Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Como consigo lavrar a segunda via de escritura de imóvel usado?
Você não vai lavrar uma segunda via e sim conseguir uma cópia extraída do livro. Não sei porque você a quer já que o que de fato consolida a propriedade é a matrícula e não a escritura mas se você não se lembra onde a escritura foi lavrada veja, pelo endereço do imóvel, a qual cartório de registro de imóveis o imóvel pertence e peça a matricula dele (em São Paulo não chega a R$65,00). Nessa matrícula constará onde a escritura foi lavrada.
Tenho que devolver o valor do aluguel para o inquilino?
Não; eles pagam a multa pela rescisão antecipada do contrato. E após você devolve a caução corrigida pela poupança.
Como descobrir o cartório de registro?
Pesquise em "registrodeimoveis.org.br/mapa".
Posso vender minha casa diretamente pelo Bradesco?
Normalmente quem escolhe o agente financeiro é o comprador e não o vendedor. Para o vendedor não faz diferença.
Contrato de aluguel verbal tem validade?
Sim, mesmo contratos verbais devem ser honrados.
Imobiliária tem que devolver o valor do caução?
Devolver a caução até sim. Porém vocês pagam a multa pela rescisão antecipada. O correto: vocês pagam a multa, desocupam o imóvel e após a vistoria o valor da caução é devolvido corrigido pela poupança. Porém a lei não impede que se compense os valores a serem pagos com os valores a serem recebidos, desde que locador e locatário concordem com essa compensação. De concreto a mudança de estado motivada por troca de emprego não exime o locatário da multa devida. Esse benefício teria apenas o locatário que é forçado à mudança por iniciativa do empregador.
Reajuste de aluguel retroativo com bonus.
Sim, o reajuste será no valor efetivo do aluguel. O locador deixou muito claro que reajustou o aluguel e por mera liberalidade concedeu o bônus de forma que novo reajuste desconsidera o bônus. Sinto muito mas é isso.
Locatário pode despejar um residente do imóvel?
Despejo só com ordem judicial então se esse morador é um sublocatário o locatário tem sim legitimidade para pedir o despejo motivado do camarada. De qualquer forma apenas jogar na rua os pertences do morador o locatário não pode.
Posso rescindir contrato exclusividade imobiliária?
Pagando a multa devida pactuada no contrato pode.
Posso vender um imóvel sem ser corretor?
Só se o imóvel for seu.
O que fazer quando o Inquilino não quer renovar com a imobiliária?
O inquilino não é parte da relação locador x imobiliária. Veja no contrato assinado quais são as clausulas de distrato.
Como elaborar promessa de compra e venda de imóvel?
É um contrato normal: identificação das partes (nome, CPF, RG, estado civil, endereço, profissão); identificação correta do imóvel (a matrícula já diz tudo) e as cláusulas que as partes querem contratar. Importante: se o vendedor for casado identifique o cônjuge e colha assinatura (como vendedor ou anuente, cf. Regime de casamento). Se o comprador for casado basta identificar o cônjuge. Abraços.
Como conseguir a matricula e averbação da construção?
A prefeitura regulariza a construção e fornece o habite-se (pode não ser muito fácil) e após é só levar o habite-se ao cartório de registro de imóveis.
Como fazer para encontrar o boleto de ITBI do meu imóvel?
No site da prefeitura.
Como fazer a transferência de imóvel para outra pessoa?
Escritura pública de compra e venda ou de doação. Ambas em cartório de notas e em ambas haverá despesas.
Posso usar meu fundo de garantia para comprar uma casa?
Sendo único imóvel em seu nome e destinado à sua moradia pode.
É possível comprar um terreno à vista?
Claro que sim; basta ter dinheiro. O que não é usual é pagar cash, se for esse o caso a imobiliária deve informar a ocorrência.
O meu locador pode pedir o imóvel para venda?
Ele pode vender o imóvel dando preferência a você. E após a venda, caso o comprador não queira continuar com a locação, então você terá 90 dias de prazo para sair do imóvel.
ImÓvel com restrição pode ser vendido?
Se for restrição judicial não.
Existe isenção do ITBI?
Existe sim; mas como é um tributo municipal as regras variam de um município para outro.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis