Maria do Carmo
1.489 Respostas
Agradecimentos: 16 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 281 (19%)
Participante desde: 09/2023
Site: https://www.instagram.com/mcm.corretora?igsh=cDB6b2V0b2s1eDQ5
Maria do Carmo é Corretora de imóveis com formação em Pós graduada em psicopedagogia , está entre os TOP 50 corretores(as) com domínio em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Negociação. Imóveis. Condomínio. Financiamento, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 1.493 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 1998 atuando principalmente no bairro Barueri Sp Alphaville , e já trabalhou em empresas como: Vida , Guizzard, Betta e Depot .
Como é definida a taxa condominial ?
Consiste em um valor arrecadado de cada apartamento mensalmente para custear serviços importantes.
Como deve ser a convocação para uma assembleia ?
Apresentação de quem convoca; nome da e hora da do local da de pautas da ordem do dia; período para segunda chamada;.
O sindico pode proibir visitas na sua residência?
O síndico não pode invadir a privacidade dos condôminos.
Qual é o processo para convocar uma assembleia extraordinária ?
Podem ser convocadas pelo síndico do condomínio e também pelos condôminos, caso seja a vontade de ao menos 25% destes.
Você realiza inspeções periódicas nas instalações do prédio ?
As inspeções periódicas visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança dos automóveis ligeiros, pesados e seus reboques.
Vou me mudar faltando 4 dias pra vencer o mês do meu aluguel, tenho que paga o mês seguinte?
O último aluguel pago será o do mês seguinte à finalização do contrato, pois o modelo de pagamento do seu contrato é atrasado, ou seja, os valores são referentes ao mês anterior.
É necessário que o síndico seja um morador do condomínio ?
O síndico profissional não, necessariamente, precisa ser um morador do condomínio, pois a lei brasileira permite que o síndico seja alguém de fora.
Qual é a duração do mandato de um síndico ?
Segundo a Lei 10. 406 de 2002 o mandato de um síndico deve durar 2 anos, mas pode ser renovado. Não.
Como você prioriza as despesas do condomínio ?
A fração ideal é o método de divisão mais adotado. O Código Civil e a Lei Federal nº 4. 591/1964 determinam que as despesas ordinárias e extraordinárias devem ser cobradas considerando a fração ideal. As despesas ordinárias são as que incluem energia elétrica, água, funcionários e outros gastos.
Quais medidas você toma para garantir a transparência financeira ?
Uma gestão transparente no condomínio deve contar com apresentação de tabelas de gastos, disponibilidade do administrador para atender a demandas, uso de tecnologia especializada, prestação de contas dos cursots eventuais e realização de assembleias periódicas.
O que te motiva a atuar na gestão de condomínios ?
Responsabilidade, dedicação, bom relacionamento, preparo, aprendizado, honestidade e muito planejamento.
Como você lida com conflitos entre moradores ?
Ao lidar com conflitos, pratique a escuta ativa. Esteja presente e atento às preocupações dos moradores, demonstrando interesse genuíno. Evite interromper e julgar, permitindo que cada pessoa se expresse completamente. Respeite as opiniões mesmo que sejam diferentes das suas.
Como você planeja a manutenção das áreas comuns ?
Limpeza: Os moradores devem contribuir para manter as áreas comuns limpas, recolhendo o lixo adequadamente e evitando sujeira e bagunça. Conservação: É fundamental que os moradores zelem pelos equipamentos, mobiliário e estruturas das áreas comuns,
Como saber valor do metro quadrado de um bairro?
DÍvida o valor total do imóvel pelo número de metros quadrados para obter o valor do metro quadrado.
Neste caso se o chuveiro tiver queimado quem repara o dano sou eu ou a imobiliária/proprietário?
Problemas na rede elétrica ou hidráulica, esgoto, telhado, vícios ocultos e imperfeições pré-existentes são de responsabilidade do proprietário do imóvel.
Posso descartar este contato e tentar eu mesma falar com o proprietário, tendo em vista que ele é meu vizinho? Isso é contra a lei?
Caso você faça a visita com o corretor, o vendedor deverá pagar a comissão a ele no caso da venda. Veja bem, o profissional manteve anúncios do apto, levou clientes, e no seu caso, certamente lhe ajudará na negociação,
Recebi uma mensagem da imobiliária informando que irá cobrar uma taxa de 50% sobre a renovção de contrato descotado na mensalidade, isso é correto?
Sim toda vez que renova o contrato as imobiliárias cobram mas você não e obrigada a aceitar pode negociar, e que pela logica a imobiliária vai ter custos de fazer um novo contrato.
O vendendor quer que eu pague o IPTU total do imóvel, isso é certo? Ou eu deveria pagar apenas o relativo aos meses que terei tomado posse?
Sim, o IPTU incide sobre todos os imóveis em áreas urbanas, mesmo em terrenos e edificações sem escritura. De acordo com o artigo 34 do Código Tributário Nacional, o contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, do seu domínio útil ou seu possuidor a qualquer título.
Consigo fazer outro seguro fiança para outro imóvel onde irei morar com o meu noivo ?
Sim, o imóvel onde você irá morar com seu noivo mesmo que já tenha o seguro fiança em seu nome para o imóvel atual.
Como você elabora um planejamento estratégico para o condomínio ?
Conheça os pontos fortes e fracos do seu condomínio. 2. Defina os seus objetivos e metas. 3. Estabeleça e divulgue um cronograma e orçamento. 4. Delegue 5. Acompanhe e otimize os resultados.
Envie uma mensagem para Maria do Carmo