Juliano Cardoso

Juliano Cardoso

9.512 Respostas

Agradecimentos: 56.992 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 638 (7%)

Participante desde: 09/2022

Site: https://instagram.com/juliano.cardoso.corretor

SOBRE O RESPONDEDOR:

Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação. Jurídico Imobiliário, entre outras. Possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.513 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta Residencial , Lemans Imóveis , Marth Imóveis , Miguel Imóveis , Junqueira e Elleve Inteligência Imobiliária.

Qual o preço médio de um imóvel?

No Brasil o valor medio de um imóvel é de R$ 300.000,00 - porém, pode-se encontrar apartamentos habitáveis a partir de R$ 120.000,00 mais em conta do que isso, precisa ver bem o estado de conservação, habitação e redondezas do imóvel.

Vendi um imóvel preciso declarar?

Após a venda do imóvel, terá até o mês seguinte da venda para declarar a venda e pagar o lucro imobiliário sobre o valor do ganho capital , lembrando que terá até 180 dias para comprar outro imóvel para não ter que pagar o lucro imobiliário.

Qual é a medida mínima de um terreno?

Depende do plano diretor de sua cidade, em algumas cidades permite-se até metragem mínima de 150 m² com a frente para a rua, em Piracicaba era possível está medida até ano de 2020 e agora a metragem mínima é de 175m² desde que no projeto do lançamento do referido bairro conste lotes nestas metragens.

Quando quitamos um imóvel no banco o que eles dão para a gente no dia?

Uma carta de quitação de debito, também é importante ao receber esta carta, averbar ela na escritura e matricula do imóvel.

O que são consideradas benfeitorias em imóveis de terceiros?

Toda e qualquer melhoria que possa ser feito em um imóvel que não lhe pertença, seja, um imóvel alugado, emprestado ou arrendado, seja, a melhoria a instalação de um armário embutido, Ar condicionado, aquecimento solar, energia solar, reforma, troca de pisos ou ampliação, desde que com autorização por escrito do proprietário.

Herdeiro pode vender imóvel?

Depende, se for dono da posse e não possuir usufrutos, nem que o imóvel é intransferível, impenhorável ou Incomunicável, sim, poderá vender, mas, se possuir usufrutos e mais de um proprietário de posse, todos deverão assinar o contrato e não pode possuir nenhum dos INs acima citado.

Construtora pode retomar imóvel?

O que foi acordado em contrato? Se possuir tal clausula sim, em geral as construtoras e loteadoras tendem sempre a tentar negociar com o cliente antes de tomar medidas drásticas.

Seguro de imóvel alugado quem paga?

Depende, se for seguro fiança o inquilino, caso, seja o seguro incêndio a depender de acordo de convenção e assinatura de contrato, pois, o proprietário pode e deve pagar, mas, nada o impede de incluir o valor a mais nas parcelas do aluguel, o que é combinado não sai caro.

Como eu posso fazer para comprar um imóvel e passar para o nome do meu filho?

Comprando a vista, qualquer que seja o financiamento, carta de crédito ou hipoteca, você deverá registrar o imóvel conforme o contrato de compra e venda e não poderá transferir para qualquer outra titularidade, ou seja, apenas a vista ou permuta, com imóvel ficando 100% em posse e sem alienação.

Taxa de fundo de reserva quem paga?

Proprietário, não só fundo de reserva com possíveis taxas extraordinárias como por exemplo equipação de área de lazer, pintura ou reformas.

Como faço para calcular aumento do aluguel?

Você primeiro precisa saber qual será o índice aplicado para reajuste, ou, se foi predefinido a taxa ou x% em contrato na assinatura, se por exemplo o índice for o IGP-m, deve-se pegar o acumulado de 12 meses conforme o exemplo: Aluguel faz aniversário em dezembro, o índice deve ser o acumulado de DEZ/21 à Nov/22 multiplica pelo aluguel e deve ser cobrado a partir de Dezembro de 22.

Posso cobrar multa do contrato se o inquilino atrasar o IPTU?

Não, o IPTU tecnicamente é obrigação do proprietário, no caso, o valor do IPTU deveria ser cobrado junto ao aluguel no mesmo boleto, porém, se faz individual para poder fugir do DIMOB, porém, se esquece deste detalhe que o inquilino pode não pagar.

Qual é a diferença entre imóvel e imobiliária?

Imóvel é o bem onde você pretende morar ou abrir um negócio, e imobiliária é uma empresa responsável para te ajudar a encontrar o imóvel e formalizar proposta.

Posso comprar um segundo imóvel usando FGTS?

Sim, desde que este segundo imóvel não seja na cidade ou limítrofe do referido primeiro imóvel, ou, se transferir o primeiro imóvel para outra pessoa sem usufruto para você, nestas situações será possível utilizar o FGTS, caso contrário, não, a Caixa Econômica não irá liberar o montante.

Posso cancelar compra de um apartamento?

Pode, só não sei se deveria, normalmente existe taxas de multa para realização de distrato no contrato de compra e venda, além de, você perder eventual benefícios caso tenha utilizado algum programa de moradia do governo.

Posso ser fiador e locatário?

A lei do inquilinato não permite está modalidade, a não ser que você dê o seu imóvel como garantia de pagamento, onde, terá que fazer recolhimentos e registar em cartório o contrato de locação, uma taxa a ser paga que é preferível utilização de um método de fiança como a Credpago ou Porto Seguro, além de menos custoso será menos trabalhoso.

Apartamento porteira fechada o que é?

Porteira fechada é compra com tudo que possui, ônus e bônus, se houver pendencias com IPTUs e condomínio e outras dividas ativas, mas, os benefícios é contar com mobílias e poder só chegar com a mala de roupas e morar nele.

Posso usar o meu FGTS para dar entrada no imóvel?

Sim, se for único imóvel e nem possuir usufrutos de outro na cidade ou limitrófe (limite regional urbano considerado pela CEF).

Como fazer segunda via da certidão de nascimento?

No cartório de registros onde você foi registrado quando nasceu, desde que, não tenha casado, a partir do casamento passa ser Certidão de Casamento averbada.

Como valorizar a casa para venda?

Reformando, trocando pisos, pintando, aumentando comodos se possível, colocando armários embutido.... Tudo o que é melhoria pode representar valorização ao imóvel.

Envie uma mensagem para Juliano Cardoso

21755 juliano-cardoso