Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
O que é responsabilidade do condomínio?
Tudo o que se refira às áreas comuns.
Como descobrir proprietário de um imóvel?
Aqui mesmo no portal, vá com a barra de rolagem do seu lado esquerdo até "Ferramentas" onde você encontrará "Guide Propri".
Como transmitir a propriedade dos bens móveis e dos bens imóveis?
Bens móveis você transfere com a tradição (entrega) do bem. Bens imóveis com o registro no cartório de registro de imóveis.
Quem tem nome sujo pode colocar casa no nome?
Pode, sim. Se essa casa será ou objeto de penhora depende tanto de processo judicial quanto de saber se essa casa é ou não penhorável.
Para que serve a averbação do imóvel?
Para dar publicidade às alterações que essa propriedade sofreu ao longo dos anos: por exemplo você compra um imóvel enquanto solteiro mas casa-se. Mudou a forma que esse imóvel pode ser vendido, daí a necessidade de averbar a certidão de casamento. Isso dá segurança jurídica aos negócios.
Posso passar um terreno para o nome de uma pessoa de outro estado?
Sim, via procuração, ok?
Do que necessito para me tornar um corretor imobiliário?
Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Posso perder minha propriedade por ter abandonado o imóvel?
Sim, pode. Alguém pode ocupar essa propriedade e eventualmente usucapi-la.
Como autônomo pode financiar imóvel rural pela Caixa Econômica?
Comprovando renda. Serve declaração de imposto de renda.
O que é o custo de corretagem?
Para venda de imóveis usualmente 6%.
Como saber se a oferta é empréstimo ou golpe?
Pediu dinheiro antecipado cai fora que é golpe. Pesquisar CNPJ e Reclame Aqui é minimizar o problema porque os golpistas usam nome de financeiras legítimas.
Preciso redigir meu compromisso de compra e venda?
Alguém tem que fazer, normalmente o corretor. Se não tem corretor envolvido com o negócio as partes decidem se quem fará o trabalho é o comprador ou ou vendedor. Me parece justo que já que será o vendedor a poupar os honorários de corretagem seja o vendedor a fazer o trabalho.
Devo pagar multa?
A lei estipula que se a multa não foi pactuada ela será arbitrada pela justiça. Vale a pena arriscar-se a um processo e no fim ter que pagar? Melhor negociar um valor razoável (lei da locação, artigo 4º).
Qual é o valor de corretagem na venda de um terreno?
Usualmente 6%.
Descobrir quem era o dono do imóvel.
Tem como saber se o IPTU está em dia ou quantas parcelas estão em atraso no site da prefeitura (usualmente informação é de graça). Quanto a saber quem era o dono pela matrícula do imóvel; em São Paulo custa perto de R$65,00. Veja no cartório de registro de imóveis que atende ao endereço desse imóvel.
Quanto devo cobrar de aluguel do vendedor do imóvel adquirido?
Deve esperar o negócio ser concluído. Porque sempre existe a remotíssima possibilidade do cartório encontrar alguma pendência que impeça o registro e o contrato será cancelado pelo agente financeiro.
Com contrato de compra e venda além do registro no cartório, posso pedir usucapião?
Para adquirir usucapião é mais uma questão de comprovar a posse ao longo dos anos. Há quanto tempo você ocupa o imóvel? Se ainda não for tempo suficiente para usucapião pode ser o caso de adjudicação compulsória. E em ambos os casos será preciso de advogado de forma que vale a pena levar esses documentos para analise.
Eu posso vender imóvel com IPTU atrasado?
Pode mas a dívida vai junto de forma que é preciso que o comprador esteja ciente que pagará a dívida e concorde com o pagamento.
Como fazer para abafar o barulho de casa geminada?
Isolamento acústico. Me parece que isopor é uma boa opção mas faça uma boa pesquisa antes.
Posso ser despejado sem ter outra casa para morar?
Nem uma coisa nem outra. 1. Ela não pode te colocar na rua, tem que aguardar ordem de despejo. 2. Nada obriga o locador a aguardar você a arrumar outra casa.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis