Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Rescisão contratual de locação deve ser paga para desocupação de uso pessoal?
Durante o prazo do contrato o locador não pode reaver o imóvel locado salvo acordo entre as partes onde o lcoatário também deseje sair. Artigo 4 da lei 8.245/91. Nesse caso não cabe multa, mas se aceitar sair pode fazer acordo escrito de ser indenizado no valor que calcular porque tem que te indenizar no que gastou e no que gastará. Já vi locatário pedir absurdos aos locadores e não tem o que fazer ou paga ou espera o contrato terminar. Se o contrato é com prazo menor que 30 meses e já esta em prazo indeterminado não há que se falar em indenização. Pede o imóvel por escrito por denuncia cheia, uso próprio do filho e concede 30 dias para sair. O filho tem que ocupar o imóvel e ficar no mínimo 12 meses morando ou podes ter que indenizar o inquilino se antes disso voltar a alugar o imóvel.
Como conseguir escritura de imóvel na planta?
A Escritura é realizada após o habite-se junto ao construtor/incorporador.
Posso exigir que meu inquilino pague o valor em dinheiro?
No contrato você pode acordar, mas convenhamos que hoje em dia pagar em dinheiro é risco. Podes sim acordar pagar com PIX se teu locatário tem PIX e em nada prejudica o imposto de renda porém recomendo por conta das obrigações na lei 8.245/91 que você mensalmente forneça recibo escrito do pagamento feito por PIX constando o numero do recibo e que atente ao fato de que os locatários que são assalariados não recebem nos finais de semana e domingo e assim não cabe multa e juros nestes dias se o pagamento não for feito porque o inquilino recebe no dia seguinte.
Como retirar do imóvel um inquilino sem contrato?
Não existe locação desse imóvel e sim empréstimo gratuito e portanto você deve entrar com processo de reintegração de posse. É um processo caro então se não precisam imediatamente do imóvel convém fazer um acordo escrito dando um prazo maior de desocupação pois foram pegos de surpresa. Converse com eles sobre o tempo que precisam para achar outro local coloque no papel e assinem. É mais barato que entrar com a reintegração que é a única forma de retomar o imóvel.
É vantagem fazer financiamento imobiliário?
Financiamento é opção de compra, vantagem nunca será porque os juros no país ainda são muito altos e você paga durante décadas prestações com muitos encargos.
Devo ressarcir antigo dono das parcelas do IPTU que foram pagas?
Se você já estava na posse do imóvel com as chaves, sim. Do contrario se o imóvel ainda não tinha sido entregue, não.
Imóvel com indisponibilidade pode ser alugado?
O nome já diz, se esta indisponível, não deve ser alugado.
Inquilino pode sublocar imóvel?
Somente com autorização do locador sob pena de despejo judicial por infração.
Idoso pode alugar imóvel?
Sim, não há qualquer problema em alugar imóvel independente da idade.
Posso fazer churrasco dentro do apartamento?
Se teu apartamento tem churrasqueira com sistema de exaustão que na minha opinião não funciona, sim.
Taxa de 8% é só sobre o valor do aluguel no caso 1.500??
Na grande maioria das imobiliárias incide sobre o total do boleto pago incluindo as taxas e impostos. Fica a critério de cada profissional.
INCC se aplica em planta ou em imóvel construído?
Procede. A correção incidiu sobre o saldo devedor até assinar com o banco. Pronto não quer dizer liberado para uso com habite-se, escritura, matricula etc. Quando toda a documentação está pronto o construtor não pode mais usar o INCC e em geral o índice é o IGPM.
Registro de imóveis pode ser feito em qualquer cartório?
Não, somente no cartório em que o imóvel está cadastrado.
Quem paga a certidão de ônus do meu apartamento?
A sua amiga lógico, pagará todos os teus custos, afinal de contas você esta fazendo um favor para ela em ser fiadora.
Quais são as sanções possíveis a serem aplicadas ao inadimplente?
Cobrança em cartório de protesto com inclusão do nome no SPC por 5 anos, cobrança judicial com penhora de bens inclusive online em conta corrente. Despejo judicial por falta de pagamento.
Como despejar inquilinos e qual o valor?
Você não assumiu a locação e portanto entra com imissão na posse do imóvel em vez de despejo.
Vou desistir de comprar um imóvel e já dei um sinal, eu perco esse valor?
Dependendo do que você assinou, sim perde o sinal a não ser que tenha comprado em plantão de vendas onde existe o prazo de 7 dias para desistir.
Quem reconhece firma de contrato de compra e venda?
Você esta comprando uma posse e portanto todo cuidado é pouco diante dos riscos deste tipo de negócio. Reconhecer firma de todos inclusive de duas testemunhas identificadas, Solicitar que o vendedor te entregue todos os documentos que ele tem que comprovem a posse dele como contratos, recibos, conta de luz em nome dele. Cuidar que o contrato tenha a transferência do tempo de posse dele para você pois isso facilita usucapião, conversar com vizinhos.
Qual a renda para financiar uma casa de 200.000?
Você pode fazer esta simulação aqui no site, no quadro ao lado.
Como eu faço para comprar um imóvel no nome do meu filho?
É preciso que seu filho tenha CPF e desta forma a Escritura sai em nome dele e você no contrato aprece como quitante do contrato podendo inclusive colocar o bem em seu usufruto vitalício ou até ele completar 18 anos. Será preciso recolher imposto estadual sobre a doação do dinheiro para a aquisição em nome do filho.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini