Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Como consigo fazer escritura de imóvel na planta?
Imóvel na planta só faz escritura quando estiver concluído, com habite-se municipal e individualizado no registro de imóveis. Até que o construtor termine a obra e providencie tudo você tem uma promessa de compra e venda que recomenda-se, seja registrada na matricula imobiliária do terreno.
Documento de doação é valido se assinatura estiver errada?
Solicite ao cartório retificação da escritura se o mesmo não detectou o problema.
Como eu declaro a comissão de venda de um imóvel?
Rendimentos recebidos de pessoa física com o valor e CPF do vendedor.
Quero quebrar contrato por imóvel com problemas, tenho direitos?
Artigo 22 da lei 8.245/91 - infração do locador ao entregar uma casa sem condições de servir ao uso que se destina que é a moradia do locatário e sua família. Apesar de notificado o locador não resolveu o problema o que te permite desocupar o imóvel sem por não haver condições de habitabilidade. Solicite autorização para desocupar sem pagar multa. Se não for autorizado entre judicialmente com um processo contrato o locador, passe a depositar em juízo os alugueis e resolva a questão. Teu caso necessita de analise de um advogado para que se faça as provas necessárias do problema no imóvel.
Porque devo regularizar meu imóvel?
Porque na hora em que você precisar vende-lo, a irregularidade vai te custar caro, reduzindo e muito o seu preço de venda.
Preciso pagar o Iptu de janeiro pela imobiliaria?
Sim, paga IPTU e condomínio pró-rata ou seja do dia 6 ao dia 31 de janeiro, o aluguel também.
Meu irmão tem direito a me tirar do apartamento de nosso pai?
Até que o inventario encerre ou o juiz conceda alvará de venda e o imóvel seja vendido você pode permanecer no imóvel e para não haver discussões, como você é a inventariante, solicite posição do juiz para que permaneça residindo até o fim do inventario. Se ele está fazendo pressão para venda antes do término e sem alvará judicial comunique o juiz do inventario. Quando o inventario encerrar qualquer dos herdeiros poderá pedir a extinção do condomínio de herdeiros e a venda judicial do bem. Infelizmente só reatrá você comprar a parte dele.
Quais alternativas para locar imóvel por 6 meses?
Contrato residencial de 30 meses com desocupação sem multa somente ao completar 06 meses de contrato entregando as chaves na data xx/xx/xxxx. Após essa data, se não desocupado o imóvel, o contrato continua perdendo o lcoatário o direito a isenção, salvo nos termos que a lei 8.245/91 autoriza.
O preço de IPTU e condomínio são incluídos no aluguel?
Não utilize a OLX para alugar um apartamento, busque aqui no site ou em qualquer outro mais confiável. A quantidade de reclamações de falsários usando este site pode acabar em prejuizo a você. Na prática locação residencial tem as taxas e imposto separado do valor do aluguel. Tudo junto em um único preços e usa na locação por temporada e direto com o locador.
Posso tirar meu imóvel da imobiliária antes de 45 dias?
Se você retirar o imóvel vai pagar multa. Nenhum imobiliária dificulta a locação do imóvel, pelo contrario, quanto mais rápido melhor. Se a imobiliária se recusa a aceitar um pretendente, com certeza essa pessoa não tem uma boa ficha para alugar. Deixe a imobiliária trabalhar seu imóvel, ela é o profissional certo para diminuir ao máximo os riscos do negócio. A lei é rigorosa na locação e não convém colocar qualquer um no seu imóvel para a lugar rápido. Uma ação judicial de despejo leva mais de 12 meses.
Imobiliária tem preferência de corretagem?
Não. Enquanto estiver com a administração a clausula é legal, uma vez encerrada a cláusula perde o valor. A locação já foi remunerada quando você pagou a taxa de intermediação. Você encerra o contrato, paga a multa determinada e segue o baile.
O que compoe a taxa de administração de aluguel?
É o que consta em contrato, em geral o primeiro aluguel integral. Na taxa mensal de administração pode ser o % do valor total do boleto pago.
Meu filho tem direito a imóvel em caso de morte do pai?
Se o imóvel é seu e foi comprado depois da separação, seu marido não tem direito e nem a atual companheira. O imóvel é seu e deves combinar com ela um prazo razoável para desocupação após o luto. Se esse imóvel era do casamento de vocês, 50% é seu e 50% do falecido. Os 50% do falecido será dividido entre a viúva atual e o seu filho. Procure um advogado.
Locador quer quebrar contrato, o que faço?
Não tome providencia nenhuma. Informe o locador que não irá desocupar porque o artigo 4 da lei 8. 245/91 impede ele de retomar o imóvel durante o contrato e que você não deseja fazer acordo compensatório de desocupação. Encerre o assunto.
Escritura com três proprietários, quem fica com a original?
A escritura original está arquivada no cartório e notas em que foi realizada. O que você tem é um translado e cada um pode ter o seu.
Quero saber se a proprietária pode baixar valor do aluguel?
Sim, se for acordo entre vocês pode. A questão é se tiver imobiliária no negócio em que deve ser combinado por escrito sobre que valor incide a comissão. Baixar aluguel é diferente de dar desconto mensal no novo valor.
Tenho que pagar a multa se quiser deixar imóvel sem contrato?
Não, não há multa porque a renovação ocorreu automaticamente por prazo indeterminado.
A esposa do comprador assume a dívida se o comprador morrer?
A viúva deve seguir pagando as parcelas ou então te devolver o imóvel. Esse é o principal risco deste tipo de contrato de gaveta quando não é feito por profissional. Deve haver cláusula responsabilizando os herdeiros em seguir pagando as parcelas até a quitação para não ocorrer abalo de crédito em seu nome. Da mesma forma, cláusula que define que em caso de falecimento, ele não tem direito a quitação por não ser o mutuário entre outras informações muito importantes no contrato.
Qual a diferença entre imóvel e terreno?
Terreno é o imóvel. O que você constrói no terreno chama-se benfeitoria.
Posso desistir sem multa se não assinei contrato?
Se ele te deu a posse do imóvel com a entrega das chaves sem que você tivesse assinado o contrato escrito, então temos um contrato verbal regido pela lei 8.245/1 artigo 47 onde não é devida a multa porque o prazo é indeterminado. Ocorre que no prazo indeterminado você tem que dar aviso de saída remunerado em 30 dias e paga aluguel integral do aviso mesmo saindo antes. A ausência do aviso permite que ele te cobre um aluguel de multa porque o aviso é obrigatório.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini