros autorizado pode administrara e alugar o imóvel. Se a locadora tem procuração da mãe está tudo certo. O pai é falecido e portanto não existe procuração que perde valor com o falecimento. O contrato não é nulo por este motivo. Se esta tendo problemas com o imóvel deve a notificação oficial ser dirigida á locadora que junto aos herdeiros dará ciência. Em caso de conflito de saber a quems e dirigir você pode optar por procurar um advogado e passar a depositar em juizo o aluguel com ação judicial para saber quem responde pelos problemas do imóvel.
Como consultar imóveis em nome de uma pessoa?
Você tem que pedir uma busca de certidão de propriedade imobiliária em nome e CPF de sua mãe. Se houver imóvel em nome dela vão aparecer na certidão e você poderá buscar a matrícula imobiliária. Aqui em Porto Alegre já tem sistema online.
Como declarar renda de aluguel no ir?
Você tem que utilizar o carne leão online, disponível no ECAC da Receita Federal, se tiver outras rendas. Se for única e isento, faz direto no programa do IR em rendimentos recebidos de pessoa física.
Quais os direitos do inquilino sobre despejo do imóvel?
Liminar de despejo com desocupação em 15 dias. Retorna as visitas, se ele atrapalhar responde pelo prejuízo do vendedor.
Pode bloquear conta bancária só de um herdeiro para pagar dívida de IPTU?
O herdeiro responde até o limite de sua propriedade.
Quais meus direitos sobre locação de imóvel?
A garantia de aluguel e regida por lei especial, lei 8.245/91. O locador pode pedir a garantia que quiser. Você aceita ou não.
A imobiliária pode exigir que eu tenha um emprego fixo?
A segurando do negócio vem em primeiro lugar. Você não fica preso ao título de capitalização. Ele deve ter o mesmo prazo do contrato. Troque de imobiliária.
Como pegar de volta documentação que ficou no despachante?
Ação judicial de obrigação de fazer.
Quais ações são dignas de quebra de contrato?
Denuncia ao CRECI e contratação de advogado.
Quais meus direitos sobre vaga de garagem onde moro?
Se consta em contrato direito garantido.
Quando há necessidade de ratificação na escritura?
O terreno tem que ser oficialmente medido para retificação oficial. Pelo princípio da especialidade a matrícula tem que descrever minuciosamente o imóvel, não podendo suprimir informações. A retificação tem que ter o aval do vizinhos lindeiros.
De quem é a responsabilidade sobre manutenção do imóvel?
Mofo existe por vários motivos. Um imóvel pode ter problema de mofo se o inquilino sai de manhã e só volta a noite. O imóvel não pega sol e não ventila. Se você faz manutenção de limpeza nas paredes não tem problema. Mofo não e desgaste natural, é ação do tempo.
Como é cobrada a comissão de imóvel?
No ato do pagamento do aluguel, integral.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini