Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Qual a vantagem do compromisso de compra e venda?
As partes ficam seguras quanto aos termos do negócio.
Onde entrar com pedido de usucapião?
Pode ser extrajudicialmente mas assim como no judicial a ação será instruída por advogado.
O que significa amortizar prestação?
Pagar prestações antecipadamente.
Posso alugar um imóvel no meu nome para outra pessoa morar?
Desde que fique claro no contrato quem serão os moradores não vejo problema.
Como descubro dívidas de IPTU do imóvel?
No site da prefeitura onde se localiza o imóvel provavelmente terá a informação.
Posso usar o depósito para pagar aluguel o atrasado?
Não. Isso só será possível por liberalidade do locador. Eu desaconselho meus clientes que aceitem essa compensação porque isso os deixará sem garantias.
Como retirar o recibo de compra e venda.
Não sendo área pública e não havendo oposição à posse será por usucapião. Pode ser extrajudicial mas necessário que seja por advogado.
Na proposta de compra sou obrigado a pagar a comissão?
Sim, claro. O corretor prejudicado pode colocar no polo passivo da ação tanto você quando o proprietário. O artigo 422 do código civil exige que os contratantes ajam com probidade e boa fé.
Preciso ter nome limpo para comprar um lote?
Se for por financiamento bancário sim. Por financiamento direto com o vendedor talvez, vai dele querer ou não arriscar-se. Se for à vista vá em frente.
Como faço para registrar escritura de imóvel novo?
Você já tem a escritura pública de compra e venda? Leve-a ao cartório de registro de imóveis que atende à comarca.
Depósito caução, entrega da casa.
O problema não é o prazo; o locatário deve pagar por todos os dias morados. O problema é que você só o tira por ação de despejo. Com quatro meses de atraso talvez não haja outra opção a você.
Meu namorado financiou um apartamento em nome dele, terei direito a metade do valor quando casarmos com comunhão parcial de bens?
Namorido é o quê? Namoro qualificado ou união estável? Casando com separação parcial de bens você terá direito à metade de tudo o que for adquirido onerosamente durante o casamento (ou união estável). O que significa que apenas o que ele pagar durante o casamento será partilhado. Sobre o imóvel que ele comprou, em princípio vale a data da compra e não a da escritura. Vai depender do que realmente for colocado, e o vendedor pode se opor a escriturar diferente do contrato. Evidente que nada impede que ele doe uma parte a você. E ressalto: partilha conjugal é meio a meio, não importa quem pagou e quem ficou em casa cuidando da vida doméstica do casal. Se você comprova que já vive em união estável terá metade de tudo na separação. E importante: você assume também metade das dívidas dele.
Vendi o meu imóvel e informei em contrato que havia débitos em atraso de condomínio, ainda respondo por estes débitos?
Por lei dívida de condomínio é vinculada ao imóvel de forma que o novo proprietário responderá por ela.
É necessário fazer inventário de imóveis?
Sim, necessário inventário.
Como eu faço para saber o zoneamento de um imóvel?
No site da prefeitura. Se for cidade de São Paulo veja no "geosampa".
Consigo calcular o valor da escritura do meu imóvel?
Usa o valor da transação.
Locatário pode rescindir contrato antes prazo?
Pode, mas deve pagar a multa prevista a menos que comprove que foi transferido de cidade por iniciativa do seu empregador.
Posso vender um imóvel adquirido por usufruto?
O usufruto se extingue com a morte dos usufrutuários. E não faz diferença se o imóvel foi adquirido por usucapião; a partir do registro no cartório de registro de imóveis da aquisição por usucapião essa aquisição é plena.
O que fazer quando o inquilino se recusa a sair da casa?
A única ação cabível será despejo.
Qual a diferença entre sfh e sbpe?
Sistema Financeiro da Habitação é o programa destinado a financiamento de moradia primaria de até 1,5 milhão de reais. E Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo é uma das linhas de crédito desse financiamento.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis