Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Qual o prazo mínimo de um contrato de aluguel?
O recomendado é que os contratos sejam sempre formais e sendo residenciais pelo período de 30 meses e não residenciais por período de um ano. Entretanto recomendável não é sinônimo de exigível; a lei permite que as locações sejam ajustadas livremente pelos contratantes. Apenas seguindo os prazos acima será mais fácil a retomada imotivada do imóvel por parte do locador (denúncia vazia).
Possuidor pode locar imóvel?
Depende: como se deu a posse desse imóvel?
Contrato aluguel para terceiros?
Se a locação será em nome da sua irmã então cabe a ela informar o valor no IR dela. Lembrando que informará o valor da locação; contas de consumo como luz, água e telefone não são informadas ao IR.
O que eu posso fazer para aplicar o IGPM no aluguel?
Se já consta no contrato algum índice de reajuste então esse índice deve ser seguido. Eu recomento o uso do site "calculoexato" que é bastante intuitivo e gratuito. Vale lembrar que a lei proíbe locação em moeda estrangeira, atrelada à variação cambial ou ao salário mínimo. Outros índices são pactuados de acordo com negociação entre locador e locatário.
Qual o custo para legalizar um imóvel?
Depende de quais ações serão necessárias para essa legalização.
Como eu posso fazer para comprar uma casa e passar para meu filho?
A compra terá que ser à vista. E essa doação será considerada antecipação da herança. Ainda: será facilmente anulável se prejudicar direitos de terceiros.
O que significa av na matrícula de imóvel?
Em registro de imóveis "Av" significa averbação, que nada mais é do que uma nota inserida à margem do registro para indicar alguma alteração relevante como por exemplo mudança de estado civil dos proprietários.
Posso utilizar o meu FGTS para compra de imóvel?
Basicamente FGTS pode ser utilizado na compra de imóvel destinado à moradia primária. O comprador deve ter no mínimo três anos de registro em CTPS (pode somar todos os empregos) e o vendedor não pode ter utilizado o FGTS dele nesse imóvel por igual período. Ainda: o valor do imóvel não pode ultrapassar 1,5 milhão (valor esse que pode ser menor em função da cidade onde se localiza o imóvel).
Qual a melhor garantia para um locador?
Seguro fiança, que é também a garantia mais cara ao locatário o que dificulta a locação.
Posso usar meu imóvel como pagamento de outro imóvel?
Pode, desde que o vendedor concorde com isso. O ideal é vender o seu imóvel primeiro.
ITBI posso parcelar?
Algumas prefeituras aceitam o pagamento do ITBI no cartão de crédito.
Pela internet é possível consultar o número do IPTU?
Na cidade de São Paulo sim; use o site "geosampa".
Porque fazer contrato de locação por 30 meses?
Em sendo locação residencial porque ao final do contrato cabe denúncia vazia, ou seja, o proprietário pode retomar o imóvel com aviso prédio de 30 dias. Contratos com prazos menores só aceitam denúncia vazia após cinco anos de ocupação. Olha a fria que um locador pode entrar.
Como faço para ter um apartamento CDHU?
Inscreva-se no CDHU e aguarde sua vez de ser contemplado. A demora pode ser longa mas os apartamentos são bons e quase de graça.
Onde posso ter acesso a escritura de imóvel?
No cartório que a lavrou. Tire a matrícula do imóvel no cartório de registro de imóveis que atende a esse endereço e você terá acesso a tudo o que precisa sobre o imóvel. Pesquise o cartório em "registrodeimoveis.org.br/mapa".
Como declarar usucapião?
Doação ou venda.
Preciso emitir boleto para cobrar aluguel?
Não. Pode receber por PIX, por dinheiro, por depósito, etc.
Como fazer contrato de aluguel de ponto comercial?
Seguindo a lei do inquilinato (lei 8245/91) e as cláusulas que os interessados houverem por bem estipular.
O que precisa para financiar um imóvel na caixa?
Idoneidade financeira e renda compatível com o empréstimo pretendido.
Qual é o valor para tirar Habite-se na Bahia?
Em qual cidade baiana? Sendo um tributo municipal consulte a prefeitura da cidade, ok?
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis