Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Quando pode reajustar o meu aluguel?
Anualmente conforme contrato.
Aviso prévio de desocupação de imóvel alugado?
Se o contrato já venceu o aviso é de 30 dias.
Venda através da imobiliária. Qual é o valor que vai sair no documento do cartório?
R$280.000,00. O que significa que se houver ganho de capital você pagará um imposto maior. Para todos os efeitos você está concordando que o valor da venda foi R$280.000,00 (o que tecnicamente poderia ser considerado crime de falsidade ideológica).
Como calcular o custo de mercado de um imóvel?
Pesquise quanto o mercado está pedindo por imóveis similares ao seu.
Vendi um imóvel tenho que declarar?
Sim, tem que declarar.
Onde conseguir o habite-se?
Na prefeitura.
Tem como consultar matrícula de imóvel pela internet?
Tem sim. No site registradores onr.
Como eu faço para saber o cartório de registro do imóvel?
Copia e cola: "registrodeimoveis.org.br/mapa".
A cobertura de um prédio é sempre mais cara?
Nem sempre. Existem apartamentos garden que acabam sendo mais caros do que as coberturas. Necessário pesquisar.
Como faço para tirar o nome do meu ex do financiamento?
Veja com o agente financeiro se apenas a sua renda é suficiente. Se positivo seu ex terá que concordar ou ter uma sentença judicial da partilha. Será um novo contrato com novas despesas.
Como consigo a escritura pública de imóvel residencial?
Em cartório de notas Necessário que comprador e vendedor estejam de acordo.
Comprei um imóvel usado e quero desistir
Depende da situação concreta. Se já assinou a escritura nada feito; se comprou o imóvel sem vê-lo cabe arrependimento em sete dias e se ainda está em fase de negociação veja as cláusulas do distrato.
É possível transferir a dívida de um imóvel para outra pessoa?
Ao arrepio do agente financeiro NÃO, porque oficialmente você continuará com o empréstimo no seu nome com todos os ônus que isso representa. Se você está falando de um imóvel financiado não existe óbice para que o agente financeiro faça um contrato em nome do comprador e use parte desse valor para quitar o seu saldo devedor. Mera rotina atualmente.
Entrei na usucapião pela defensoria, demora muito?
Sim, é uma ação demorada. Principalmente pela defensoria pública que está assoberbada de trabalho. Mas se era sua única opção te resta esperar. Seria coisa de meses se tivesse optado pelo usucapião extrajudicial. Fora da justiça tudo é resolvido de forma mais rápida. Só que os custos não são poucos.
Qual o prazo para locação de imóvel residencial?
O prazo recomendado são 30 meses, porém a lei da locação deixa muito claro que o prazo será o que as partes quiserem pactuar.
Prazo desocupação imóvel vendido
A alienação do imóvel não é motivo para rescisão do contrato, porém a lei faculta ao comprador denunciar o contrato no prazo de 90 dias e nesse caso o inquilino terá também 90 dias de prazo para desocupar o imóvel. Se após a venda do imóvel o comprador ultrapassar o prazo de 90 dias para pedir o imóvel então presume-se concordância com a manutenção da locação. Isso está claro no artigo 8º § 2º da lei da locação. Leia o artigo inteiro, vale a pena.
Quais problemas posso ter com um imóvel em garantia hipotecária?
Se estamos falando de financiamento bancário nem mesmo é hipoteca (instituto em desuso, atualmente) e sim alienação fiduciária onde, havendo inadimplência o credor nem ao menos precisa recorrer à justiça para consolidar a propriedade do imóvel e oferecê-lo a leilão. É um procedimento extrajudicial bastante rápido portanto aconselho muita cautela nessa situação. Havendo impossibilidade de pagamento tente um acordo.
Como transferir imóvel residencial?
Por escritura pública de compra e venda ou doação.
Pessoa física pode alugar imóvel comercial?
Claro que sim.
Inquilino tem que pagar IPTU?
Se estiver no contrato sim.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis