Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Inventário quem pode fazer?
Na verdade qualquer pessoa que tenha interesse legítimo no inventário pode inicia-lo. Assim, se o de cujos deixou dívida até mesmo o credor pode dar inicio ao inventário para satisfazer sua dívida. Usual que o inventariante seja o cônjuge sobrevivente, um filho ou quem esteja com os bens em seu poder.
Posso vender um imóvel que tenho usufruto?
Não; usufrutuário não é dono portanto não vende nada. E nu proprietário até pode vender a nua propriedade mas como o usufruto vai continuar na prática ninguém compraria um imóvel para que outra pessoa continue usufruindo.
Como saber quais contas o inquilino deve pagar?
Vide lei da locação, em especial artigos 22 e 23.
Como conseguir número do IPTU pelo endereço?
Na cidade de São Paulo você consegue no site geosampa. Outras prefeituras, outras regras, não sei como trabalham as demais 5567 prefeituras que existem no país.
Posso vender meu apartamento com IPTU atrasado?
Pode desde que você deixe claro em contrato com o comprador que ele está ciente dessa dívida e concorda que ele (comprador) terá que paga-la.
Apartamento no 3º andar é difícil para venda?
Não, não é difícil de vender.
Preciso pagar antes da entrega das chaves?
Não aceite. Procure um imóvel onde você já pode entrar de imediato.
O que posso fazer com o imóvel depois de me divorciar?
TerÁ que ver o que foi decidido no divórcio. Converse com o seu advogado.
Como fazer documento de doação de imóvel?
Escritura pública de doação em tabelionato de notas levada a registro no cartório de registro de imóveis competente. Pagará ITCMD.
Quem pode administrar um condomínio?
O síndico do condomínio. Que até pode contratar um contador ou um administrador para auxilia-lo.
Existe segunda via de contrato de compra e venda no cartório?
Esse presidiário pode te dar uma procuração na cadeia. Contratos particulares usualmente vão para a gaveta sem quaisquer registros.
Ação de despejo tem custas?
Sim, tem custas e honorários advocatícios.
Quanto tempo demora um processo de usucapião extraordinário?
Se tudo correr bem uns poucos meses.
Qual o nome do documento para garantir a compra caso o vendedor faleça?
A sequência de propriedade deve ser seguida, não vejo forma desse imóvel não ser inventariado. O seu contrato de gaveta te dará direito a habilitar-se no inventário. Ou pedir a adjudicação compulsória dele. Mas quando se trata de contratos de gaveta sempre se deve contar com a possibilidade de imprevistos.
Quem tem restrição no nome pode financiar imóvel pela caixa?
TerÁ que regularizar as restrições antes de conseguir financiamento.
Como posso dar entrada no usucapião?
SÓ através de advogado.
Como consigo financiar imóvel sendo pessoa jurídica?
Você continua sendo pessoa física, a despeito de ter também CNPJ.
O que fazer quando quero comprar um imóvel mas o terreno é da prefeitura?
O terreno sendo da prefeitura está indisponível para venda. Será preciso um projeto de lei aprovado pela câmara municipal tornando possível a negociação. E imóveis públicos também não podem ser usucapidos.
Quando posso romper o contrato de aluguel?
Se você é o locatário a qualquer momento, pagando a multa devida. Se você é locador só após o vencimento do contrato ou se o locatário der causa para ação judicial.
Averbação de imóvel quem paga?
Como a lei não exige que contrato de locação seja averbado pagará pela averbação quem tiver interesse nela. SÓ faz sentido averbar contrato de locação na matrícula do imóvel se constar do mesmo cláusula dizendo que mesmo no caso de alienação a locação continua até o final do contrato.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis