Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
O que eu posso faço para saber se o imóvel tem dívidas?
A dívida pode ser do imóvel (propter rem) ou do proprietário (propter personam), mas mesmo dividas propter personam podem comprometer o imóvel. Tire a certidão da matrícula atualizada do imóvel; verifique na prefeitura se existe IPTU em aberto e se esse imóvel for em condomínio busque um "nada consta" junto ao sindico. Ainda: certidão de distribuição de ações cíveis, de falência e concordata e dívidas trabalhistas do proprietário. Não é só o imóvel que precisa estar em ordem, o vendedor também precisa. Quando você compra o imóvel através de uma imobiliária a assessoria jurídica dessa imobiliária deve verificar isso. Mas comprando direto com o proprietário melhor consultar advogado.
Quais são os deveres do locatário na entrega das chaves?
Os deveres do locatário estão elencados na lei 8245/91, em especial artigo 23. Evidente que ao receber as chaves e antes de mudar-se o locatário deve contratar junto às concessionárias as contas de consumo como luz e água. Ainda: se o locatário em questão vai morar em um condomínio deve se atentar às regras condominiais no tocante à mudanças.
Pode ser feito algo a respeito?
Sinto muito mas só por ter um bebê você não reverte. Lenda urbana diz que não será possível despejo com menores de idade morando na residência. A realidade é mais dura.
Como funciona registro de um imóvel financiado?
Se eu falar que não necessariamente você acredita em mim? Imóveis novos são financiados muito antes do IPTU ter sido desmembrado e nesse caso o que constará da prefeitura será a área maior. Mera rotina que não deve preocupar possíveis candidatos a financiamentos de imóveis novos, ok? O que não permitiria a venda seria se as matrículas não estivessem individualizadas.
Como faço a quitação de um apartamento pela Caixa Econômica?
Basta pedir o boleto de quitação para o agente financeiro. Após estar de posse do termo de quitação leve-o ao cartório de registro de imóveis.
Qual o preço para ITBI e registro em cartório?
Em que cidade fica o imóvel? ITBI é imposto municipal e no Brasil temos mais de cinco mil municípios. E os preços dos cartórios variam de uma unidade federativa para outra. Já verificou no site da prefeitura em questão sobre ITBI? E são dois cartórios envolvidos: de notas para lavrar a escritura e de registro.
Como tirar segunda via de IPTU?
As prefeituras disponibilizam essas informações em seus sites.
Quando começa a vigorar o contrato de aluguel?
Saber se existe ou não quebra de contrato só lendo o próprio contrato, ok? Você tinha ciência que a casa estava em reforma. O que constou do contrato quanto a essa reforma?
Como solicitar a desocupação do imóvel?
A única ação possível em relações locatícias para o locador retomar o imóvel locado seria despejo. Porém contrato verbal só admite denúncia vazia após cinco anos de ocupação. Veja os artigos 9º, 46 e 47 da lei da locação para saber se você se encaixa em alguma outra possibilidade.
Quem emite a certidão de tributos imobiliários?
A prefeitura.
Quando o locador pode pedir o imóvel antes do término do contrato?
Por lei o inquilino tem que permitir visita de interessados no imóvel, porém não basta você avisar que vai, é preciso combinar um horário. Vide lei da locação artigo 23 inciso IX.
Como fazer a escritura pública de imóvel?
É preciso que comprador e vendedor apresentem a documentação pertinente (documentos pessoais e do imóvel) a um cartório de notas que posteriormente marcará um horário para assinatura.,.
Como eu posso fazer para fazer uma hipoteca de imóvel?
Você só vai hipotecar o imóvel se o estiver dando em garantia de empréstimo e o agente financeiro será quem direcionará isso.
Quem deve pagar a comissão?
O valor é pactuado entre as partes; quem paga é o locador.
Como um imóvel pode ser confiscado?
Penhorado, você quer dizer? Por dividas propter rem do imóvel ou, não sendo único imóvel que sirva de residência à família, por dívidas do seu dono. E só com ordem judicial.
Vendi meu imóvel posso usar o FGTS para comprar outro?
Se você não tem mais moradia sim, pode. É preciso que o imóvel vendido realmente saia do seu nome (o comprador deve registrar a transação no cartório de registro de imóveis).
Quanto preciso para financiar imóvel?
No mínimo + oi - 26,5% do valor do imóvel: 20% para a entrada e 6,5% documentação.
Quando o vazamento é responsabilidade do condomínio?
Que a responsabilidade é do condomínio ninguém está pondo em dúvida e o condomínio fez o que lhe cabia: procedeu aos reparos. Quem paga os reparos, é isso que você quer saber, certo? Pois bem: regra geral manutenções são por conta do inquilino e obras estruturais por conta do proprietário. Só que não é o condomínio quem vai se preocupar com isso. O condomínio emite um único boleto ao proprietário e o proprietário se entende com o inquilino dele sobre o rateio. E detalhe: importa a despesa em si e não a forma como o condomínio classifica essa despesa.
Como faço para utilizar o FGTS na compra de imóvel?
Basta avisar ao agente financeiro e deixar a parte burocrática com ele. O dinheiro sacado do FGTS será liberado ao vendedor.
Como fazer para escolher um terreno para investimento?
Pelo potencial de construção.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis