Juliano Cardoso

Juliano Cardoso

9.512 Respostas

Agradecimentos: 56.992 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 638 (7%)

Participante desde: 09/2022

Site: https://instagram.com/juliano.cardoso.corretor

SOBRE O RESPONDEDOR:

Juliano Cardoso é Corretor e avaliador de imóveis com formação em Superior técnico em negócios imobiliários, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação. Jurídico Imobiliário, entre outras. Possuindo um total de 13 artigos publicados e mais 9.513 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 e já trabalhou em empresas como: Direcional , Vitta Residencial , Lemans Imóveis , Marth Imóveis , Miguel Imóveis , Junqueira e Elleve Inteligência Imobiliária.

O que significa reajuste de aluguel?

Reajuste no aluguel, significa que haverá um reajuste ou seja, um aumento substancial em cima do índice para reajuste que constar em seu contrato na clausula sobre.

Como transferir nome de imóvel?

No cartório de notas, deve registrar como compra ou doação, pagar ITBI e Registros do valor do imóvel e depois registrar no Cartório de Registros, devo salientar que impostos sobre doação é maior do que de compra e venda em grande maioria das tramitações, portanto, recomendo perguntar no cartório.

Proprietário pode entrar no imóvel alugado sem minha autorização?

Este é o risco de alugar direto com o proprietário, as pessoas reclamam das burocracias que as defendem e as protegem, no caso, te darei a dica que sempre dou a qualquer pessoa que aluga imóveis, pegue e troque as fechaduras do imóvel, pois, proprietário pode dar cópias para várias imobiliárias ou familiares e uma hora chega visita desagradável, e quanto a atitude dela, se pegar novamente, você pode ameaçar chamar a polícia sim, principalmente tendo o contrato de locação do imóvel.

Imobiliária pode cobrar honorários advocatícios?

Sim, normalmente imobiliárias constam com acessórias advocatícias, existe imobiliárias que o proprietário ou sócio seja advogado, também existe imobiliária que mantém em seu quadro de colaboradores um advogado afim de sempre estar estreitando e melhorando a relação com os clientes, e, em casos de ações judiciais, as custas processuais fica a encargo do locador, e se o contrato de administração não prever locação garantida, a imobiliária não precisa oferecer advogado de graça, já que este tem custas.

A quem cabe pagar o IPTU?

A obrigação é do locador, porém, a lei do Inquilinato prevê e permite que o locatário pague o IPTU desde combinado e acordado no ato da celebração da assinatura em contrato, o proprietário pode também optar por cobrar o valor do IPTU direto no aluguel e não aceitar proposta de redução de valor, acaba sendo elas por elas.

Como fazer para adquirir imóvel utilizando o FGTS?

Não pode possuir posse ou usufrutos de outro imóvel na cidade e ou limítrofe (Macro região determinada pela Caixa Econômica Federal), o imóvel deve estar em ordem e legalizado conforme as regras de habitação, ou seja, não pode ser em área verde ou rural, deve ter um mínimo de infra estrutura para que possa ser contemplada o uso assim do FGTS.

O que é o fiador no contrato de aluguel?

Fiador é uma pessoa idônea que será a garantidora de cumprimento do pagamento do aluguel em caso de os proponentes inquilinos falharem, será a pessoa a quem a imobiliária irá recorrer caso tenha problemas de reclamações de vizinhos e infrações contra o patrimônio para conversarem com o locatário.

Como faço para descobrir se o aluguel é calculado pelo IPCA?

Necessário ler seu contrato de locação na seção de ajuste.

Como posso descobrir o apartamento ideal para alugar?

Observando se a localização te atende, se é muito distante do trabalho e estudo, quantos ônibus, trens, metros ou horas passará dirigindo para chegar até seu apartamento, encontrando isso, buscar se as áreas comuns e de lazer te atenderão, se a região tem infra estrutura que você necessita para viver bem, ou seja, o imóvel tem que ser contemplado com seus requisitos preferenciais para poder ser ideal, ou, algo no meio termo.

Vale a pena financiar um apartamento para alugar?

Depende de onde comprará, por exemplo, se será um apartamento em um condomínio próximo de faculdades ou empresas que poderão ser chamariz e com isso fazer que ele fique pouco tempo vazio e que alugue por um bom preço, vale a penas sim, aqui em Piracicaba temos um próximo da Faculdade de medicina que aluguel tem saído de 900,00 até 1350,00 conforme armários e ar condicionado, então sugiro o investimento.

É complicado comprar um casa com o nome sujo?

Se possuir valor para compra a vista não é complicado, mas, se precisar de financiamento, sugiro começar fazer acordos e limpar seu nome, as dívidas não caducam após 5 anos, então, vale a pena se acertar com os credores, ou, começar uma economia forçada para comprar a vista seu imóvel.

Meu marido recebeu de herança um lote de terra, eles são quatros irmãos, como prosseguir?

Fazer o inventário, legalizar e acertar possíveis pendencias e usufruir da herança, seja construindo ou vendendo, mas, sempre da melhor forma possível e começando por um advogado inventariante que possa fazer as tramitações e auxilia-los da melhor forma possível.

Imobiliária pode entrar com ação de despejo?

Se você não estiver honrando com as obrigações acordadas e celebradas em contrato, como pagamento de aluguel e condomínio, ela pode, deve e fará a entrada em fórum para que aconteça seu despejo, nenhum estranho é obrigado ceder moradia gratuita para quem quer que seja, e se foi alugado é a fonte de renda de alguém pode pode depender deste aluguel para honrar as dívidas dela e compra remédio ou comida.

Como reverter a situação possuindo dividas de condomínio?

A melhor forma é pegando e sentando com a administradora do condomínio, mostrar sua situação e intenção de regularizar tudo, o credor não é obrigado a aceitar acordos, mas, podem fazê-lo na boa fé, se o seu representante e defensor público não está te representando, não está te passando confiança ou sobre a situação, o que posso recomendar é ir na defensoria pública e expor sua insegurança quanto a sua situação, não deixar acontecer para depois pensar em "poderia ter feito".

Preciso fazer um seguro de vida para financiar imóvel?

Será feito junto com o financiamento.

Como posso fazer para procurar imóvel?

Através de sites e portais, através de corretores de imóveis confiáveis.

Incapaz pode comprar imóvel?

Infelizmente não.

Qual faculdade posso fazer para me tornar corretor?

Curso Técnico em Transações e negócios imobiliários - TTI.

Quero vender minha casa mas não tenho os documentos completos, como prosseguir?

Arrumar um corretor de imóveis ou imobiliária experientes e de confiança, seja, conhecido ou indicação de conhecidos, para que, possam ajuda-la e orienta-la a cerca da regularização e documentação de seu imóvel e possam conseguir anunciar e vender seu imóvel.

Qual é o custo de registro de imóvel?

Normalmente a partir de 1% do valor venal do imovel.

Envie uma mensagem para Juliano Cardoso

21755 juliano-cardoso