Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Quero vender meu apartamento na planta

Na verdade você fará uma Cessão de direitos via construtora. Sim pode ser feito e há um custo que o construtor cobra para a Cessão porque toda a documentação será trocada para o nome do cessionário e desta forma a escritura sair diretamente em nome desta pessoa.

O que fazer em locação sem contrato?

Este é o problema de fazer um contrato verbal. Apesar da lei permitir, fica difícil fazer provas. No contrato verbal você é obrigado a dar aviso de saída com 30 dias de antecedência e este aviso é pago. Portanto se sair antes paga os 30 dias da mesma forma. Ele pode estar te cobrando os 15 dias que faltam, não tem como saber por desconhecer as datas de inicio do contrato e se o pagamento era antecipado ou posterior.

Ainda não assinei o contrato, posso desistir da compra do imóvel?

Se não foi assinado nada que te comprometa com o negócio sim.

Como fazer escritura de um imóvel usado?

Quem faz a escritura é o Tabelionato de Notas. A minuta da mesma pode ser feita, mas é especifica para profissionais com qualificação.

Qual cartório está registrado está casa?

27º. Cartório de Tatuapé - SP.

Inscrição Imobiliária é o mesmo que matrícula?

Não. Inscrição imobiliária é o numero do cadastro do imóvel na prefeitura. A matricula é o registro geral do imóvel, como se fosse a certidão de nascimento deste.

Como saber se uma pessoa tem direito a metade do imóvel?

Sim, os bens do falecidos pertencem na mesma proporção aos herdeiros e portanto este casa que não tem documentação não poderia ter sido doada sem a concordância da irmã. Ela comprova que pertencia a mãe, entra com regularização da propriedade e abre inventario.

O que fazer após documentos do financiamento vencerem?

Quando os documentos vencem você tem que apresentar tudo novamente atualizado. Se demorar muito perde o financiamento e terá que começar tudo de novo.

Qual valor a imobiliária pode cobrar pela administração do imóvel?

ISSO É ILEGAL. Em hipótese alguma a imobiliária pode cobrar comissão sobre a garantia do contrato. Esse dinheiro não é de livre uso seu, não é sua renda, no final do contrato deve ser devolvido com correção da poupança ao locatário. A imobiliária recebe e repassa para você guardar em uma poupança. Exija a devolução da comissão cobrada sob pena de denuncia ao CRECI do estado, rescisão do contrato de administração por justa causa e ação judicial por perdas e danos. Se você quiser, mas não recomendo, pode deixar a garantia com a imobiliária, mas a comissão é ilegal e tem que ser devolvida. Nada pode ser descontado da caução em garantia, nenhuma taxa, nenhum imposto, nada.

Proprietário pode alegar que valores foram pagos incorretamente?

Depende, se o aluguel adiantado é caução em garantia então você usou o primeiro mês e pagou o aluguel no inicio do segundo mês e assim por diante. Agora no término do contrato o aluguel a mais deve ser devolvido com correção da poupança. Se vcê não pagou caução então o aluguel pago no inicio é o primeiro mês de uso e assim por diante.

Aluguei pelo Facebook e me arrependi, posso desistir?

O fato de não ter gostado do imóvel não permite desistir do contrato sem pagar a multa. É preciso que a casa seja inabitável isto é, não tenho sido entregue em perfeitas condições de uso. Se foi anunciado uma coisa e entregue outra neste caso se pode desistir sem ônus e ainda pedir indenização. O locador tem obrigação de entregar a casa em perfeitas condições de ser utilizada, mas não gostar do imóvel não é um motivo para desistir sem pagar a multa. Converse com o locador.

Como saber se a cobrança de administração está correta?

Sim, é permitido um valor mínimo para imóveis de baixo valor do aluguel e cada imobiliária pode fazer seu preço. No meu entendimento um exagero para um aluguel de pequeno valor, mas não é ilegal, nem abusivo.

Quando as documentações vencem o FGTS é ressarcido?

Sim, o banco retorna o valor para tua conta porém você pode renovar tua documentação sem problema.

Meu financiamento pode ser reprovado?

A questão foi apresentação de documento como solteira sendo divorciada. Se nada modificou na renda e no divórcio não tem bens em partilha, é provável que não tenha problema. Como te disse, a demora não quer dizer que tenha sido reprovado. Se mudou algo na renda de vocês ou condições bancárias, isso sim seria um problema. Por exemplo: não tinham um empréstimo e agora tem.

Minha mãe quer transferir a casa dela para minha filha como faço isso?

Escritura Pública de doação de imóveis via Tabelionato de notas onde sua mãe vai doar a casa para a neta. Se ela tem mais bens será doada da parte disponível da herança. Sua mãe pode doar 50% dos bens que tiver para quem desejar, os outros 50% é dos herdeiros. Se for único imóvel é obrigatório reservar o usufruto para ela. Se tem mais herdeiros e for único bem estes devem assinar concordando com a doação.

O adiantamento é contado 30 dias após ou do 1º dia que entro na locação?

Como o nome diz "adiantado' e portanto pago ao entrar no imóvel locado quando o contrato não tem nenhuma garantia. O locador pode exigir o pagamento do aluguel até o dia 6 do mês que será utilizado.

Posso comprar um imóvel de uma pessoa e depositar na conta de outra?

Na maioria das vezes quem paga não aceita depositar na conta de terceiros e se for financiamento o banco não aceita.

Eu posso pedir a posse da área e que chance tenho de ganhar?

Área pública não pode sofrer usucapião, mas pode ser regularizada pelo poder municipal através da Reurb.

É LEGAL ESSA PRÁTICA?

Os honorários contratados é livre, e sim ela pode determinar um valor fixo para alugueis baixos ou um percentual acima ou abaixo de 10%. O imóvel é seu, você contrata o profissional que desejar.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini