Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Qual o melhor jeito para encontrar a matrícula de um imóvel?
Super fácil: vá ao cartório de registro de imóveis que atende a esse endereço e, pelo endereço do imóvel, você consegue a matrícula. Detalhe: é barato, mas é pago.
Qual a função da matrícula de um imóvel?
MatrÍcula de imóvel é o DOCUMENTO OFICIAL que individualiza e descreve o imóvel. Essa matrícula descreve a propriedade, seu histórico e eventuais ônus que gravem esse imóvel. Isso significa que, exigindo matrícula do imóvel atualizada para negociá-lo, você terá certeza de que estará comprando o imóvel dos seus legítimos proprietários e que esse imóvel não está penhorado para responder por dívidas do vendedor. Cada imóvel é único e tem sua própria matrícula.
Posso vender imóvel locado?
Pode sim, mas o inquilino tem preferência na compra. Você deve comunicar por escrito a ele que o imóvel será colocado à venda explicando detalhadamente as condições do negócio e dando a ele o prazo de 30 dias para manifestar-se. SÓ então você estará livre para colocar o imóvel no mercado. IMPORTANTE: o inquilino continua morando na casa e será o comprador quem decidirá, após a compra, se segue com a locação. Caso o comprador desse imóvel não queira seguir com a locação, o inquilino terá 90 dias de prazo para a desocupação do imóve.
Tem um prazo para comprar outro imóvel?
Não, nenhum prazo. Pode comprar e vender livremente quantos imóveis você quiser.
como fazer de um lote para meu nome
Apresente a escritura pública de compra e venda desse imóvel, ou outro documento oficial que comprove a propriedade à prefeitura e só assim a prefeitura transfere a titularidade. Esclareço que apenas ter o IPTU no seu nome não te dá a propriedade do imóvel, aliás, não te dá nem mesmo quaisquer direitos sobre esse imóvel. Você fala em regularizar a propriedade: pois bem, se você não adquiriu esse imóvel pelas vias normais, conseguirá a propriedade dele apenas após ação de usucapião ou adjudicação compulsória.
Tenho que pagar área do terreno se moro na laje da minha irmã?
Sim, é devido o IPTU também sobre o terreno sobre o qual o imóvel está edificado. E como a prefeitura chegou ao cálculo, você terá que reportar-se à própria prefeitura.
Tenho que pagar área do terreno se moro na laje da minha irmã?
Sim, é devido o IPTU também sobre o terreno sobre o qual o imóvel está edificado. E como a prefeitura chegou ao cálculo, você terá que reportar-se à própria prefeitura.
Como abaixar o valor do IPTU?
IPTU é um tributo municipal e nós temos 5569 municípios no Brasil. Você terá que ver na prefeitura local se consegue ou não alguma redução do seu IPTU.
Como posso fazer para comprar terreno direto com o banco Santander?
JÁ conversou com o seu gerente SANTANDER? O primeiro passo é esse: ver quanto do SANTANDER aprova para você.
O que é ITBI e para que serve?
Imposto sobre transmissão de bens imóveis. E, como qualquer imposto, serve para custear as despesas do governo.
Desisti de alugar meu apartamento
Sim, cabe processo. Danos morais e materiais. Veja bem: você poderia vender o imóvel mesmo durante a locação, seguindo os trâmites legais, ou seja, avisaria ao comprador que o imóvel estava locado, daria a preferência da compra para o inquilino e o inquilino teria no mínimo 120 dias morando no imóvel (30 dias para manifestar a preferência e 90 dias após a transação ser efetivada). Você simplesmente optou por não honrar o contrato. Cabe processo. E cuidado: o inquilino pode até mesmo cancelar essa venda, caso ele possa comprar esse imóvel nas condições em que foi vendido a um estranho.
empréstimo após assinatura de financiamento
Sempre existe um risco, muito pequeno, mas existe, do cartório negar o registro em função de algum erro que passou despercebido pela Caixa e pelos contratantes. E se o contrato não voltar devidamente registrado para a Caixa, ele será cancelado. Então, melhor águardar o contrato estar sacramentado. Afinal, são só mais alguns dias. Como eu disse: o risco é pequeno, mas já vi acontecer.
ITBI pode ser pago com cartão de crédito?
Em algumas prefeituras, sim. Veja na prefeitura onde se localiza o imóvel.
Qual o tempo mínimo para contrato de aluguel residencial?
Conforme o artigo 3º da lei 8245/91, o contrato de locação pode ser ajustado por qualquer prazo, dependendo de venia conjugal se igual ou superior a 10 anos. E, como bem explica o Luiz Carlos, para locações residênciais, melhor o prazo de 30 meses pela possibilidade de desocupação por denúncia vazia, tão logo termine o contrato de locação. Para locações não residênciais, o melhor prazo é de 5 anos.
Qual a burocracia para comprar um terreno?
A mesma de qualquer imóvel. Se você está comprando à vista e direto com o proprietário, seria uma boa ideia ter a assessoria de um advogado.
Quanto vale o metro quadrado?
Depende de cada bairro; não dá para comparar Jardim Europa com Colônia (ambos bairros da Cidade de São Paulo) ou Leblon e Guaratiba (ambos bairros da Cidade do Rio de Janeiro). O que exatamente você precisa saber? Refaça sua pergunta, o.
Certidão de ônus do imóvel onde tirar?
No cartório de registro de imóveis que atende o endereço onde se localiza esse imóvel, é possível obter as informações sobre a propriedade. Você tivesse passado ao menos o CEP do seu imóvel, eu te diria qual é o cartório.
Em que site consigo vender um terreno rapidamente?
Rapidamente? Vai da sorte. Dependendo da metragem do seu terreno, ele pode interessar a construtores, porém, dificilmente construtor compra um terreno, a menos que o preço seja muito atraente. Construtores dão preferência a terrenos (ou casas para demolição) cujos proprietários aceitem permuta por imóvel a ser construído no local. Nada te impede de anunciar, se o que você pretende é vender por sua conta, sugiro Mercado Livre, OLX e redes sociais.
O que valoriza o condomínio?
Depende das necessidades específicas de cada condômino. O pessoal se ilude com uma cara área de lazer completa, porém quem não tem pet prefere não ter um "fedorento espaço pet" no condomínio. Quem prefere nadar em academia (é o meu caso), dispensa condomínio com piscina e academia. Eu gosto de condomínio com coworking, mas quem já é aposentado quer pagar um coworking para quê? Percebe que "vantagens e desvantagens" é uma análise individual.
Eu posso usar o FGTS para quitar financiamento imobiliário?
Regra geral sim, mas veja o seu contrato específic.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis