Alvim Leste Imóveis

Alvim Leste Imóveis

21.891 Respostas

Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 3134 (14%)

Participante desde: 05/2022

Site: https://www.magda-gestoraimobiliaria.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.

Posso eu mesmo solicitar a transferência de titularidade portando apenas a matrícula do imóvel ?

Se você possui a matrícula, nessa matrícula constam todas as informações do comprador que a prefeitura precisa. Portanto, sim, você pode solicitar essa mudança de titularidade.

Posso visitar o imóvel antes de compra-lo?

Não só pode como deve. A menos que estejamos falando de um imóvel que será adquirido por leilão e no edital esteja claro que o imóvel está ocupad.

Como saber os profissionais de advocacia que trabalham na minha região?

Um dos principais requisitos da ação de usucapião é a ocupação com ânimo de dono. E o seu inquilino ocupou o seu imóvel na condição de inquilino (e não de dono) e isso afasta qualquer pretensão de usucapião. O que talvez possa te causar algum problema é quanto ao uso comercial de seu imóvel, que acarreta contas de consumo maiores (veja que essas contas estejam em nome do seu inquilino) e possível perturbação do sossego aos vizinhos, caso a atividade seja barulhenta, por exemplo. Mas não cabe usucapião em imóvel ocupado como inquilino, ok? Por mais tempo que dure a locação.

Como faz para tirar a hipoteca de uma casa?

Se a dívida que originou a hipotéca já foi paga é so apresentar a quitação fornecida pelo credor. Se existe alguma pendência que impeça a desoneração do imóvel, será necessária ação judicial. E a baixa da hipotéca não é barata. Você não estaria confundindo hipotéca com alienação fiduciária? O procedimento é o mesmo mas as custas são bem menores. Se quiser inicie outra pergunta dando mais detalhes da sua dúvid.

Não tenho contrato de locação, posso sair a qualquer momento do imóvel?

Contratos verbais também são válidos de forma que, se ela comprovar o combinado você terá que pagar a multa. Lembrando que de qualquer forma é preciso um aviso antecipado de 30 dias, mesmo em contratos já vencido.

Comprei uma casa e o iptu de 2020 ainda não foi pago, eu assumo a divida?

IPTU é uma dívida que fica vinculada ao imóvel (e não à pessoa) de forma que o atual proprietário responde por ela. E a dívida só prescreverá se não for iniciada cobrança judicial. Meu conselho é que você não arrisque, procure a prefeitura e faça um acordo. Pode tentar uma regressiva contra o ex dono do imóve.

Posso ter dois alugueis de casa em meu nome?

Meu conselho: NUNCA, NUNCA, MAS NUNCA MESMO, empreste o seu nome. Se a sua amiga nem ao menos conservou o nome dela limpo, o que te faz pensar que vai conservar o seu nome? E voltando à sua pergunta: por lei, você pode ser responsável por quantas locações você quiser.

A divida de hipoteca de um imóvel herdado é dividido pelos herdeiros?

NINGUÉM HERDA DÍVIDA. PorÉm os bens do falecido respondem pela dívida do falecido e os herdeiros apenas herdam algo se o patrimônio do falecido for maior do que suas dívida.

Gostaria de saber se eles vão conseguir a ação já foi protocolada?

Se existe uma escritura pública hábil para registro essa escritura será registrada. E vai ser uma questão de julgamento de mérito que fica com a propriedade. Como você está com advogado ele te orienta. Usucapião exige posse mansa, pacífica, sem oposição e COM ÂNIMO DE DONO. Como foi que você ocupou essa casa? Ela foi adquirida durante a convivência com seu ex ou ele já tinha a casa.

Desisti do inventário, posso abrir outro processo como usucapião?

Se o defensor público que acompanha o processo e tem acesso aos autos diz não, não me atrevo a contraria-l.

Quais são os principais itens que compõem a taxa ?

Não existe "taxa" de condomínio. O nome correto é contribuição para as despesas do condomínio. Lei 10406/02, 1336 I.

Você realiza auditorias financeiras ? com que frequência ?

Não, auditoria custa caro e nem todos os condomínios podem ou querem pagá-las. Um conselho fiscal atualmente é suficiente em condomínios menores. E auditorias preventivas são altamente aconselháveis em condomínios médios e grandes.

Qual é sua experiência anterior na gestão de condomínios ?

Minha experiência em gestão de condomínios? Por que isso seria importante, já que eu não estou concorrendo à síndica do seu condomínio?

Quais medidas você toma para garantir a transparência financeira ?

digital da vida do condomínio a todos os condôminos. Contratos, notas fiscais de despesas, absolutamente tudo está digitalizado para quem queira ver.

Como você mantém os moradores informados sobre as decisões e novidades do condomínio ?

As decisões importantes do condomínio são tomadas em assembleia, e todos recebem uma cópia da ata. Para a rotina do dia a dia (falta de água, limpeza de caixas, etc. ) lista de transmissão de WhatsApp.

Você está atualizado sobre as leis que regem os condomínios ? pode citar algumas importantes ?

Lei 10406/02, artigos 1331 a 1358; alguns artigos da primeira parte da lei 4591/64. Se você pegar essas leis no site do planalto, elas já estão atualizadas.

Quais são as principais responsabilidades de um síndico ?

Vide artigo 1348 da lei 10406/02. É muita coisa para transcrever.

Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis

16119 alvim-leste-imoveis