Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Como fazer tirar a escritura de um imóvel?
Supondo-se uma transação de compra e venda normal, onde vendedor e comprador possam ser localizados a escritura será lavrada em cartório de notas. Se a compra foi por financiamento bancário não haverá escritura porque o contrato com o agente financeiro tem a mesma validade legal.
Imóvel em péssimo estado, posso sair do mesmo e receber o dinheiro de volta?
O proprietário tem 30 dias de prazo para solucionar o problema e só então você pode resilir o contrato.
Caução de aluguel nova lei
A lei não mudou. Continua sendo a lei 8245/91. Veja especificamente § 2º do artigo 38.
Aposentado pode pedir isenção de IPTU?
Nós não temos como saber como as mais de 5.500 prefeituras trabalham. Na cidade de São Paulo o simples fato de ser aposentado não dá direito à isenção de IPTU. Reporte-se à prefeitura do município onde está localizado o seu imóvel.
Como fazer para transferir imóvel de pai falecido para filho?
Necessário proceder ao inventário.
Posso vender meu apartamento com o nome negativado?
Depende de você ter ou não restrições que possam levar seus credores a impugnarem a venda.
Como conseguir a matrícula do imóvel?
Reporte-se ao cartório de registro de imóveis que atende ao endereço. Pesquise em "registrodeimoveis.org.br/mapa".
O locador pode rescindir contrato de locação?
Durante a vigência do contrato só se o locatário der justa causa.
Qual é o procedimento para transferir um imóvel após falecimento do proprietário?
Façam o inventário; sua parte depende de sabermos se o imóvel foi comprado e pago antes da união estável (e você seria herdeiro junto com seus filhos) ou se foi comprado e pago durante a convivência, caso que te torna meeiro. De qualquer forma você terá direito real de habitação desse imóvel. E ALERTA: como os bens do falecido respondem pelas dívidas desse falecido para só então os herdeiros receberem seus quinhões acertem essa dívida com urgência. Seus filhos sendo menores de idade o inventário será judicial; se não pode bancar os custos procure a defensoria pública.
Como fazer para fazer uma hipoteca de um imóvel?
Atualmente o usual é alienação fiduciária. Você fará o contrato de empréstimo com o banco dando seu imóvel em garantia e registrará esse contrato na matrícula do seu imóvel.
Qual é o valor para tirar Habite-se em Curitiba?
Durante a vigência do contrato só se o locatário der justa causa.
Como passar o imóvel para o nome de outro parente?
Por escritura pública de compra e venda ou doação.
Paguei o aluguel adiantado, mas não cheguei a entrar. Posso pedir o dinheiro de volta?
Não. Pelo menos não todo. Tente negociar a multa pela rescisão antecipada do aluguel. Mesmo contratos verbais são válidos.
Inquilino tem que pagar fundo de reserva?
Não, essa responsabilidade é do proprietário. Compete ao inquilino repor os valores toda vez que o FR for usado para cobrir despesas ordinárias.
Como ocupar um imóvel abandonado?
Tecnicamente invasão é crime de forma que não existe nenhuma segurança nessa atitude.
O que faço para calcular o reajuste de aluguel pelo IGPM?
Use o site "calculoexato" que é bem intuitivo.
O que faço para emitir escritura de imóvel usado?
Cartório de notas; se comprador e vendedor comparecerem a um cartório de notas a escritura é mera rotina.
Prazo mínimo contrato de locação comercial?
Não existe prazo mínimo. Existe o prazo ideal de cinco anos.
Eu posso alugar seu imóvel para um banco?
Sim, pode. Usualmente bancos alugam imóveis na modalidade built to suit mas se você encontrar um banco que queira a locação do seu imóvel do jeito que ele está bom para você; nunca terá inadimplência.
Como faço para registrar um imóvel no cartório?
Apresente ao cartório documento hábil para registro. Por exemplo: escritura pública de compra e venda ou sentença de inventário ou usucapião. Sem que a propriedade seja comprovadamente sua o cartório negará registro.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis