Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Quem deve lidar com ralo entupido em casa locada?
Quem está no uso do imóvel tem por dever cuidar da limpeza e manutenção do imóvel e portanto providencia a limpeza e desobstrução do ralo.
O caução garante quanto tempo pro inquilino ficar?
Não tem dois meses se cobrou um aluguel de caução. Se 10 de janeiro ela pagou o aluguel de dezembro 2021 de 10 de janeiro a 10 de fevereiro ela utilizou a caução, mas se em 10 de fevereiro ela pagou o aluguel de janeiro a você então ela tem até 10 de março usando a caução. Depende se você cobrou aluguel junto com a caução ou não.
Quanto tempo tenho pra sair de imóvel sem contrato?
Você tem contrato verbal conforme a lei 8.245/91 artigo 47 e no contrato verbal o prazo é indeterminado e o aviso é de no mínimo 30 dias.
Como funciona a multa de recontrato?
Está correto. Você fez novo contrato com novo prazo determinado e portanto com novas regras e multa valendo. Se não tinha certeza de permanecer no imóvel tinha que ter proposto prazo indeterminado ou ausência da multa. A multa é proporcional ao tempo não utilizado.
Como agir com quebra de contrato pelo locador?
Ela não tem que pagar nada porque não pode te pedir o imóvel. Se você não está inadimplente ela tem que suportar a locação. O artigo 4 da lei 8.245/91 determina que somente você pode desocupar pagando a multa contratual, o proprietário não pode em nenhuma hipótese pedir o fim do contrato exceto, inadimplência ou infração legal e contratual provocada por você. Se ela realmente precisa do imóvel você deve condicionar a desocupação a uma indenização paga por ela que cubra tudo que você gastou e o que vai gastar com nova locação. Fazem o acordo escrito, ela te indeniza e você desocupa. Se quer ficar, apenas diga que vai cumprir o contrato até o fim.
Posso deduzir as despesas do aluguel?
Você é o proprietário e pode deduzir do aluguel recebido a comissão imobiliária paga mensalmente, as despesas não. Se não cobra do locatário IPTU e condomínio também pode ser deduzido formando a base de calculo do imposto.
Como agir se o reajuste de aluguel não é feito com antecedência?
É livre acordo entre vocês por.
Como posso pedir que removam meu nome do contrato de aluguel?
Se você comunicou oficialmente e por escrito a desocupação por separação do casal, a partir da data documento entregue na imobiliária você fica livre de qualquer responsabilidade e a locação seguirá com ele. A obrigação de comunicar era dele e como não o fez, você para se resguardar de problemas notifica o locador oficialmente. O contrato permanece igual porque a sub-rogação é automática, só que como ele sublocou o imóvel você deve procurar um advogado para que seja encerrado esse contrato atual.
Tenho 30 dias pra sair da casa se paguei adiantado?
Não tens um mês adiantado você primeiro paga e depois usa o mês, portanto dia 4 você paga o mês de fevereiro e usa até 4 de março quando deve entregar as chaves e não pagar o aluguel.
Como fazer um contrato grátis?
Você mesmo fazendo este contrato desde que tenha conhecimento para isso.
Em cado de locatários solidários quem responde judicialmente?
Todos respondem igualmente, solidários e procuradores entre si e no caso de problemas o locador pode acionar todos ou escolher o que tiver maior renda e bens para pagar. Coloca-se mesmo sem renda porque se um desocupa o imóvel a locação segue com quem permanece e já esta em contrato.
Conta de agua vindo absurdo em meu nome, o que fazer?
Chame a companhia para verificar fuga ou ligação clandestina. Se nada tiver esse é o gasto e por isso ele colocou em seu nome e passou a cobrar separado.
Como calcular o que está inserido no valor do aluguel?
Não tem como calcular. O aluguel é reajustado a cada 12 meses de contrato pelo índice escolhido. Se você incluiu no aluguel alguma taxa formando pacote fechado e estas sofrerem reajuste o ônus fica com você porque cometeu um erro.
É possível não autorizar o proprietário a colocar placa de venda?
Não, você não pode se opor a colocação de placa, mas informações e visitas somente com corretor da imobiliária. Você não deve atender ninguém pedindo informações.
Posso fazer contrato de locação com meu pai?
Sim, perfeitamente legal, o imóvel é de seu pai.
Posso receber aluguel depositado se fiquei só 10 dias?
Errado. O contrato é verbal e você deve dar aviso de 30 dias para desocupar sob pena de pagar um aluguel a mais pela ausência do aviso. Se não pegou as chaves, não devia ter pago nenhum valor. Por lei deveria ser devolvido, mas vais ter problemas.
Posso pedir para estender tempo do aviso prévio de despejo?
Sim, mas cuidado, fale com a imobiliária porque se demora a entregar as chaves podes ter que dar novo aviso de 30 dias. Tenha a autorização.
Preciso pagar multa de quebra depois do contrato encerrar?
Multa por desocupação não tem, mas você deve dar aviso escrito de 30 dias ou o locador poderá te cobrar um aluguel a mais pela ausência do aviso de saída.
O que o inquilino não tem que pagar em um condomínio?
Todas as despesas de instalação de equipamentos, fundo de reserva, fundo de obra, fundo de pintura, chama extra para o proprietário. O inquilino paga as despesas ordinárias do condomínio, impostos, despesas trabalhistas e somente chama extra para repor algum valor que foi usado do fundo de reserva e deve ser devolvido.
É correto cobrar o IPTU e condomìnio de 2022 se assumi a pouco tempo?
Sim, se nada de diferente foi acordado e o IPTU está em dia, quem irá utilizar 2022 é você e portanto sua responsabilidade.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini