Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Durante os 90 dias para desocupação do imóvel, o inquilino paga aluguel?

Sim, a titulo de remuneração pelo uso do imóvel segue com todas as obrigações do contrato de locação pois o adquirente se subroga nos direitos do locador anterior.

Até quando devo pagar o aluguel?

A caução garante a devolução do imóvel nas mesmas condições recebidas. Sendo assim fazem a vistoria, entrega as chaves e acertam os valores. Se não houver danos ao imóvel o aluguel é descontado da caução e o restante devolvido a você. Qualquer outra situação deve ser combinada com o locador antecipadamente por escrito. Fale com ele e deixe tudo acertado já que deste o aviso de 30 dias.

Eu tenho direito até dia 10/07 por causa do meu depósito?

É bem locação realizada entre as partes, tudo feito de forma errada. Se entrou no imóvel dia 10/10 no dia 31/10 devia fechar o mês e pagar estes 20 dias e assim todo ultimo dia do mês pagava o aluguel do mês utilizado. A locação é mensal e não essa bagunça que o locador fez. Se deu uma caução de aluguel, primeiro usa o mês e depois paga. Não há como saber com certeza se o aluguel de maio pagou junho ou pagou maio porque tá tudo errado nessa locação. Converse com o locador.

Reajuste comercial pode ser reajustado também em IPCA?

É acordo entre as partes, ocorre que o IGPM está muito alto e assustando as renovações de aluguel porque nãos e sabe como irá se comportar. Nada impede que troquem para o IPC-A, mas vai de comum acordo entre vocês.

Tenho de continuar a pagar renda depois de receber uma carta de despejo?

Sim, você paga o aluguel e taxas até a desocupação do imóvel e entrega das chaves ao locador(senhorio).

Posso entrar com usucapião?

Você reside no imóvel e paga aluguel para o herdeiro da parte que cabe a este no imóvel herdado? Pelo que informas não, então se usa o imóvel e não remunera o herdeiro nada mais justo que você arque com os custos de impostos, taxas e manutenção do imóvel como se fosse uma locação. O usucapião familiar só existe se o herdeiro desapareceu, esta em lugar incerto e ignorado e sem possibilidade de ser localizado. Se o caso não é este, nem perca tempo e dinheiro entrando com o processo. O que você devia ter feito era chamar o herdeiro e acordar por escrito toda a situação. Não tendo feito isso, o uso da parte que cabe a ele é remunerado. Se por um lado o herdeiro nunca contribuiu para benfeitorias que valorizem o imóvel, por outro você nunca se interessou em judicialmente chama-lo a responsabilidade. Para teres uma ideia, a qualquer tempo o herdeiro pode vender os 33% dele e se você não te dinheiro para exercer a preferencia, a venda judicial é solicitada. Resolver a situação é o mais correto. Chame o herdeiro e compre a parte dele descontando parte do que gastou com benfeitorias que agregaram preço ao imóvel porque as de manutenção é de quem ficou no uso do mesmo. Na dúvida procure um advogado.

Onde informar CPF do inquilino?

No contrato de locação, na clausula de identificação dos locatários. No boleto do aluguel também se informa o CPF do lcoatário principal do contrato, em geral o de maior renda.

Quanto tempo o inquilino tem pra fazer a devolução do imóvel?

30 dias para devolver as chaves e você pode recusar recebe-las e deve se tiver um único pertence do inquilino dentro do imóvel. Enquanto ele não entregar o aluguel segue sendo devido porque somente a devolução das chaves para de contar o aluguel e taxas. Passados 30 dias se ele não desocupar conforme avisado podes pedir o despejo e até um possivel aluguel pena por descumprimento.

Contrato vencido há 5 meses. Posso reajustar o IGPM?

A reajuste é a cada 12 meses de contrato pelo índice previsto no contrato escrito.

Os 30 dias que o inquilino tem é mediante pagamento? Ou fica gratuito?

Pagamento de aluguel e taxas até a entrega das chaves. Nas locações sem garantia onde o inquilino primeiro paga o aluguel e depois usa o mês já quitado, não há que se falar em novo pagamento pois entregará as chaves ao termo no mês do aviso já quitado.

Como alugo casa com segurança?

A segurança vai depender do conhecimento da legislação, prática, jurisprudência e principalmente análise de ficha do lcoatário e a garantia escolhida. Quanto maior o conhecimento no assunto, menor o risco do contrato. Não existe contrato 100% seguro e sim contratos onde os profissionais visam diminuir ao máximo os riscos do negócio.

Posso cancelar a compra?

Se assinou contrato particular com pagamento de sinal, vai perder o sinal se desistir. Verifique o contrato. O teu FGTS volta para a conta.

Penhora imóvel contrato de compra e venda não averbado?

É possivel ao credor, localizando documento oficial de compra e venda do imóvel, pedir a penhora do bem do devedor. Por exemplo. O credor pode localizar em nome do devedor a Escritura Pública feita, mas não levada a registro. Ele pode pedir a copia e registrar, depois pede a penhora. Pode localizar cadastro municipal em nome do devedor e pedir a penhora mesmo que esteja a matricula em nome de outra pessoa. O Cartório por sua vez pode ou não recusar a penhora.

Comodatário pode locar imóvel?

Comodato é empréstimo e portanto somente se houver autorização escrita do proprietário.

Como funciona 1 mês de depósito de aluguel?

Uma das garantias da locação é a caução em dinheiro. O locador pode pedir até 3 aluguéis sem taxas de caução. É pago no inicio do contrato e o locador deve dar recibo de pagamento de caução. No final do contrato é devolvido ao inquilino após quitado o contrato. Se houver dividas o locador pode reter a caução e discutir na justiça a sua liberação se a divida for cabível.

Como saber quantos IPTUs tem em meu nome?

Para saber isso você precisa pedir fazer uma pesquisa na prefeitura com seu nome e CPF para saber quantos imóveis tem em seu nome no cadastro municipal.

Posso alugar um imóvel residencial para uso comercial?

Pode se você for na prefeitura mudar o cadastro para imóvel não residencial. Cuidado. Alugar um imóvel residencial para uso comercial pode impedir o locatário de conseguir alvará dependendo dor amo que ele escolher. É preciso primeiro verificar na prefeitura.

Qual tamanho bom para apartamento?

Depende de cada um. Eu não moro em apartamento com menos de 65m². Se é para a lugar vai depender do nicho que você escolher.

Quanto meu inquilino tem que me pagar?

Você utiliza o contrato de 30 em 30 dias e esse é um dos problemas que ocorre quando se faz a contagem de forma errada. Vais ter que pegar 1% dividir por 30 dias e obter o valor dos juros diários que é 0,33% ao dia(pró-rata). 0,33% x 10 = 3,30% sobre o valor do aluguel devido.

Qual o valor de um seguro fiança de um aluguel de R$ 2.000,00?

Depende. O locador quer garantir somente o aluguel? Para você cotar com a seguradora é preciso saber o que será segurado. Em geral, o locador pede aluguel, condomínio, IPTU, pintura, multa contratual e danos ao imóvel locado. O seguro fiança em geral fica um aluguel a um aluguel e meio por ano de contrato.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini