Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

comissão

Eu entendo que vale o que esta no contrato, a Construtora não podia ter aceitado sem teu consentimento. Ela deve te pagar a comissão conforme acordado.

O ITBI é pago pelo comprador ou pelo cartório?

O cartório tem o serviço de emitir a guia de pagamento no site da prefeitura para o comprador recolher o imposto. Por este serviço o cartório cobra uma taxa, você paga esta taxa para o cartório pela comodidade de este emitir a guia para você. o imposto constante nesta guia municipal chamada de DAM -documento de arrecadação municipal - será pago por você que é o adquirente do imóvel.

Como registrar um imóvel na prefeitura?

Se o imóvel já tem cadastro municipal e você quer transferir para o seu nome basta a matricula atualizada do imóvel já registrado em teu nome.

Vale a pena comprar uma cobertura com valor do m² 15% menor?

Depende. É preciso análise para saber o motivo do preço anunciado. Em geral o construtor já vendeu todos os imóveis e ficou com a cobertura "encalhada" baixando o preço para encerrar as vendas. Até aí tudo bem ou por conta da crise baixou o preço do metro quadrado e consequentemente o preço do imóvel. Tenho varias coberturas por aqui que tiveram o preço reduzido para vender rápido porque os custos mensais são de alto valor e a despesa acaba consumindo o lucro facilmente.

Como funciona o seguro caução?

Depende. Você postou na aba seguros e nesse caso é sempre algo que você dá ao credor como garantia e uma vez quitado teu débito ele te devolve. Por exemplo, você na locação entrega ao locador a quantia de 03 alugueis como garantia do contrato de locação. O locador coloca este valor em conta poupança ou na conta corrente dele e deixa guardado. No fim do contrato se você não tiver dividas ao assinar a rescisão o locador lhe devolve o montante com os rendimentos da poupança. Não importa se o locador usou o valor, deixou com a imobiliária e esta fechou as portas e não entregou ao locador ou colocou em conta corrente, a lei mande devolver com correção da poupança e o locador é o depositário fiel deste dinheiro, respondendo pela devolução corrigida.

Quando o inquilino quebra o contrato?

Quando ele desocupa antes do prazo, quando ele subloca ou empresta o imóvel sem autorização do locador, quando ele descumpre qualquer das clausulas do contrato.

O que é hipoteca comum ou Cedular?

Hipoteca cedular é a garantia de imóvel instituída por escritura pública e registrada na matricula do imóvel para garantir o pagamento do financiamento que ao ser transformada em titulo de crédito passa a se chamar hipoteca cedular. A hipoteca é transformada em titulo antes de adentrar o cartório de imóveis. Um titulo de crédito pode ser negociado.

Melhor indice de reajuste de aluguel?

Os índices de reajuste são os índices de inflação. em um mês podem estar ótimos para o locador e no outro péssimo. Nas locações residenciais o costume é utilizar o IGP-M e nas não residenciais o IPC-A que variam mais. o que não pode é colocar em contrato que o aluguel será reajustado pelo índice que tiver maior percentual. Por isso a cada 3 anos o locador pode negociar um novo valor de contrato.

Documentação de imovel residencial?

Se você já é dono, os documentos oficiais são a matricula imobiliária que é como se fosse a certidão de nascimento do imóvel, a cadastro municipal para fins de cobrança de impostos como IPTU e taxa de lixo e o documento que deu origem a tua propriedade, escritura de compra e venda, formal de partilha, escritura de doação.

Como funciona o sistema de fiador para alugar imóvel?

É uma pessoa de sua confiança que você apresenta ao locador com renda e bens suficientes para garantir o contrato e que assina o mesmo com você se comprometendo a pagar em seu lugar. Pode no contrato ser colocado como principal pagador

Posso fracionar imóvel comercial e sublocar ele?

Somente com autorização escrita do locador e analise da lei vigente pois a regras em relação ao limite de aluguel que pode ser cobrado do sublocatário.

Com score alto os juros imobiliários são mais baixo?

È possivel que o credor diante de um score muito bom ofereça juros menores, mas não é uma norma.

Pode ser vendido um imóvel penhorado?

Para isso o sinal de pagamento deveria ser suficiente para quitar a divida integral, custas e honorários, suspender a penhora e aí sim concluir o negócio.

Como retirar inquilino do imóvel?

De comum acordo negociando ou pela via judicial com ação de despejo.

Garagem é considerada como área comum ou privada?

Temos a garagem privativa com matricula imobiliária própria e fração no terreno e de uso exclusivo do condômino proprietário que pode livremente vende-la separada do apartamento. Por isso, apesar de localizar-se em área de uso comum tem caráter privativo, mas não é um uso livre como o do apartamento. Você não pode por exemplo usar a garagem para colocar um escritório. Sendo assim é uma área comum e não privativa. O estacionamento coletivo onde quem chegar primeiro estaciona e a vaga de garagem vinculada a um apartamento são área de uso comum.

Posso passar o meu imóvel para outro corretor, mesmo tendo exclusividade?

Você estará rompendo o contrato de exclusividade e deverá indenizar o Corretor em tudo que ele já gastou.

Não assinei contrato posso desistir?

Se não assinou, não tem como desistir porque a obrigação não existe.

O proprietário do imóvel que eu alugo pode negativar meu nome se eu não pagara o aluguel?

Se houver cláusula expressa em contrato de autorização de cobrança em cartório de protesto com inclusão no CPF no cadastro de inadimplente, sim pode. O cartório irá citar o devedor e aguardar o pagamento integral, após o prazo vencido de 30 dias o cartório negativa o CPF. Sem cláusula expressa em contrato somente pessoa jurídica como imobiliárias e seguradoras.

O depósito caução é pago sempre antes de entrar no imóvel?

NUNCA faça isso. É pago na entrega das chaves mediante recibo de pagamento da caução entregue no ato. Nunca pague antes de entrar no imóvel.

Construtora pode cobrar INCC antes de construir?

Sim. O índice começa a ser cobrado com os pagamentos e atente que ele incide sobre todos os pagamentos inclusive sinal pago a vista.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini