Alvim Leste Imóveis

Alvim Leste Imóveis

21.891 Respostas

Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 3134 (14%)

Participante desde: 05/2022

Site: https://www.magda-gestoraimobiliaria.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.

É normal o banco cobrar parcela de financiamento, mesmo sem eu receber a chave do imóvel?

Sim, perfeitamente normal. Uma coisa é o crédito concedido a você e outra coisa é o que você e o vendedor pactuaram sobre a tradição do imóvel. ATENÇÃO: enquanto o banco não receber o contrato de financiamento devidamente registrado no cartório de registro de imóveis o dinheiro não será liberado ao comprador. E o contrato pode ser desfeito pelo banco. Seja lá o que for que esteja prejudicando o registro agilize se você não quiser perder seu negócio.

Qual o prazo mínimo para contrato de aluguel de um imóvel?

O prazo pode ser livremente pactuado entre as partes. E não é interessante a locador uma locação residencial de prazo inferior a 30 meses.

Qual o prazo para o inquilino desocupar um imóvel alugado?

Contratos não formais ou com prazo inferior a 30 meses são problemáticos porque só cabe denúncia vazia após CINCO anos de ocupação. Se você tem necessidade do imóvel aconselho a verificar os detalhes no artigo 47 da lei 8245/91 (é muita coisa para transcrever e o portal não admite "copia e cola". E claro, sempre é melhor formalizar o pedido por escrito, ok? Prazo usual de 30 dias.

Como é calculado o valor do aluguel de um apartamento?

Basicamente pelo preço de mercado. O que se está cobrando em apartamentos semelhantes no entorno.

Posso colocar em contrato valores de manutenção para que o inquino pague?

Sim, claro. Despesas ordinárias e de consumo são por conta do locatário.

Como posso descobrir quantos donos o imóvel teve?

Pela matrícula de inteiro teor desse imóvel. Busque-a no cartório de registro de imóveis que atende ao endereço. O documento é público portanto qualquer pessoa pode solicita-lo.

Como faço para descobrir se serei o primeiro dono da casa?

Pela matrícula do imóvel. Busque-a pelo endereço no cartório de registro de imóveis que atende a esse endereço.

Quando pedir a ordem de despejo?

A qualquer momento que o contrato esteja sendo desrespeitado. Se for por inadimplência o aconselhável é iniciar a cobrança judicial com 60 dias de atraso.

Como eu faço para verificar o IPTU de um imóvel?

Muitas prefeituras (São Paulo inclusive) disponibilizam essa informação em seus sites. Se na sua cidade não existe esse conforto você terá que se reportar à prefeitura. Outra possibilidade seria pegar a matrícula desse imóvel no cartório de registro de imóveis mas infelizmente essa matrícula pode estar desatualizada.

O que faço para solicitar matrícula antes de locar?

Vá ao cartório de registro de imóveis que atende ao endereço e peça-a. O documento é público de forma que qualquer pessoa pode solicita-lo tendo apenas o endereço do imóvel.

Como fazer partilha de imóvel financiado?

Parte ou o todo do financiamento deve estar coberto pelo seguro; veja isso, ok? E a partilha segue os trâmites normais de inventário e registro. Lembro que a partilha não significa a venda, se houver cônjuge viúvo ele terá direito real de habitação até o fim da vida; se a intenção desse cônjuge e dos herdeiros é a venda após inventário o trâmite é normal, todos os compossuidores assinam a escritura.

Quando sei se preciso registrar escritura de imóvel comercial?

A propriedade imóvel se transfere com o registro então todas as vezes que esse imóvel for comprado/vendido o registro é obrigatório.

Para que serve o RGI de terreno?

Para dar segurança jurídica ao mercado. Todos os imóveis têm um dono e todos os cidadãos tem o direito de saber com exatidão quem é o legítimo proprietário desse imóvel.

Se o nome ficar sujo após o financiamento já ter sido aprovado, pode afetar a negociação?

Se o contrato já está registrado não haverá mais problemas.

Pediram a casa e me deram um mês para sair, tenho que pagar esse mês?

Se o contrato ainda está no vencimento o locador não pode pedir o imóvel de volta de forma que você não é obrigada a sair. Por outro lado, não existe "mês de graça" de forma que o inquilino paga por todos os dias que morar no imóvel.

Como fazer para calcular o reajuste de aluguel pelo IGPM?

Eu uso o site "calculoexato" que é bem intuitivo.

Como passar um imóvel para outro proprietário?

Por escritura pública de compra e venda ou doação. Ambas serão lavradas em cartório de notas.

Como fazer para alterar proprietário de um imóvel?

Na verdade você tem um condomínio voluntário com sua namorada de forma que só estará livre para vender sua parte dando o direito de preferência à sua ex-namorada. E o imóvel continuará indiviso de forma que não será muito fácil arrumar comprador. Meu conselho seria desmembrar (se possível) esse imóvel assim cada um de vocês terá um imóvel com sua própria matricula.

Como é feito o despejo de terreno?

Ação de despejo é pela via judicial, sempre. Independe do tipo de imóvel.

Posso registrar um imóvel com o nome sujo?

Não prejudica em nada. Pode proceder ao registro. E.T. Se o imóvel está alienado ao banco o registro é obrigatório ou o negócio é desfeito pelo banco.

Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis

16119 alvim-leste-imoveis