Alvim Leste Imóveis

Alvim Leste Imóveis

21.891 Respostas

Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 3134 (14%)

Participante desde: 05/2022

Site: https://www.magda-gestoraimobiliaria.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.

Como fazer o reajuste de aluguel?

Pelo índice pactuado no contrato. O site "calculoexato" é bastante intuitivo. E me parece que aqui no Portal também tem uma ferramenta.

Posso comprar um imóvel com débitos em meu nome?

Num ponto você tem razão: direito não é realmente ciência exata. Ocorre que quem concede crédito faz suas próprias exigências no tocante à liberação do crédito então se você tem alguma restrição no seu nome mas tem uma conta no Banco Alfa há anos e nenhum problema de relacionamento com esse banco ao longo desses anos as chances são que o Banco Alfa conceda a você um crédito que o banco Beta (onde você é desconhecida) não concederia. Tente esclarecer sua dúvida direto com o agente financeiro onde você pretende o crédito.

Qual o preço de uma transferência de imóvel?

Os custos são calculados pelo valor do imóvel. Você será melhor atendido consultando um cartório de notas da sua cidade.

Como o cartório de imóveis decide em qual nome fica o IPTU?

O cartório não decide. O IPTU é uma dívida da propriedade e na prefeitura provavelmente constar o nome de Fulano de Tal e outros.

Quais as vantagens de financiar sala comercial por imobiliária?

Normalmente quando a negociação é feita por imobiliária tanto o comprador quanto o vendedor apenas apresentam seus documentos pessoais e se livram do trabalho burocrático. Nada impede que você consiga seu próprio financiamento.

Quando posso pegar a chave do imóvel que comprei?

Esse tipo de situação deve ser prevista ANTES de se concretizar o negócio. Foi feito um contrato de compromisso de compra e venda? Se sim, não consta nada sobre a entrega do imóvel? O usual em imóveis ocupados é que o vendedor conceda de 30 a 90 dias para o proprietário sair do imóvel. E outra possibilidade: se o imóvel está ocupado por inquilino então o prazo legal é de 90 dias a contar da data em que esse inquilino for informado da venda efetivada.

Posso perder meu imóvel que está hipotecado?

Por dívida do próprio imóvel ou por dívida que originou a hipoteca perde sim.

Posso desistir de um contrato de locação antes de assinar?

Se a locação não foi concretizada pode. Se você já depositou a caução ou já entrou na casa é preciso ver o que foi acertado porque contratos verbais também são válidos.

O locatário tem direito à renovação compulsória?

Renovação do contrato mesmo contra a vontade do locador, você quer dizer? De imóvel residencial não. De imóvel não residencial sim, veja artigos 51-57 da lei da locação.

Ação de usucapião quanto custa?

Não é uma ação barata. Só em honorários de advogado pode chegar a 20% do valor venal do imóvel. Faz um tempinho que usucapião pode ser extrajudicial, ainda assim instruída por advogado mas costuma ser bem mais rápido.

O inquilino pode parcelar o IPTU?

No contrato de locação está claro que o IPTU será pago pelo inquilino? Se não estiver explicita essa obrigação a responsabilidade pelo pagamento é do locador. As obrigações da imobiliária estarão elencadas no contrato de prestação de serviços. Normalmente as guias de IPTU chegariam a você e não à imobiliária. Quanto a possível parcelamento, imagino que facilitar o pagamento ao inquilino ainda ficará mais barato para você, e você receberá mais rápido, do que ajuizando ação do que ajuizando ação contra ele. Minha máxima é que um credor inteligente não crucifica um devedor bem intencionado.

É correto o inquilino pagar o valor total do IPTU?

O inquilino só paga o IPTU se essa obrigação estiver EXPLICITA no contrato de locação.

Como fazer uma notificação para inquilino?

Seja lá o que for que você pretenda notificar faça por escrito e mediante protocolo. Como alternativa, se quiser um pouco mais de segurança, gastando um pouco mais, faça uma ata notarial.

Apartamento financiado como vender?

Consegue sim, e é mera rotina. O agente financeiro aprova o crédito do seu comprador, quita o saldo devedor do seu contrato e a diferença entre o valor da venda e o saldo devedor quitado será sua. E nem precisa que o comprador faça o financiamento no mesmo banco que financiou para você, os bancos se acertam. Como eu disse: mera rotina,.

Quais os direitos do inquilino ao ser despejado?

O direito do dono de pedir a casa ao final de um contrato formal de 30 meses é inquestionável. Porém se o contrato foi por prazo inferior a 30 meses o pedido da casa deve ser motivado por algum dos itens elencados no artigo 47 da lei da locação, por exemplo: uso próprio ou de dependente, demolição, etc. Sem motivo só caberá denúncia vazia após cinco anos de ocupação. E de qualquer forma uma ação de despejo não é tão rápida, entendo que você consiga arrumar um imóvel e mudar-se. Infelizmente não é relevante a idade do inquilino ou filhos menores.

Financiamento imobiliário com FGTS

Não faz grande diferença. Usando o FGTS é só mais uma burocracia que o correspondente bancário vai resolver. Melhor conselho: não existe motivo razoável para deixar o FGTS parado e investir mais em recursos próprios quando todos sabemos que o rendimento do FGTS é muito baixo.

Como consigo tirar o CRECI e qual o valor?

Então você não precisa tirar novo CRECI, basta reativar o antigo. Este ano em São Paulo a anuidade ficou em perto de R$670,00.

Quem tem apartamento financiado pela Caixa Econômica pode financiar outro apartamento?

Até pode, mas pelo SFI. Supondo-se é claro, que sua renda comporte ambos os financiamentos. Se o primeiro imóvel já está pago evidente que não comprometerá sua capacidade de pagamento mas ainda assim será pelo SFI e sem uso do FGTS.

Como elaborar um contrato de compra e venda de terreno?

Identificação das partes - identificação do imóvel - cláusulas pactuadas. O que faltam são modelos no Google. Mas da mesma maneira que automedicação é desaconselhável, aventurar-se no meio jurídico sem conhecimento pode resultar em prejuízo. Compra e venda de imóveis envolve valores expressivos portanto considere contratar uma advogado.

O que é valor de caução?

Até no máximo três vezes o valor do aluguel.

Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis

16119 alvim-leste-imoveis