Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Pode usar FGTS para comprar sala comercial?
Não. FGTS só pode ser usado para aquisição de moradia.
Como faço para alugar imóvel na planta?
Se o imóvel ainda não está construído qual seria o sentido de aluga-lo? A lei da locação, em seu arrigo 22, determina que é obrigação do locador entregar o imóvel locado em estado de servir ao uso que se destina.
Como financiar imóvel usado?
Da mesma maneira que imóvel novo: havendo documentação regular e condição de habitabilidade nenhum problema. Procure um banco ou correspondente.
Como cobrar condomínio do inquilino?
Melhor que a responsabilidade do pagamento fique com o locador porque sendo condomínio uma dívida vinculada ao imóvel não será possível transferir a titularidade ao inquilino. No contrato de locação basta que fique claro o valor do aluguel + as despesas ordinárias do condomínio. O inquilino paga os valores a você, você acrescenta o FR e as despesas extraordinárias e faz o pagamento ao condomínio.
Qual a taxa de reajuste de aluguel?
A lei PROÍBE: variação cambial, moeda estrangeira ou indexação pelo salário mínimo. Os demais índices serão negociados entre as partes.
Eu posso alugar meu imóvel para o banco?
Usualmente esse tipo de locação é na modalidade built to suit (construído para servir). O dono do imóvel fará exatamente todas as reformas que locatário exigir e em troca terá uma locação de longo prazo.
Como descobrir se foi liberada escritura de imóvel comercial?
Imóveis em condomínios precisam ter destinação específica como residencial, comercial ou misto. Outros imóveis não. A edificação será usada de acordo com o zoneamento. Assim se você quer transformar uma casa em um restaurante basta saber as exigências da prefeitura para conseguir o alvará de funcionamento.
Como é feita a escritura amigável?
Vendedor (e legítimo proprietário) e comprador comparecem a um cartório de notas.
Posso morar antes de ter o habite-se?
De rigor não. Na prática acontece muito.
Como funciona a desistência de um contrato imobiliária?
Pagando a multa devida pela rescisão antecipada do contrato.
Como fazer escritura de imóvel com contrato de compra e venda?
Só o contrato não basta. É preciso que quem te vendeu o imóvel seja o legítimo proprietário desse imóvel e compareça contigo a um cartório de notas ou se faça representar por procurador em procuração pública. Se tudo o que você tem é um contrato particular de compra e venda e não tem mais contato com o vendedor tente adjudicação compulsória ou usucapião; ambas podem ser extrajudiciais mas instruídas por advogado. Por outro lado, se o contrato de compra e venda foi com o banco que financiou o imóvel não será necessária escritura, vez que esse contrato em a mesma validade.
Devo realizar a obra antes de colocar o imóvel a venda?
Falando por mim: eu prefiro pagar mais barato por um imóvel totalmente detonado onde eu possa reforma-lo do meu jeito do que pegar um imóvel impecável mas feito pelo gosto do vendedor. Outras pessoas não querem se incomodar com reformas e apenas se interessam por imóveis impecáveis. Existe gosto e mercado para tudo. Como exemplo: tenho um investidor que compra os imóveis detonados e os vende no estado, se comprometendo a fazer a reforma ao gosto do comprador num prazo muito curto. E dá certo.
Quais locações estão regidas pela lei do inquilinato?
A lei 8245/91 trata da locação de imóveis urbanos, tanto residenciais quanto não residenciais.
O que eu posso fazer para comprar imóvel barato?
Leilões costumam ter boas opções.
O contrato de locação deve ser registrado em cartório?
Não, nenhuma necessidade.
Terreno em usufruto pode ser vendido?
Se o usufruto for vitalício e o usufrutuário não renunciar a ele mesmo havendo a possibilidade da venda quem é que compraria?
O contrato de locação pode ser ajustado por qualquer prazo?
Sim, pode ser por qualquer prazo.
Qualquer terreno pode ser hipotecado?
Desde que o credor o aceite. Evidente que todos os bancos exigirão que o proprietário do terreno seja o devedor hipotecante; ou em outras palavras: você só hipoteca seu imóvel se dos documentos dele estejam 100% em dia.
Como eu faço para comprar uma casa e dar para meu filho?
Escritura pública de doação.
Tenho que assinar um contrato para dar exclusividade para imobiliária?
Só se você quiser dar a exclusividade.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis