Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Qual banco tem a menor taxa para financiamento de imóveis?
Para imóveis mais baratos, a Caixa Econômica. Para imóveis de maior preço, vale a pena consultar também o banco onde você já tenha conta corrent.
Como saber se posso emitir segunda via de escritura de apartamento?
Os documentos são registrados justamente para tornarem-se públicos, portanto você pode pegar a certidão da escritura ou da matrícula de qualquer imóvel. Escrituras podem ser lavradas em qualquer tabelionato e notas do país, então saber onde determinada escritura foi lavrada pode não ser tão fácil. Mas essa escritura é registrada no cartório de registro de imóveis que atenda ao endereço do imóvel. Então, pelo endereço do imóvel, você tira a matrícula e lá constará qual tabelionato lavrou a matrícula.
Quantos anos pode ser cobrado o IPTU?
A prescrição para cobrança judicial ocorre em cinco anos. Lembrando que, como o IPTU vence mês a mês, a prescrição também ocorre mês a mês. Por exemplo: se você tem oito anos de IPTU atrasado, ocorreu a prescrição para cinco anos. LEMBRE-SE TAMBÉM QUE a notificação do processo judicial interrompe a prescrição. Se existem dívidas em atraso, melhor negociá-l.
Como regularizar um terreno com o contrato de compra e venda?
Sem analisar toda a situação, é impossível responder. Se você comprou o terreno do seu legítimo proprietário e esse vendedor pode ser encontrado e está disposto a assinar a escritura, basta que ambos compareçam a um tabelionato de notas. Do contrário, será por usucapião ou adjudicação compulsória, mas é necessário que um advogado analise o que você tem em mãos. Mero contrato particular não é suficiente para lavrar a escritura.
Síndico pode retirar juros e multa?
Verifique na convenção do condomínio se o síndico, ou se o síndico + conselho, teriam alguma liberdade de ação no tocante às facilitações de acordos. Se nada consta, só com autorização da assembleia. Esclareço que, quando o condômino consegue justiça gratuita (e geralmente consegue), pode ficar bem mais caro ao condomínio o honorário do advogado + as custas judiciais do que eventualmente facilitar um acordo, ok? Pessoalmente, eu desaconselho que se concedam facilidades aos devedores, mas cada caso é um caso. Todo caso, jamais tire ao menos a atualização monetária. E, se chegar à justiça, não tire mais nada.
Qual é o melhor índice para ajuste de aluguel?
Se estamos falando de aluguel residêncial, já existe índice específico, que é o IVAR. Esclareço que a lei NÃO PERMITE: variação cambial, moeda estrangeira e salário mínimo. Quaisquer outros índices podem ser pactuados.
Como fazer distrato de aluguel residencial?
Da mesma forma que foi feito o contrato: com consentimento e aceitação de ambas as partes.
Como registrar imóvel usado no cartório?
É mais do que provável que o imóvel já tenha registro. Compareça ao cartório de registro de imóveis que atende ao endereço do seu imóvel e peça a certidão da matrícula. E, a depender do que constar dessa certidão, o cartório (ou um advogado) te orienta quanto aos trâmites necessários para regularizar a propriedade. Vai depender muito de como você adquiriu esse imóvel.
Qual o valor de averbação de imóvel?
Depende do que se vai averbar. O leque é muito grand.
Posso parcelar a entrada de um financiamento?
Se o vendedor aceitar, até pode. Eu desaconselho essa prática porque o vendedor estará totalmente sem garantia caso o comprador não honre o compromisso assumido.
Como tirar 2ª via IPTU?
Na cidade de São Paulo, pode ser no site da prefeitura.
Eu posso financiar minha própria casa com o nome negativado?
Por banco não. Terá que regularizar suas pendências.
Usucapião, quanto custa um processo de usucapião?
Depende de vários fatores: valor do imóvel, quantidade de notificações e certidões necessárias, se será um procedimento judicial ou extrajudicial, etc.
Dívida de aluguel pode ser parcelada?
Qualquer dívida pode ser parcelada. SE O CREDOR QUISER CONCORDAR COM O PARCELAMENTO. O máximo que a justiça obriga o credor a conceder é parcelamento em seis vezes, com 30% de entrada + honorários advocatícios + custas processuais e correção da dívida. E para isso é preciso que o credor reconheça a dívida. E como aluguel não é consumo, essa dívida não se enquadra na lei do Melhor conselho: tente negociar com o locador sem necessidade de justiça.
Como assinar um documento como procurador?
Se você tem uma procuração com poderes suficientes, claro que pode.
Como posso fazer para registrar imóvel em cartório?
É só levar o título aquisitivo no cartório de registro de imóveis competente. Se você está tão perdido, o melhor início é ir no cartório de registro de imóveis que atende a esse endereço e tirar a matrícula desse imóvel. SÓ pelo endereço do imóvel, o cartório consegue localizar a matrícula. A partir dessa matrícula, você saberá exatamente a situação do imóvel e o que precisa ser apresentado se for preciso regularizar algo.
Como comprar terreno do governo?
Verifique se existe alguma lei que permita ao governo vender esse terreno, porque sem uma normativa autorizando a venda, nada feito. O governo não pode dispor do patrimônio público. Vou mais longe: quando interessa ao governo dispor de algum bem, normalmente será por licitação. Com tanto terreno disponível, é mais fácil você escolher um que não seja público, porque mesmo a usucapião não atinge imóveis públicos.
Como ficar isento do IPTU?
Verifique na prefeitura local se você tem direito a alguma isenção.
Qual o melhor jeito para encontrar a matrícula de um imóvel?
Super fácil: vá ao cartório de registro de imóveis que atende a esse endereço e, pelo endereço do imóvel, você consegue a matrícula. Detalhe: é barato, mas é pago.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis