Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Inquilino com filho menor pode ser despejado?
Pode. Ter filhos não obsta despejo.
Posso retirar meu fgts para compra de imóvel?
Não. Você pode comprar imóvel com FGTS mas será através de agente financeiro onde o dinheiro sairá de sua conta vinculada direto para a conta do vendedor.
É obrigatório constar cláusula de renovação automática?
A lei já determina que se findo o contrato de 30 meses o imóvel permanecer ocupado por 30 dias sem oposição do locador esse contrato passa ao prazo indeterminado, valendo todas as demais cláusulas. E quando não convier mais para uma das partes continuar com a locação basta um aviso à outra parte com 30 dias de antecedência.
Paguei pela cópia da chave, preciso entregar ao locador?
Não faz sentido ficar com cópias das chaves de um imóvel onde você não pode mais adentrar apenas para arriscar-se a ser suspeito caso alguém adentre no imóvel, porque advinha quem tinha as chaves? ENTREGUE-AS AO LOCADOR, sob recibo.
Qual cartório consigo a segunda via de um imóvel?
Pelo endereço você descobre qual é o cartório de competência registral. Pesquise em Org. Br/mapa".
O locador pode pedir o imóvel para venda?
Na vigência do contrato não, mas ele pode vender o imóvel. O inquilino tem preferência na compra. E quando o imóvel for vendido será o comprador quem decide se quer ou não continuar com a locação. E se não quiser o inquilino terá 90 dias para desocupar o imóvel.
Como consigo usar contrato da CEF como escritura?
Tanto a escritura pública de compra e venda quanto o contrato com o agente financeiro são títulos translativos (são documentos hábeis) para registro na matrícula junto ao cartório de registro de imóveis. E só a matrícula que comprova a propriedade. Escritura e contrato provam só que em determinado momento o imóvel foi seu, não provam que continua sendo. Para isso existe a matrícula que é o único documento hábil para você dispor do seu imóvel.
Que atitude tomar com inquilino que utiliza a água de outras casas?
Não vejo como controlar isso. Assim como não vejo uma maneira de proibir que entre as casas que partilham a água alguém lave a roupa de seus netos ou controlar o número de banho que cada um toma. Esse é o problema de água com relógio coletivo: alguém sempre sairá perdendo.
Pode ser cobrado juros por pagar aluguel em dia útil após o vencimento?
Se o pagamento era por boleto bancário não cabe juros; se era por PIX sim.
Como vender imóvel diretamente pelo Bradesco?
Bancos financiam imóveis mas não os vendem.
Caso eu não tenha um fiador consigo alugar um imóvel?
Consegue. Usualmente quem exige fiador aceita também seguro fiança. E existem outras garantias locatícias que são caução (bens móveis ou imóveis) e cessão fiduciária de cotas de fundo de investimento.
Qual cartório que eu faço a escritura de imóvel?
Qualquer cartório de notas; o registro será no cartório de registro de imóveis que atende à comarca.
Procuração como fazer?
Vide código civil a partir do artigo 653 até 691.
Comprei imóvel sem escritura e a certidão onus aparece nome de outra pessoa, o que fazer?
Esse cuidado você precisaria ter ANTES de comprar o imóvel. Pelo menos o vendedor comprovou o vínculo com o imóvel? Melhor conselho que eu te dou, agora que o negócio já está feito, é procurar um advogado ou, se você não pode pagar por um, procurar a defensoria pública.
Posso compor renda com familiar em processo de penhora?
Qualquer restrição impede o financiamento.
Consigo pedir o usucapião tendo posse ininterrupta há 10 anos?
Talvez sim, talvez não. Não basta ter a posse, é preciso que essa posse seja com ânimo de dono, portanto se sua ocupação se deu como como inquilino ou herdeiro por exemplo, chance quase zero. Outra coisa: sem justo título só cabe usucapião extraordinária após quinze anos de ocupação a menos que a situação se enquadre em usucapião urbano quando a posse cai para cinco anos. Sem saber ao certo situação impossível te orientar com precisão.
Pode ter fiador de outro estado?
Pode mas como será muito complicado acionar um fiador fora da comarca o usual é que ninguém o aceite. Lembre-se que quem escolhe a fiança é o credor.
Como obter matrícula do imóvel pela internet?
Diversos sites oferecem o serviço. O site oficial é o "registradores onr" onde o custo será o mesmo de você ir ao cartório.
Qual a melhor escola de corretor de imóveis.
Como saber, sem ter frequentado todas? Indico o Centro Paula Sousa, que além de muito conceituado é de graça.
Posso vender o imóvel financiado?
Pode sim, o financiamento concedido ao comprador será parcialmente usado para quitar o seu saldo devedor. Mera rotina.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis