Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Preciso saber a matrícula de um imóvel, tenho só o endereço, isso é possível?

Consulte no Cartório de Imóveis correspondente o numero da matricula solicitando pesquisa pelo endereço. Com o numero da matricula você resolve.

Como eu faço para saber em qual cartório o imóvel foi registrado?

Pelo endereço do imóvel. Todos os sites de cartório e tabelionato da cidade do imóvel tem o chamado "mapa de circunscrição". Nele pelo endereço e bairro você sabe qual o cartório da sua matricula.

Como consultar contrato habitacional caixa?

Baixe o aplicativo Caixa Habitação, instale, fala a senha de acesso e terá todo o seu contrato na tela do celular. Voa site da Caixa, na sua conta você também acessa todos os dados.

O que fazer se proprietário quer imóvel de volta por causa de animal?

Não devolva, se não tem proibição em contrato o locador não pode impedir. Se ele quiser que vá para a justiça pedir o imóvel, não vai ganhar a causa e ainda terá que te indenizar por ter interferido no bom andamento do contrato com obrigação incabível. O locador pode proibir animal no imóvel, mas deve estar claro no anuncio da locação e principalmente no contrato escrito. Ignore a pedido de desocupação porque o locador não tem este direito.

Preciso fazer renovação de contrato comercial?

A locação não residencial tem a renovação automática a cada 5 anos. Vai depender de o locatário ter entrado com a renovatória na justiça. Já existe decisão judicial trocando o índice o que eu acho um absurdo e interferência na livre negociação. Para locações de tão longo prazo e ainda protegida pelo direito de renovatória que você como proprietário não pode negar, acredito que o juiz mantenha o índice.

O que eu faço para alugar seu imóvel para um banco?

Anuncie com destaque de que o imóvel é adequado para instalações bancárias e financeiras. Anúncios de grande estaque.

Ação de despejo quanto tempo demora?

Muito tempo e mesmo com liminar de desocupação em 15 dias também demora porque os 15 dias é para desocupação do imóvel. Entre entrar com o pedido de liminar e o juiz analisar pode levar meses. Tem ações na justiça que duram mais de dois anos, mas em média 1 ano a 1 ano e meio. Negocie sempre, mesmo que tenha que abrir mão de algo para o inquilino devolver o imóvel rápido. É mais barato, mais rápido e mais inteligente.

Ainda tenho direito há 1 mês de aluguel ou só referente o fim do mês?

Não. Seu contrato já passou de 12 meses e esta em prazo indeterminado. Você é obrigado a dar aviso remunerado de 30 dias para sair do imóvel. Portanto se der o aviso em 19 de junho, desocupa em 19 de julho e paga o aluguel referente a 19 dias de julho. Você tem aluguel que primeiro paga e depois utiliza por não ter garantia, é isso.

Como é feito um contrato de aluguel?

O contrato é feito baseado em primeiro lugar na análise da legislação, jurisprudência e ultimas decisões dos tribunais e logo após prevendo possíveis situações de conflito para por último verificar as clausulas de acordo entre as partes e as impostas pelo locador que se forem legais vão compor o contrato. Por isso deve ser feito por um profissional.

Todos os sócios precisam assinar em um contrato de locação comercial?

Sempre existe um sócio que assina pela empresa e isso consta no contrato social e suas alterações. Se não houver, todos tem que assinar.

Aluguel de 2000, tá atrasado 10 dias, como faço a cobrança desse juros?

10% de multa = R$ 200,00 e juros de 1% ao mês pró-rata. Aluguel dividido por 30 dias vezes 10 dias.

Como consigo carta de quitação pela Caixa Econômica?

Trata-se de financiamento de imóvel de condições diferenciadas, em que você assina com o banco ainda na planta ou durante a obra. Nesse caso o banco pede estes documentos porque você quitou o bem em vez de seguir pagando o financiamento no prazo contratado.

Minha mulher tem direito a casa que comprei quando era solteiro?

O que importa é a data da aquisição anterior ao casamento porém se o imóvel foi pago parte durante ao casamento ela poderá ter direito a 50% do que foi pago como indenização já que o imóvel é seu bem particular. Ela não será meeira desse bem, mas é herdeira de parte se você vier a falecer no caso de regime de comunhão parcial de bens.

Qual prazo dou para meu inquilino sair do imóvel?

Se o contrato já esta em prazo indeterminado nos ternos do artigo 46 da lei 8.245/91 o prazo é de 30 dias. Se ainda esta dentro do prazo contratado não podes pedir o imóvel.

Após a venda de meu apartamento, quantos dias terei o direito de permanecer nele?

Se nada foi acordado em contrato podes permanecer no imóvel até a quitação. Quitado o preço deves entregar as chaves e se não o fizer passa a pagar aluguel ao comprador sem prejuizo do mesmo requerer judicialmente perdas e danos.

Qual o órgão fiscalizador para fazer denúncia contra administradora?

O síndico e Assembleia Geral de condomínio. A administradora é contratação autorizada em Assembleia para auxiliar o sindico na administração. Se o condômino está tendo problemas deve por escrito recorrer ao síndico.

Como saber quanto devo pagar realmente incluindo os juros e multas?

E preciso saber qual a multa e juros do teu contrato para o calculo. Se a multa for 10% e os juros 1% ao mês que é a praxe do mercado temos R$ 3.500,00 x 3 = R$ 10.500,00 x 10% = R$ 1.050,00 de multa + R$ 315,00 de juros se completar 3 meses porque os juros é pró-rata no mês de pagamento.

E o dinheiro que dei assim que peguei as chaves, fica como?

Depende o que diz o recibo. Pagou aluguel do mês que irá usar ou foi garantia de contrato. Se for garantia de contrato deve ser devolvido no fim do mesmo.

Como faço para descobrir dívidas de condomínio do imóvel?

Você deve pedir uma certidão negativa condominial para o sindico do condominio.

Qual o prazo que tenho para sair do imóvel que moro?

É acordado entre as partes e não havendo acordo ou determinação por escrito você só esta obrigado a entregar as chaves quando o dinheiro do financiamento for liberado.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini