Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Eu posso vender apartamento com nome sujo?
"Sujo" a ponto de comprometer a venda? Já existem ações judiciais para cobrança de suas dívidas?
Ex marido pode passar o apartamento pro meu nome?
É preciso fazer o reconhecimento e a dissolução da união estável com a partilha dos bens. Numa união estável não registrada vale o regime de separação parcial de bens e tudo o que for adquirido onerosamente durante a convivência pertence a ambos na proporção de 50% cada; não importa quem pagou o bem.
Qual valor comum de multa por desistência de contrato?
Depende do valor do aluguel. A praxe de mercado é três vezes o valor do aluguel proporcional ao tempo que falta para o término do contrato.
As doações de imóveis tem ITBI?
Não, mas tem o ITCMD (imposto de transmissão causa mortis e doação). É um tributo estadual (varia de um estado para outro) e progressiva, sendo que a alíquota máxima é fixada em 8%.
Contrato de locação vencido precisa de outro?
Após o vencimento do contrato ele passa ao prazo indeterminado, valendo todas as demais cláusulas contratuais.
Contrato de locação de anos precisa ser renovado ou mantem?
O contrato não renovado fica no prazo indeterminado e valem todas as demais cláusulas pactuadas.
Como fazer um contrato de compra e venda?
Identificação das partes, identificação do imóvel e as cláusulas contratuais.
Posso fazer desmembramento para venda?
Cada prefeitura tem suas regras e seus custos de forma que é preciso que você veja na prefeitura local, ok?
Como faço para comprar um sobrado sem escritura?
Você estará comprando só a posse e não a propriedade desse imóvel de forma que eu aconselho enfaticamente que consulte um advogado para saber se a documentação será facilmente regulamentada ou se você pode perder seu investimento.
Tenho algum direito de ficar na casa antes de sair?
Numa locação sem contrato formal cabe denúncia vazia (desocupar o imóvel apenas porque o proprietário o quer) após CINCO anos de ocupação. Antes desses cinco anos o proprietário precisa provar que quer o imóvel para uso próprio ou algum dos motivos elencados na lei da locação, artigo 47 (procure no Google). E use o seu conhecimento para negociar com essa proprietária um prazo razoável de desocupação.
Onde deve ser registrada a convenção de condomínio?
No cartório de registro de imóveis. Vale lembrar que para ter validade apenas entre os condôminos a lei não exige registro. Embora eu aconselhe o registro prepare-se porque é trabalhoso, ok?
Tenho direito a casa no casamento se ajudei a construir?
Supondo-se que o regime adotado seja de separação parcial de bens, em caso de divórcio você terá direito a 50% da construção; o terreno que era dele antes do casamento continua dele. Caso o regime do casamento seja de comunhão universal de bens metade do patrimônio do casal te pertence, mesmo o que seu marido já tinha antes do casamento.
Qual é o valor da causa na ação revisional de aluguel?
12 vezes o valor do aluguel vigente quando for apresentada a demanda.
O que significa dívida ajuizada de IPTU?
Significa que a prefeitura está cobrando judicialmente os valores atrasados. Alerto a você que dívida de IPTU pode resultar no leilão do imóvel, ainda seja bem de família (é uma dívida do próprio imóvel). Te aconselho a negociar com a prefeitura, ok? Normalmente eles são razoáveis em acordos.
Podemos pedir desconto em caso de boa relação com dono?
Pedir você pode; se os novos proprietários vão ou não acatar seu pedido não temos como saber mas vale a pena tentar. Como se diz "o não você já tem, busque o sim".
Posso financiar com banco e o resto parcelar com proprietário?
Se o proprietário concordar contigo o banco não vai se opor porque no contrato de financiamento constará que o valor da entrada já foi pago. Resumidamente: é um risco que eu sinceramente não aconselho meus clientes a correrem, já que o vendedor nesse caso não terá garantia de pagamento.
Quanto tempo tenho para desistir do contrato de locação?
Nenhum dia. Se desistir pagará a multa devida.
Como posso financiar imóvel usado?
Não é diferente de financiar um imóvel novo: basta que a documentação do imóvel esteja regular e o imóvel tenha habitabilidade.
Qual a forma mais segura de emitir a certidão de tributos imobiliários?
Direto no site da prefeitura. Aqui em Sampa é possível e de graça, não sei se a sua cidade funciona da mesma maneira.
Preciso reembolsar aluguel de três dias desistido?
Cabe cobrança de multa pela desistência antecipada.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis