Cosimo Ciminelli

Cosimo Ciminelli

846 Respostas

Agradecimentos: 593 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 50 (6%)

Participante desde: 07/2023

SOBRE O RESPONDEDOR:

Cosimo Ciminelli é Corretor de Imóveis com formação em Engenharia mecânica e direito, está entre os TOP 200 corretores(as) com amplo destaque em áreas como: Jurídico Imobiliário, Negociação, Financiamento, Imóveis, Condomínio e etc, possuindo um total de 6 artigos publicados e mais 846 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2020 atuando principalmente nos bairros Bairro alto, colombo, pinhais, sta cândida e boa vista, e já trabalhou em empresa como: Lucas girling gmbh.

Qual o valor médio de uma nova escritura de imóvel usado?

Podemos considerar 0, 5% do valor do imóvel mas, cuidado, está não é a única despesa a ser considerada, têm outras como: certidões, ITBI, Registro etc.

Quais são os juros do programa minha casa minha vida?

As taxas de juros dependem de vários fatores como: Faixa de renda, localização do imóvel, possibilidade de uso do FGTS. Resumindo podemos dizer que a menor taxa de juro de 4% si aplica à renda de até R$ 2000, 00 nas regiões do Norte e Nordeste com uso de FGTS, enquanto que a maior taxa de juro de 8, 16% se aplica à renda entre R$ 4000, 01 e R$ 8000, 00, em todas as regiões e sem uso de FGTS.

Quais documentos para fazer averbação de imóvel?

Depende da situação, ou seja, tem pessoas que constroem sem projeto, sem respeitar as normas Municipais etc; neste caso a situação é bem complicada tal e tornar difícil ou impossível a averbaçaõ. Têm pessoas que, ao contrario, antes de começar a construção fazem o projeto que respeita todas as normas Municipais. Neste segundo caso os documentos necessário são:. Matricula do imóvel, alvará de construção, habite-se e CND.

Quando 1 dos herdeiros não quer vender o imóvel?

Em geral podemos dizer que os outros herdeiros pedem ao Juiz de dissolver o condomínio entre eles para sucessiva venda forçada ou não do imóvel mas, depende da situação; por exemplo: o herdeiro contrario à venda mora no imóvel a quanto tempo, será, que pode usucapir?

Quais formas que posso vender meu imóvel na CEF?

Se o imóvel está financiado, para vende-lo é preciso quitar o financiamento ou o comprador deve passar pela analise do banco para eventualmente substituir o antigo mutatório. TambÉm existe o "contrato de gaveta" mas, não uma transação segura podendo dar problemas no futuro.

Como é calculado o aumento do IPTU?

Hoje em dia o aumento do IPTU só pode ser feito pelas Prefeituras via Decreto em caso de atualização do valor conforme o IPCA que mede a inflação do Pais. A Reforma Tributaria prevê que as Prefeituras possam atualizar a base de calculo por meio de Decreto a partir de critérios gerais previstos em lei Municipal, ou seja, Prefeituras terão mais autonomia para determinar o valor do imposto, logo, prepare o bolso para prováveis aumentos (se a reforma não for mudada pelo Senado).

Como posso descobrir a área do meu imóvel?

É só ler a matricula do imóvel. La encontrará esta informação.

O que é preciso para tirar a escritura de um terreno?

Para fazer a transferência de propriedade de um imóvel cujo valor for superior a 30 salários mínimos, é obrigatório fazer escritura pública em Tabelionato de nota. Na escritura são reportados os dato do imóvel, do vendedor, comprador e condições da transação.

Do que preciso para conseguir a escritura de de uma casa?

A Escritura é um documento obrigatório, ou seja, somente com este documento o Oficial do Cartório de Registro de Imóveis materializa o Registro da transferência de propriedade do imóvel na matricula do imóvel. A Escritura deve ser obrigatoriamente pública, ou seja, deve ser feita por um Tabelião de Nota, se o valor do imóvel é superior a 30 salários mínimo.

O que saber antes de comprar um apartamento na planta?

Verificar se a incorporação foi registrada no cartório de registro de imóveis e se foi constituído o património de afetação.

Como eu faço para solicitar matrícula antes de locar?

Peça diretamente para o Proprietario do Imóvel ou para a imobiliaria admnistradora e, se estes se recusarem, diretamente no cartório de registro de imóveis da situação/local do imóvel mas, neste caso precisa conhecer o numero da matricula do imóvel ou fazer pesquisa no mencionado cartório com nome e cpf do proprietário.

Para quitar financiamento da caixa tem desconto?

Não, ou seja, o valor do imóvel não vai mudar. A vantagem é que o juro é completamente eliminado, logo, o que está-se quitando, em pratica, é o saldo devedor, ou seja, o que ainda resta a pagar do imóvel.

Qual a vantagem de comprar uma casa à vista?

A grande vantagem é que não vai pagar os juros que, neste particular momento da conjuntura económica do nosso Pais, são bastante alto, sendo a SELIC no patamar de 13, 5% ao ano (Julho 2023), com previsão de começar a cair a partir da próxima reunião do COPOM do próximo més de Agosto 2023 de 0, 25 ou 0, 5 pontos percentuais.

Como financiar um imóvel 100% pela caixa?

Em regra a Caixa financia 80% do valor do imóvel mas, existem situações como a de imóveis cujo valor de venda é de mais ou menos R$ 120. 000, 00 que podem ser financiado 100% se a renda é de um certo valor. Fiz várias simulações e aconteceu exactamente esta situação.

Posso desistir de um contrato de locação?

Sim, pagando a multa convencionada em contrato.

O que quer dizer financiamento pré aprovado?

Que a analise financeira do comprador foi positiva, ou seja, a instituição financeira julgou que o comprador tem renda suficiente para pagar a parcela do financiamento.

Posso financiar o estudo pela CEF?

Sim, se for imóvel residêncial.

Como cancelar compra de apartamento na planta?

Desistindo e pagando a multa convencionada em contrato e estabelecida em Lei.

Idoso pode vender seu imóvel?

Sim, se ele não foi interditado.

Como fazer procuração de imóvel?

É só ir no Tabelionato de Nota onde já têm modelos pre-pronto. O importante é mencionar os dato do mandante, do mandatário e do imóvel e, claramente, os poderes conferidos ao mandatário, prestando bem atenção à possibilidade de que a procuração pode ou não ser de tipo IN REM SUAM (em causa própria).

32743 cosimo-ciminelli