Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Quais os requisitos para alugar terreno?

Os mesmos requisitos de qualquer locação não residencial. Depende do destino do terreno.

Quanto tempo tenho para desocupar o imóvel que vendi?

Isso deveria ter sido acordado em contrato. Uma vez quitado o preço o adquirente pode pedir a desocupação imediata. 30 dias é a praxe que acordamos para entrega neste tipo de situação. Como nada foi acordado, vai pagar aluguel.

O que acontece quando o inquilino não paga a conta de luz?

A luz será desligada pela companhia de energia, se estiver em nome do inquilino ele é o devedor e vai ser cobrado com inclusão no SPC e se a luz estiver em nome do locador este poderá cobrar em protesto e despejar o inquilino além de responder por abalo de crédito.

Como saber quando devo pagar a fiança novamente?

A cada 12 meses de contrato paga novamente, portanto em maior do ano que vem.

Quanto tempo locador tem para desocupar após imóvel ser colocado a venda?

Sua inquilina esta correta. Você não pode pedir a desocupação do imóvel locado para vender(artigo 4 lei 8.245/91). A venda será feita com a locação em andamento e a inquilina tem o direito de preferencia na aquisição que você deve enviar por escrito nos termos da lei 8.245/91. Se ela em 30 dias não te responder se compra ou não o direito caduca e você pode oferecer a terceiros, colocar com imobiliária. A inquilina deve conceder dois dias na semana para que pessoas acompanhadas de você ou de Corretor autorizado visitem o imóvel. Somente a pessoa que comprar o teu imóvel poderá pedir a desocupação se não tiver interesse em continuar o contrato. Nesse caso o prazo de desocupação dado pelo comprador deve ser de 90 dias(artigo 8 lei 8.245/91). Leia a legislação para não ter prejuízos. Se você força ela a sair do imóvel a indenização será pesada.

Como desmembrar terreno?

Podes cobrar na justiça os últimos 5 anos de impostos pagos. Já o desdobro de terreno urbano depende de legislação e a autorização é feita na prefeitura por ambas as partes e depois providenciada junto ao cartório com escritura de divisão amigável. Não é muito barato.

Quanto custa contrato de aluguel de 6 meses?

O custo do contrato não está vinculado ao tempo de locação e sim ao conhecimento do profissional que elabora o contrato para prever as situações e orientar as partes em relação ao que deve conter o documento. As pessoas pensam que podem colocar o que bem entendem em um contrato deste tipo porque "são os donos do imóvel" e ignoram a lei. UM contrato de sala comercial de 6 meses tem regras totalmente diferente do residencial. Em relação a preços, você pode ter contratos de 350 reais até 3 mil reais. Um contrato residencial de 6 meses tem as mesmas regras de um de 5 anos porque o locador estará preso a este contrato por 5 anos se o inquilino assim desejar e será preciso inserir todas as clausulas de um contrato de longo prazo.

Como saber se Stella Ribeiro de Oliveira é corretora?

Solicite a ela sua carteira profissional. Nenhum Corretor pode se negar a apresentar o documento profissional físico ou digital. No site do Conselho do estado você pode consultar nome e numero do CRECI.

Qual o prazo para ordem de despejo?

Judicial costuma ser de 15 dias se houver liminar ou 30 dias por desocupação voluntaria contados da data em que foi recebida a citação.

Eu posso alugar apartamento mcmv?

Se for faixa 1 não, é proibido o aluguel neste tipo de faixa.

Quem paga IPTU de imóvel que foi alugado?

Este primeiro ano você vai pagar proporcional, integral de jeito nenhum pois não usaste os primeiros meses. Você paga 8 meses de IPTU então vai depender de em quantas vezes a prefeitura parcela o imposto. Se parcela em 10 vezes vais pagar 8 parcelas mensais as outras são do proprietário. Converse com a imobiliária.

Como faço para alugar meu imóvel com segurança?

Não existe milagre. Somente um profissional qualificado vai diminuir os riscos do negócio. A análise de ficha do locatário aliado ao contrato é o que vai te dar segurança e diminuir os problemas. Risco há em qualquer negócio. O que se faz é deixar que o profissional, dentro da lei, preveja o que pode ocorrer e como solucionar.

Apartamento financiado pode ser alugado?

Poder pode, mas se o objetivo for usar o valor do aluguel para pagar a prestação pense duas vezes porque o aluguel é controlado por lei e só reajusta uma vez por ano pelo índice do contrato. As prestações sobem mensalmente.

O contrato de locação é renovado automaticamente?

Sim, no silencia das partes o contrato de locação se renova automaticamente por prazo indeterminado. Nos contratos de 30 meses ou mais qualquer das partes poderá encerrar o contrato renovado automaticamente. Nos prazos menores que 30 meses o locador não poderá despejar o inquilino salvo nos casos em que a lei 8.245/91 art 47 autoriza.

Como fazer pedido legal de desocupação de imóvel?

Empréstimo gratuito. Notificação de desocupação voluntária de 30 dias em duas vias ou três se for enviada via cartório. Se não saírem de livre vontade terá que entrar com ação judicial de reintegração de posse, caríssima.

Como conseguir chaves após permuta de imóveis?

Fizeram uma permuta como? O que o profissional que os orientou colocou em contrato em relação as chaves? Se nada foi acordado vais precisar recorrer a justiça.

Como fazer divisão de herança em vida?

Não existe herança de pessoa viva. Se o pai quer dividir tudo em vida deverá fazer doação do terreno aos filhos com escritura de divisão amigável das benfeitorias com todos os filhos assinando que concordam com a divisão. Sugiro procurar um profissional CREA.

Um imóvel com mais de 30 anos de construção pode ser financiado?

Sim, se estiver dentro das regras do banco para cadastro do imóvel aprovados em problemas.

Quem paga o contrato de locação eu que estou alugando: eu ou o proprietário?

É ilegal cobrar do inquilino as despesas com a locação do imóvel, mas na locação direta com o locador você fica sem saída. Ou concorda ou ele não te aluga. Você decide. Na prática as pessoas pagam porque precisam morar.

Posso alugar meu imóvel para 2 pessoas em contrato?

Sim, para quantas pessoas desejar colocar como locatário desde que atente para a solidariedade entre todos.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini