Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Imobiliária pode exigir seguro contra incêndio?
Quem exige isso é o locador, a imobiliária apenas redige o contrato.
O proprietário pode subir o aluguel conforme o salário mínimo?
Não, de jeito nenhum. A lei da locação proíbe variação cambial, moeda estrangeira ou vinculação ao salário mínimo.
O que é usucapião pode ser vendido?
Usucapião é uma forma legítima de se obter a propriedade da coisa (bem móvel ou imóvel) da qual se detém a posse, após atendidos os requisitos legais. Uma vez que a usucapião esteja devidamente registrada no cartório de registro de imóveis a propriedade está consolidada e o proprietário pode livremente dispor desse imóvel como bem entender.
Quanto preciso juntar para comprar um apartamento?
Pelo menos 20% do valor do apartamento para a entrada; e reserve mais ou menos 6% do valor para as despesas de financiamento, ITBI e registros.
Qual é o prazo pra eu desocupar meu imóvel após a venda?
Isso você deve negociar com o comprador. Se nada foi combinado de antemão presume-se que tão logo você receba o dinheiro da venda você desocupe o imóvel.
O que posso fazer para transferir para o meu nome um terreno?
Você vai ter pagar as parcelas em aberto ou comprovar o pagamento, ok? Porque embora exista prescrição para cobrança judicial o fato é que a dívida não prescreve. O que popularmente "caduca" é só o direito do credor iniciar a cobrança judicial; afora isso ele pode te cobrar administrativamente. Ou em outras palavras, pode recusar-se a assinar a escritura. E judicializar a questão pode fazer com que te saia mais caro o molho do que o peixe.
Posso vender imóvel doado?
Depende dos termos da doação. Se constar cláusula de inalienabilidade não.
Quem é responsável pela administração do condomínio?
O sindico. Leia a lei 10406/02 entre os artigos 1331-1358 em especial artigo 1348. E leia a convenção do seu condominio. Evidente que o síndico administra mas precisa contar profissionais das mas diversas áreas: faxineiros, porteiros, encanadores, eletricistas, etc. E precisa dos serviços de um auxiliar de escritório ou fica mais barato contratar uma administradora. Mas é preciso deixar claro que essa administradora fará o que o síndico mandar e não vai se envolver com o dia a dia do condomínio. QUEM ADMINISTRA É O SÍNDICO.
Imóvel: direito usucapião do inquilino?
Não. Falta o principal requisito que é OCUPAÇÃO COM ÂNIMO DE DONO. Você ocupa o imóvel como inquilino inadimplente, que pode ser surpreendido com ação de despejo a qualquer momento. Desculpe mas é isso.
Vender imóvel antes do inventário
Você estará vendendo só os seus direitos hereditários o que fará com que a transação não possa ser financiada e o imóvel seja vendido por bem menos do que o preço do mercado.
Com o CPF do proprietário eu consigo o número de inscrição do imóvel?
Não. Mas com o endereço do imóvel consegue.
Como declarar imóvel nunca declarado antes?
No IR? O correto seria retificar as declarações dos cinco anos anteriores.
Como regularizar terreno de posse?
Através de ação de usucapião caso você e o imóvel preencham os requisitos. Pode ser pela via extrajudicial mas tem que ser com advogado.
O proprietário pode entrar no imóvel alugado?
Para vistoria ou mostra-lo a interessados na compra (caso o imóvel esteja à venda) sempre com horário marcado pelo inquilino.
Como refinanciar imóvel pelo Itaú?
Isso você precisa ver no Itaú.
Qual porcentagem o corretor recebe do valor do aluguel?
Usualmente o valor de um aluguel na contratação e 10% ao mês pela administração.
Posso vender imóvel penhorado?
Ninguém compraria porque a penhora vai junto.
Como encontrar o imóvel ideal?
Depende do que é imóvel ideal para você. Não tenha pressa na busca porque o investimento é alto.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis