Ricardo Duque

Ricardo Duque

7.279 Respostas

Agradecimentos: 12.644 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1086 (15%)

Participante desde: 11/2022

SOBRE O RESPONDEDOR:

Ricardo Duque é Corretor de imóveis com formação em Administração incompleto, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Jurídico Imobiliário. Financiamento. Imóveis. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 7.285 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2007 atuando principalmente no bairro Recife E Grade Recife, e já trabalhou em empresas como: Moura Dubeux, Pernambuco Costrutora, Exata Engenharia, Paulo Miranda, Eduardo Feitosa e Nogueira Corretores.

Um cartório pode dizer onde determinada casa foi registrada? Como saber qual cartório que foi registrada?

O cartório pode informar o cartório onde o imóvel foi registrado, tem cidade que só tem 1 cartório e tem cidade com mais de 1.

Como solicitar as matrículas de imóveis do meu cliente via CPF e RG? Qual o passo a passo?

Pode solicitar uma certidão de matrícula com o endereço completo no cartório de registro da região.

A construtora pode não entregar meu apartamento?

Se assinou com a CEF, para que o avalista ? Ficou algum parcelamento com a construtora ? Caso sim, tem que ter um avalista.

Vendemos um imóvel usado que apresentava defeitos visiveis, porém o comprador (que sabia das condições do imóvel) está querendo que o vendedor arrume esses problemas, como devo proceder?

Se o comprador foi informado e fez vistoria, não deve ter o que reclamar, a vistoria deve ser feita em casos como esse por escrito e fotografado justificando os valor abaixo do mercado.

Estou renovando meu contrato, a imobiliária está cobrando um valor de "caução" está certo isso?

Se não recebeu o caução anterior, então fica para a renovação, mas se usou, tem que pagar de novo.

qual significado de quórum ?

É um número mínimo de pessoas para tomarem uma decisão, para uma reunião, aprovação de projetos etc.

Meu marido faleceu e ele tinha uma filha fora do casamento, quero vender nossa casa mas não tem escritura devo repartir com essa filha dele?

Enquanto vivos os pais podem vender o imóvel sem que filhos tenham direitos sobre o bem, mas se houve falecimento de uma das partes, os filhos tem direito sobre 50%, os outros 50% é do cônjuge.

Comprar imóvel só com recibo de compra e venda, como proceder?

Tem que ser feito uma promessa de compra e venda, deve ser assinada e reconhecida firma das assinaturas, recibo é apenas recibo.

Tem algum embasamento juridico para ele exigir esses termos?

Se já passou de 7 dias da assinatura do contrato, a multa deve ser cobrada e a corretagem paga.

Se eu aluguei uma casa e paguei 2 meses adiantado e quero sair, a dona da casa tem que devolver o dinheiro?

É importante ler o contrato antes de assinar, se nele consta multa e a inquilina deseja sair, a multa deve ser cobrada, se sobrar dinheiro, aí sim deve devolver.

Qual alternativa temos nesse cenário?

Neste caso não pode usar o FGTS, tem financia o saldo devedor mesmo.

Dá pra comprar uma casa com o dinheiro do bolsa familia?

Bolsa família não é comprovação de renda para financiamento, portanto, não pode comprar.

com quantas parcelas atrasas o banco toma o imóvel ?

1 parcela não paga, é atrasada, mas o banco para tomar o imóvel passa por um processo antes, o ideal é ir no banco e negociar e até mesmo solicitar uma pausa nos pagamentos.

Tenho que pagar a diferença?

Não, o valor de $ 190. Mil é apenas a avaliação do banco, você pagará o valor da compra.

O laudo não teria que ser no mesmo valor de venda?

Não, o laudo é a avaliação do banco, neste caso por ser mais alto, você dá um sinal pequeno, é mais vantagem para você.

Como saber em que nome a casa está? Tenho os dados e provas.

VÁ no cartório de imóveis e solicite uma certidão de matrícula atualizada.

Como descobrir o número da inscrição do imóvel sem documento?

Solicite uma certidão de matrícula no cartório de imóveis.

A imobiliária informou que já mandou fazer a vistoria e que não posso mais tirar o imóvel deles, procede essa informação?

Você é o proprietário do imóvel, tem o direito sobre ele, portanto a imobiliária não pode determinar o que fazer, caso insista, entre com uma ação judicial.

Inquilino pediu alteração do vencimento e do pagamento do aluguel, como fazer esse acerto nos valores?

O pagamento deve ser feito no processo pró rata, paga a diferença dos dias e depois continua mensal.

qual o valor das parcelas de imóvel de 800 . 000 , 00 ?

Depende do juros aplicado no dia, da idade do financiador, mas se for e, 30 anos fica em torno de $ 8. 400, 00.

Envie uma mensagem para Ricardo Duque

12104 ricardo-duque